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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Educação
 
Disciplina: 4800400 - Educação Especial, Educação de Surdos, Língua Brasileira de Sinais
Special Education, Deaf Education and Brazilian Sign Language (Libras)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Gerais: Compreender fundamentos teóricos do campo da Educação Especial, Educação de Surdos e desenvolver noções básicas de Língua Brasileira de Sinais, que colaborem na formação inicial de professores das diferentes áreas do conhecimento, para atuação nos processos de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Específicos:
- Compreender os conceitos historicamente construídos sobre educação especial, educação inclusiva e pessoas com deficiência bem como suas implicações atuais para a prática pedagógica.
- Compreender as políticas educacionais e as legislações voltadas para a educação especial brasileira em seus contextos históricos.
- Discutir e diferenciar os papéis dos professores regentes, professores especialistas no campo da educação especial, intérpretes de Libras e demais profissionais envolvidos no processo de inclusão escolar.
- Compreender fundamentos das diferentes abordagens da educação de surdos, nas suas dimensões: histórica, social, cultural, educacional e linguística.
- Compreender os fundamentos da educação bilíngue de surdos e da língua brasileira de sinais (Libras).
- Desenvolver noções básicas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) conforme Decreto n° 5.626/2005.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
11162951 - Ana Paula Zerbato
8199491 - Cassia Geciauskas Sofiato
3266743 - Sylvia Lia Grespan Neves
 
Programa Resumido
- Discutir os conceitos de educação especial, educação inclusiva e pessoa com deficiência.
- O público-alvo da educação especial, serviços de apoio especializados, papel dos professores e profissionais.
- Fundamentos da Educação de surdos: contexto histórico, educacional, cultural, linguístico e político.
- Estudo prático da Libras em nível introdutório.
- Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essa disciplina terá a carga horária de 20 horas, devendo ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.
 
 
 
Programa
1. Princípios, conceitos e concepções que compõem o campo da Educação Especial.
2. Políticas educacionais, legislação, recomendações e declarações internacionais que disciplinam e orientam a Educação Especial brasileira.
3. Papel dos professores regentes, profissionais e professores especialistas na área da Educação Especial.
3. Fundamentos históricos e políticos da Educação de surdos.
4. Libras em seu contexto histórico, cultural, social e político.
5. Legislação e documentos normativos que orientam a educação de surdos brasileira.
6. Aspectos linguísticos e gramaticais da Libras.
7. Metodologias, estratégias e práticas de ensino para a educação de surdos.
8. Educação Bilíngue de surdos.
9. Ensino prático da Libras (nível introdutório).
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva, dialogada, com base na discussão dos conteúdos a partir das leituras previstas; atividades práticas individuais e coletivas; debate de vídeos, filmes e outros materiais visuais relacionados ao conteúdo.
Critério
A avaliação será processual e contínua, com orientação de trabalhos e atividades práticas individuais e em grupos, respaldadas nos conteúdos abordados podendo ser realizadas em diferentes formatos, tais como prova escrita, produção de material didático, produção de vídeos, resenhas, leituras e participação na discussão durante as atividades propostas. Além disso, outros aspectos serão levados em consideração, como: assiduidade, pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados e envolvimento nas atividades propostas.
Norma de Recuperação
Obter nota igual ou acima de cinco, de acordo com as normas estabelecidas pela USP. As formas, os períodos e os conteúdos que farão parte do processo de recuperação serão determinados pelo docente da disciplina, de acordo com os procedimentos definidos pela universidade.
 
Bibliografia
     
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