Possibilitar a apresentação de questões pertinentes a algumas perspectivas da pesquisa em Psicologia, habilitando o aluno a: 1 – identificar diferentes formas de realizar pesquisas científicas em psicologia; 2 – refletir sobre a pesquisa como instrumento para a construção de conhecimento em psicologia 3 – refletir sobre as relações entre pesquisa científica e intervenção profissional; 4 – refletir sobre as implicações sociais e éticas da pesquisa.
Apresentação de perspectivas e de diversos tópicos de pesquisa em psicologia da aprendizagem, da psicologia clínica, da psicologia social, da psicologia experimental e da psicanálise.
1 – perspectivas de pesquisa em psicologia da aprendizagem e da personalidade, em psicologia clínica, em psicologia social, em psicologia experimental, e em psicanálise. 2 – as funções sociais da pesquisa 3 – articulação entre pesquisa e intervenção profissional 4 - a ética na pesquisa: aspectos filosóficos e operacionais 5 – elementos para a elaboração do projeto de pesquisa
Bruner, J. (1997). Atos de Significação. Porto Alegre, RS: Artmed. Camic, P. M.; Rhodes, J. E.; Yardley, L. (Orgs). (2003). Qualitative research in psychology: Expanding perspectives in methodology and design. Washington, DC: American Psychological Association. Coulon, A. (1995). A Escola de Chicago. Campinas: Papirus Editora. Gazzaniga, Michael S.; Heatherton, Todd F. (2005). Ciência psicológica: Mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre, RS: Artes Médicas (pp. 36-83). Mezan, R. (2002). Sobre a epistemologia da psicanálise. In R. Mezan (Org.), Interfaces da psicanálise (pp. 436-519). São Paulo, SP: Companhia das Letras.