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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
 
Disciplina: 4703891 - Prática Supervisionada em Queixa Escolar
Dealing with School Complaints: Practice under Supervision

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Habilitar o aluno a: 1) compreender as queixas escolares em diferentes contextos e perspectivas envolvendo a criança, a família e a escola; 2) intervir e acompanhar o desenvolvimento de competências cognitivas, linguísticas e sociais para aquisição e leitura e escrita, rendimento escolar e relacionamento social, e de outros comportamentos relacionados à queixa escolar.
 
 
 
Programa Resumido
Aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, e distúrbios de aprendizagem. Avaliação e análise funcional.Relacionamento interpessoal.Competências cognitivas e linguísticas relacionadas à alfabetização e escolarização.
 
 
 
Programa
Parte teórica:
1. A natureza da aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem;
2. Avaliação funcional e análise funcional do repertório comportamental da criança
3. Habilidades sociais e competência social;
4. Competências cognitivas e linguísticas relacionadas à alfabetização e escolarização: atenção, memória, vocabulário, consciência metalinguística, competência de cifrar e de decifrar, leitura orofacial;
5.Problemas e distúrbios de aprendizagem potencialmente relacionados à queixa: contribuições da psicologia para lidar com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dislexias do Desenvolvimento, Distúrbio de Processamento Auditivo Central, Distúrbio do Sistema Vestibular.


Estágio: 
Supervisão de atendimentos a crianças encaminhadas ao CEIP com queixa escolar incluindo o atendimento à própria criança e sua família, a visita à escola para compreensão do repertório da criança da perspectiva de seus professores. Preparação dos alunos para aplicar instrumentos de avaliação das competências cognitivas relacionadas à aprendizagem escolar, interpretar os resultados à luz dos modelos teóricos, e com o intuito de auxiliar a definir estratégias de intervenção com as crianças e de orientação a familiares e professores. Preparação dos alunos para escolher diferentes estratégias de intervenção, aplicá-las e acompanhar os resultados diferenciais de intervenções com as crianças.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação na disciplina como um todo. Envolvimento do aluno com o atendimento, demonstrando iniciativa, criatividade, empenho. Preparação prévia para relato de atendimento à criança, à família e à escola. Redação e entrega do relatório final.
Critério
Domínio sobre os conceitos e métodos. Participação no atendimento, na supervisão e nas visitas às escolas.
Norma de Recuperação
O aluno que receber nota inferior a 5,0 deverá reestruturar o relatório à luz dos modelos teóricos trabalhados na disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica*

Bolsoni-Silva, A. T. (2002). Habilidades sociais: breve análise da teoria e da prática à luz da análise do comportamento. Interação em Psicologia, 6(2), 233-242.

Capovilla, F. C. (Org.) (2011). Transtornos de aprendizagem 2: da análise laboratorial e reabilitação para as políticas públicas de prevenção via educação. São Paulo, SP: Memnon.
Capovilla, F. C. (Org.) (2011). Transtornos de aprendizagem: progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa (2a. ed.). São Paulo, SP: Memnon.
Costa, S. E. G. D. C.; Marinho, M. L. (2002). Um modelo de apresentação de análise funcionais do comportamento. Estudos em Psicologia(Campinas), 19(3), 43-54.
Gibb, G. S.; Wilder, L. K. (2015). Using functional analysis to improve reading instruction for students with learning disabilities and emotional/behavioral disorders. LD Online: The Educator's Guide to Learning Disabilities and ADHD. Disponível em: http://www.ldonline.org/article/6289/


*Dentre as opções elencadas como bibliografia básica desta disciplina, pretendemos selecionar com os alunos, a partir da pertinência aos casos que serão atendidos, as leituras mais relevantes, tomando em consideração os dois créditos trabalhos previstos. 

Bibiografia complementar
Moats, L. (2015). When older students can't read. LD Online: The Educator's Guide to Learning Disabilities and ADHD. Disponível em: http://www.ldonline.org/article/When_Older_Students_Can%27t_Read
National Center for Learning Disabilities (2015). Visual and auditory processing disorders. LD Online: The Educator's Guide to Learning Disabilities and ADHD. Disponível em: http://www.ldonline.org/article/Visual_and_Auditory_Processing_Disorders

Seabra, A. G. S.; Capovilla, F. C. (2010). Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras. São Paulo, SP: Memnon.

Seabra, A. G. S.; Capovilla, F. C. (2012). Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. (6a. ed.). São Paulo, SP: Memnon.

Seabra, A. G. S.; Capovilla, F. C. (2011). Alfabetização: Método fônico. (5a. ed.). São Paulo, SP: Memnon.
 

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