Apresentar concepções sobre o brincar e refletir sobre as suas formas de expressão em diferentes espécies, diferentes culturas e momentos históricos, e na atualidade.
A disciplina busca refletir sobre o brincar, suas origens evolutivas e seus modos de expressão em diferentes culturas e períodos da vida. Aproxima diversas abordagens teóricas, criando oportunidade de pensar sobre os limites de cada teoria frente aos desafios da compreensão da brincadeira.
O que é brincar. Brincar em outras espécies. O brincar e sua relação com a cultura: a visão de Johann Huizinga, Donald Winnicott, Walter Benjamin, Gordon, Bughart e Ana Maria Almeida Carvalho. A brincadeira e a inclusão (de si e do outro) numa vida com sentido. Os estudantes deverão realizar estágio de observação sobre o brincar em diferentes momentos da vida e em diferentes culturas. As observações serão discutidas e compartilhadas no grupo.
Benjamin, W. (2002). Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação (M. V. Mazzari trad.). São Paulo, SP: Duas Cidades; Editora 34. Huizinga, J. (1999). Homo Ludens (J. P. Monteiro trad.). 4 ed. São Paulo, SP: Ed. Perspectiva. Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a realidade (José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre trad.). Rio de Janeiro, RJ: Imago Editora. Smith, P. K., & Roopnarine, J. L. (Eds.). (2018). The Cambridge Handbook of Play: Developmental and Disciplinary Perspectives. Cambridge University Press.