Exposição do aluno a situações comunitárias, situações espontâneas ou situações formais (grupos diversos, civis ou governamentais), visando: Reflexão crítica sobre o processo comunitário. Conhecimentos teórico-práticos enraizados em experiência comunitária. Propostas de ação comunitária.
Exposição do aluno a situações comunitárias, situações espontâneas ou situações formais (grupos diversos, civis ou governamentais), visando: Reflexão crítica sobre o processo comunitário. Conhecimentos teórico-práticos enraizados em experiência comunitária. Propostas de ação comunitária. A disciplina pode envolver realização de viagens didáticas.
Experiência de observação ou observação participante em situações comunitárias. Reflexão crítica sobre o processo comunitário vivido, compartilhada com seus agentes (reflexão, portanto, ora suscitada pelos próprios agentes, ora suscitada pelo estudante observador, mas reflexão sempre compartilhada, incluindo como "sujeitos" e nunca como "objetos" os agentes comunitários). Elaboração de conhecimentos teórico-práticos enraizados na experiência comunitária de que o estudante escolheu participar. Elaboração pelo estudante de propostas de ação comunitária, propostas cuja formação definitiva e cuja realização dependam de viva colaboração entre o estudante e os agentes comunitários. Experiência das ações propostas; discussão da experiência em supervisão e em colaboração com os agentes comunitários. Trabalhos escritos acerca de quaisquer das etapas mais decisivas da experiência comunitária (contato; observação; colaboração; reflexão crítica sobre o processo comunitário vivido e supervisionado; elaboração de conhecimentos teórico-práticos; elaboração, experiência e discussão de propostas ativas). A disciplina pode envolver realização de viagens didáticas.
textos definidos pelo docente e pelo estudante em sessões de orientação e supervisão de ações comunitárias.