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Instituto de Psicologia
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
 
Disciplina: 4701381 - Perspectivas de pesquisa em psicologia
Introduction to Psychology Research

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Possibilitar a apresentação de questões pertinentes a algumas perspectivas da pesquisa em Psicologia, habilitando o aluno a:
1 – identificar diferentes formas de realizar pesquisas científicas em psicologia;
2 – refletir sobre a pesquisa como instrumento para a construção de conhecimento em psicologia
3 – refletir sobre as relações entre pesquisa científica e intervenção profissional;
4 – refletir sobre as implicações sociais e éticas da pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2089772 - Ana Maria Loffredo
60112 - Fernando Cesar Capovilla
774870 - Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
848037 - Leny Sato
2085249 - Maria Isabel da Silva Leme
 
Programa Resumido
Apresentação de perspectivas e de diversos tópicos de pesquisa em psicologia da aprendizagem, da psicologia clínica, da psicologia social, da psicologia experimental e da psicanálise.
 
 
 
Programa
1 – perspectivas de pesquisa em psicologia da aprendizagem e da personalidade, em psicologia clínica, em psicologia social, em psicologia experimental, e em psicanálise.
2 – as funções sociais da pesquisa 
3 – articulação entre pesquisa e intervenção profissional
4 - a ética na pesquisa: aspectos filosóficos e operacionais
5 – elementos para a elaboração do projeto de pesquisa

 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; palestras temáticas; grupos de discussão de textos em sala de aula; seminários.
Critério
Rendimento do aluno nas atividades discentes programadas.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito.
 
Bibliografia
     
Bruner, J. (1997). Atos de Significação. Porto Alegre, RS: Artmed.

Camic, P. M.; Rhodes, J. E.; Yardley, L. (Orgs). (2003). Qualitative research in psychology: Expanding perspectives in methodology and design. Washington, DC: American Psychological Association.

Coulon, A. (1995). A Escola de Chicago. Campinas: Papirus Editora.

Gazzaniga, Michael S.; Heatherton, Todd F. (2005). Ciência psicológica: Mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre, RS: Artes Médicas (pp. 36-83).

Mezan, R. (2002). Sobre a epistemologia da psicanálise. In R. Mezan (Org.), Interfaces da psicanálise (pp. 436-519). São Paulo, SP: Companhia das Letras.
 

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