• Apresentar e discutir as diretrizes nacionais para a educação inclusiva. • Discutir as contradições entre individuo e sociedade no âmbito da educação escolar. • Refletir sobre as barreiras atitudinais que impedem e/ou dificultam a inclusão escolar e sobre as possibilidades de superação das mesmas. • Apresentar contribuições teóricas e práticas recentes das neurociências para o âmbito da educação inclusiva.
A disciplina discute a educação inclusiva a partir de referenciais da psicologia e da neurociência. São apresentados e discutidos os principais marcos da legislação da área. Conceitos relacionados às barreiras atitudinais são introduzidos e várias problematizações em relação aos diferentes alvos de exclusão em nossa sociedade são realizadas. É dado destaque para a educação de surdos e a importância de Libras como primeira língua. Busca-se trazer para a discussão situações da prática nas escolas e instituições especializadas no atendimento a pessoas com deficiência.
1. Panorama da educação nacional: o que dizem documentos oficiais sobre a educação inclusiva: PNE/2000, LDB 9495/96; Diretrizes para educação especial na educação básica 2001; Censo escolar; Política Nacional da 2. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Index para a inclusão. 3. Educação inclusiva e educação especial 4. Integração e inclusão 5. Conceitos centrais para a discussão da inclusão: - preconceitos, estereótipos e outras formas de desconhecimento; - os mecanismos de defesa do ego; - deficiências, incapacidades e desvantagens; - normalidade e anormalidade; 6. educação de surdos/Libras; 7. A construção de um ambiente escolar inclusivo; 8. Medicalização e a importância dessa discussão para a educação inclusiva; 9. O campo das neurociências frente ao desafio da educação inclusiva 10. contribuições da neurociência para o trabalho com alunos com deficiência.
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