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Instituto de Psicologia
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
 
Disciplina: 4703292 - Memória e História do Instituto de Psicologia da USP
Memory and History of the Institute of Psychology of the University of São Paulo

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
● Refletir sobre a importância da memória individual e da memória institucional/coletiva;
● Apresentar os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em memória social;
● Realizar alguma ação sobre tema de interesse relativo à memória ou patrimônio do IP.
● Contribuir para a constituição de uma cultura de participação e valorização da memória.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3463419 - Danilo Silva Guimarães
90061 - Ivonise Fernandes da Motta
745637 - Luis Guilherme Galeão da Silva
1290970 - Marie Claire Sekkel
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta diferentes concepções acerca da memória no âmbito das ciências humanas e sociais; introduz a discussão acerca das diferenças, tensões e complementaridades entre história e memória. Explora particularmente a noção da memória como trabalho no presente, amparada nos lugares e nas relações sociais. Entre os diferentes temas propostos para reflexão, destaca-se o papel do colonialismo no apagamento histórico de aspectos significativos da memória social. Propõe uma discussão sobre metodologias de trabalho com a memória social. Estudantes serão ao longo da disciplina introduzidos à própria política de memória do Instituto e às suas elaborações teórico-conceituais e, com base nelas, devem aprender e realizar um trabalho de pesquisa e/ou intervenção relacionado a algum tema de interesse sobre a memória institucional ou patrimônio cultural no Instituto de Psicologia.
 
 
 
Programa
Parte teórica
Conceitos de memória no campo das ciências humanas e sociais;
Relações entre memória e História;
A concepção da memória como trabalho.
Memória, experiência e transmissão de saberes.
Memória e formações identitárias.
Colonialismo e apagamento da memória histórica.
A importância da memória nas instituições educacionais
A Política de Memória do Instituto de Psicologia e seus aspectos teórico-conceituais: células de memória, desejos e deveres de memória, marcos temáticos.
História da Psicologia no Brasil e no Instituto de Psicologia

Parte prática
Metodologia de pesquisa em Memória Social.
Os/as estudantes deverão realizar trabalho de pesquisa e/ou intervenção sobre alguma célula de memória do IPUSP.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas aulas, apresentação de trabalho escrito em grupo e seminário sobre a atividade prática.
Critério
Trabalho escrito em grupo (0 a 10 - peso 2), seminário (0 a 10 – peso 1), participação nas aulas (0 a 2 na média final).
Norma de Recuperação
Trabalho individual.
 
Bibliografia
     
BENJAMIN, W (1936). O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. 

BOSI, E. Sugestões para um jovem pesquisador. In: BOSI, E. Tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. 3. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2013. cap 3.

MENESES, U. T. B. D. A História, Cativa da Memória? Para um Mapeamento da Memória no Campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 34, p. 9-23, 1992. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i34p9-23

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais obscuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, 2017. DOI: https://doi.org/10.17666/329402/2017. 

SCHMIDT, M. L. S.; MAHFOUD, M. Halbwachs: memória coletiva e experiência. Psicologia USP, v. 4, n. 1-2, p. 285-298, 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-51771993000100013 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Psicologia. Política de Memória do Instituto de Psicologia da USP. Documento aprovado na 540° Sessão Ordinária da Congregação do IPUSP. São Paulo, Junho de 2022.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BENJAMIN, W (1940). Sobre o conceito da História. In: BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. 

BOSI, E. Tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. 3. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2013. 
CARDINI, F. História, história social, história oral, folclore. Psicologia USP, v. 4, n. 1-2, p. 319-328, 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-51771993000100015

DIDI-HUBERMAN, G. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017. 112 p.

DIDI-HUBERMAN, G.  Imagens apesar de tudo. São Paulo: Editora 34, 2020. 272 p.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva, tradução: Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.

KILOMBA, Grada. Memórias de Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
NORA, P. Entre Memória e História: a Problemática dos Lugares, tradução: Yara Aun Khouri. Projeto História, v10, p. 7-28, 1993.
 

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