Possibilitar a continuidade do estágio iniciado em "Estágio Supervisionado I", com o foco na sala de aula e no papel do professor de psicologia. Respeitando-se a legislação vigente, a disciplina deverá complementar a formação acadêmica do aluno, proporcionando-lhe a oportunidade de refletir sobre a prática docente à luz dos conceitos trabalhados nas disciplinas e a partir de situações concretas.
Problematização do papel do professor de psicologia e elaboração de um plano de estágio; Desenvolvimento das atividades segundo o Plano de Estágio; Acompanhamento e discussão das atividades, em grupos de até 10 alunos estagiários, com o supervisor acadêmico; Elaboração de um Relatório de Estágio. Constituem atividades de Prática como Componente Curricular: Análise dos planos de cursos do Centro Paula Souza que possuem componentes curriculares que podem ser ministrados por licenciados em Psicologia. Leitura e discussão de artigos, dissertações e teses que tratam do ensino de Psicologia nos cursos técnico-profissionalizantes. Preparação de atividades didáticas. As atividades de Prática como Componente Curricular são realizadas em sala de aula e se diferenciam das atividades de estágio, que são realizadas em campo.
1. Breve histórico da educação profissional no Brasil 2. Análise dos Planos de Cursos Técnicos do Centro Paula Souza 3. Discussão do Plano de Gestão da Etec (campo de estágio) 4. Discussão sobre a atuação do professor de Psicologia na sala de aula 5. Discussão sobre o ensino de Psicologia em cursos técnicos 6. Orientação para realização de estágio 7. Orientação para elaboração de plano de aula 8. Discussão sobre o uso crítico de recursos tecnológicos em aula 9. Discussão das atividades realizadas no estágio 10. Orientação para elaboração de relatórios parciais e relatório final
CENTRO PAULA SOUZA. Proposta de Currículo por Competências para o Ensino Médio, 2012. CROCHIK, J.L. Computador no Ensino e a Limitação da Consciência. Casa do Psicólogo, 1998. KOHATSU, L.N. Breve histórico da educação profissional no Brasil: a dualidade em questão. In: MASSABNI, V.G. e PIPITONE, M.A.P. (Orgs.). Formação de Professores para a Educação Profissional. Curitiba: CRV, 2016. KOHATSU, L.N. A formação de professores de Psicologia e a docência nos cursos técnicos profissionalizantes. In: MASSABNI, V.G. e PIPITONE, M.A.P. (Orgs.). Formação de Professores para a Educação Profissional. Curitiba: CRV, 2016. PANDITA-PEREIRA, A. (2011) Reflexões sobre o ensino de psicologia em escolas técnicas estaduais de São Paulo. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-graduação em Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Orientadora: Marie Claire Sekkel. São Paulo. SABADINI, A. A. Z. P.; SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso; KOLLER, Sílvia Helena. Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica. São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia, 2009. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000, 279p.