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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
 
Disciplina: 4703793 - Brincadeira e Cultura
Play and Culture

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Apresentar concepções sobre o brincar e refletir sobre as suas formas de expressão em diferentes espécies, diferentes culturas e momentos históricos, e na atualidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
576462 - Briseida Dogo de Resende
1290970 - Marie Claire Sekkel
 
Programa Resumido
A disciplina busca refletir sobre o brincar, suas origens evolutivas  e seus modos de expressão em diferentes culturas e períodos da vida. Aproxima diversas abordagens teóricas, criando oportunidade de pensar sobre os limites de cada teoria frente aos desafios da compreensão da brincadeira. 
 
 
 
Programa
O que é brincar.
Brincar em outras espécies.
O brincar e sua relação com a cultura: a visão de Johann Huizinga, Donald Winnicott, Walter Benjamin, Gordon, Bughart e Ana Maria Almeida Carvalho.
A brincadeira e a inclusão (de si e do outro) numa vida com sentido.
Os estudantes deverão realizar estágio de observação sobre o brincar em diferentes momentos da vida e em diferentes culturas. As observações serão discutidas e compartilhadas no grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realizaremos avaliações continuadas, levando em conta participação nas aulas (presença, leitura dos textos, contribuição nas discussões), avaliações escritas e relatório de estágio.
Critério
Os alunos deverão obter média maior do que 5,0 em suas avaliações escritas (AE) E nos relatórios de estágio (RE) para que possam ser aprovados. A nota final será: (2 AE + 2RE + participação)/5 Se a média ficar entre 3,0 e 4,9, os alunos poderão realizar avaliação de recuperação. Trabalho escrito individual (0 a 10 - peso 2), relatório de estágio (0 a 10 - peso 2), participação nas aulas (0 a 10 - peso 1)
Norma de Recuperação
Alunos com nota inferior a 5 e superior a 3 poderão entregar trabalho extra para recuperação da nota.
 
Bibliografia
     
Benjamin, W. (2002). Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação (M. V. Mazzari trad.). São Paulo, SP: Duas Cidades; Editora 34. 

Huizinga, J. (1999). Homo Ludens (J. P. Monteiro trad.). 4 ed. São Paulo, SP: Ed. Perspectiva. 

Winnicott, D. W.  (1975). O brincar e a realidade (José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre trad.). Rio de Janeiro, RJ: Imago Editora.

Smith, P. K., & Roopnarine, J. L. (Eds.). (2018). The Cambridge Handbook of Play: Developmental and Disciplinary Perspectives. Cambridge University Press.
 

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