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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
 
Disciplina: 4703691 - Ações Comunitárias I
Actions in the community I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 60 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Exposição do aluno a situações comunitárias, situações espontâneas ou situações formais (grupos diversos, civis ou governamentais), visando:
Reflexão crítica sobre o processo comunitário.
Conhecimentos teórico-práticos enraizados em experiência comunitária.
Propostas de ação comunitária.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
647530 - Adriana Marcondes Machado
576462 - Briseida Dogo de Resende
774870 - Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
6348002 - Mariana Prioli Cordeiro
 
Programa Resumido
Exposição do aluno a situações comunitárias, situações espontâneas ou situações formais (grupos diversos, civis ou governamentais), visando:
Reflexão crítica sobre o processo comunitário.
Conhecimentos teórico-práticos enraizados em experiência comunitária.
Propostas de ação comunitária.
A disciplina pode envolver realização de viagens didáticas.
 
 
 
Programa
Experiência de observação ou observação participante em situações comunitárias.
Reflexão crítica sobre o processo comunitário vivido, compartilhada com seus agentes (reflexão, portanto, ora suscitada pelos próprios agentes, ora suscitada pelo estudante observador, mas reflexão sempre compartilhada, incluindo como "sujeitos" e nunca como "objetos" os agentes comunitários).
Elaboração de conhecimentos teórico-práticos enraizados na experiência comunitária de que o estudante escolheu participar.
Elaboração pelo estudante de propostas de ação comunitária, propostas cuja formação definitiva e cuja realização dependam de viva colaboração entre o estudante e os agentes comunitários.
Experiência das ações propostas; discussão da experiência em supervisão e em colaboração com os agentes comunitários.
Trabalhos escritos acerca de quaisquer das etapas mais decisivas da experiência comunitária (contato; observação; colaboração; reflexão crítica sobre o processo comunitário vivido e supervisionado; elaboração de conhecimentos teórico-práticos; elaboração, experiência e discussão de propostas ativas).
A disciplina pode envolver realização de viagens didáticas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, trabalhos e ou seminários sobre experiências de ação comunitária.
Critério
participação nas tarefas exigidas e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
nova redação dos trabalhos escritos.
 
Bibliografia
     
textos definidos pelo docente e pelo estudante em sessões de orientação e supervisão de ações comunitárias.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Diferentes comunidades de acordo com cada projeto desenvolvido pelo docente.
Objetivos da atividade
Desenvolvimento de propostas de ação comunitária a partir de reflexão crítica sobre o processo comunitário e de conhecimentos teórico-práticos enraizados na experiência comunitária.
Descrição da atividade
Experiência de observação ou observação participante em situações comunitárias. Reflexão crítica sobre o processo comunitário vivido, compartilhada com seus agentes (reflexão, portanto, ora suscitada pelos próprios agentes, ora suscitada pelo estudante observador, mas reflexão sempre compartilhada, incluindo como "sujeitos" e nunca como "objetos" os agentes comunitários). Elaboração de conhecimentos teórico-práticos enraizados na experiência comunitária de que o estudante escolheu participar. Elaboração pelo estudante de propostas de ação comunitária, propostas cuja formação definitiva e cuja realização dependam de viva colaboração entre o estudante e os agentes comunitários. Experiência das ações propostas; discussão da experiência em supervisão e em colaboração com os agentes comunitários. Trabalhos escritos acerca de quaisquer das etapas mais decisivas da experiência comunitária (contato; observação; colaboração; reflexão crítica sobre o processo comunitário vivido e supervisionado; elaboração de conhecimentos teórico-práticos; elaboração, experiência e discussão de propostas ativas).
Indicadores de avaliação da atividade
Apresentação de propostas de ação comunitária cuja formação definitiva e cuja realização dependam de viva colaboração entre o estudante e os agentes comunitários.

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