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Instituto de Psicologia
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
 
Disciplina: 4705291 - Educação Escolar Inclusiva
Inclusive School Education

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 135 h ( Estágio: 30 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
• Apresentar e discutir as diretrizes nacionais para a educação inclusiva.
• Discutir as contradições entre individuo e sociedade no âmbito da educação escolar.
• Refletir sobre as barreiras atitudinais que impedem e/ou dificultam a inclusão escolar e sobre as possibilidades de superação das mesmas.
• Apresentar contribuições teóricas e práticas recentes das neurociências para o âmbito da educação inclusiva.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1290970 - Marie Claire Sekkel
3648589 - Mirella Gualtieri
 
Programa Resumido
A disciplina discute a educação inclusiva a partir de referenciais da psicologia e da neurociência. São apresentados e discutidos os principais marcos da legislação da área. Conceitos relacionados às barreiras atitudinais são introduzidos e várias problematizações em relação aos diferentes alvos de exclusão em nossa sociedade são realizadas. É dado destaque para a educação de surdos e a importância de Libras como primeira língua. Busca-se trazer para a discussão situações da prática nas escolas e instituições especializadas no atendimento a pessoas com deficiência. 
 
 
 
Programa
1. Panorama da educação nacional: o que dizem documentos oficiais sobre a educação inclusiva: PNE/2000, LDB 9495/96; Diretrizes para educação especial na educação básica 2001; Censo escolar; Política Nacional da
2. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Index para a inclusão.
3. Educação inclusiva e educação especial
4. Integração e inclusão
5. Conceitos centrais para a discussão da inclusão: 
- preconceitos, estereótipos e outras formas de desconhecimento; 
- os mecanismos de defesa do ego;
- deficiências, incapacidades e desvantagens;
- normalidade e anormalidade;
6. educação de surdos/Libras;
7. A construção de um ambiente escolar inclusivo;
8. Medicalização e a importância dessa discussão para a educação inclusiva;
9. O campo das neurociências frente ao desafio da educação inclusiva
10. contribuições da neurociência para o trabalho com alunos com deficiência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas e discussões em grupo.
Critério
Participação nas aulas, trabalhos em grupo e reflexão individual.
Norma de Recuperação
Trabalho a confirmar.
 
Bibliografia
     
Adorno, T. W. (1995). Educação após Auschwitz. In: Adorno, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
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Sekkel, M. C. (2010). Uma questão para a educação inclusiva: expor-se ou resguardar-se? In: Revista Psicologia: Ciência e Profissão. V.30 (2), 296-307.
Strobel, K. (2008). As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. Da UFSC. Stainback, S e Stainback, W. (1999). Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

 

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