A disciplina pretende contribuir para formação do educador (a) de biblioteca escolar, como agente de promoção de práticas educativas de natureza institucional, mediante: 1. Análise das teorizações sobre a biblioteca escolar e sua relação com a prática pedagógica em perspectiva histórica; 2. Estudo de vertentes da educação patrimonial e sua relação com o espaço da biblioteca escolar e com usos por parte do educador (a) bibliotecário (a), aluno (a) e professor (a); 3. Discussão de questões contemporâneas sobre a prática educativa na biblioteca escolar.
A disciplina está organizada entorno a três módulos intercambiáveis, com o propósito de dar uma visão abrangente das possibilidades de inserção da biblioteca escola no cotidiano da instituição escolar e do trabalho do (a) educador (a) bibliotecário (a) na interface com o exercício docente. São eles: Módulo I: Biblioteca escolar: constituição histórica e práticas educativas pretéritas; Módulo II: História, educação e patrimônio: bibliotecas escolares como lugares de memória Módulo III: Práticas educativas contemporâneas...
Programa: Módulo I: Biblioteca escolar: constituição histórica e práticas educativas pretéritas Neste módulo serão apresentados e debatidos com os (as) alunos (as) aspectos da criação e implementação das primeiras bibliotecas escolares entre o final do século XIX e as décadas de 1930 e 1940. O módulo pretende ainda abordar as propostas de inserção da biblioteca escolar no horário escolar e de introdução de práticas educativas nesses espaços, dialogando com a análise de experiências realizadas em escolas primárias em São Paulo e no Rio de Janeiro. A comparação com as discussões sobre bibliotecas infantis será ativada de modo a desenhar um quadro abrangente acerca do que se concebia como trabalho de bibliotecários (as) e sua relação com a escolarização da infância na primeira metade do Novecentos. Módulo II: História, educação e patrimônio: bibliotecas escolares como lugares de memória Este módulo analisa o processo de constituição histórica da noção de patrimônio cultural e discute este conceito em suas relações com a memória e os acervos escolares. Apresenta a escola – e sua biblioteca, em especial – como espaço de memória a partir do qual se pode prospectar práticas escolares cotidianas. Nesta direção, intenta ainda um trabalho de educação patrimonial capaz de salvaguardar os sentidos das relações entre lugares, objetos e sujeitos escolares, destacando a necessidade de preservação desses acervos e suas potencialidades para o trabalho tanto de pedagogos quanto de bibliotecários. Módulo III: Práticas educativas contemporâneas...
Bibliografia do Módulo I: ALBERTO, Armanda Álvaro. "Associação Brasileira de Educação". (Resultado do inquérito sobre leituras infantis, realizado em julho de 1926, pela secção de Cooperação da família.) Educação. São Paulo, 3 (1): 53-56, abr. 1928. ANNUARIO DO ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO (1935-1936). São Paulo: Tipografia Siqueira, 1937. BIBLIOTECA INFANTIL CAETANO DE CAMPOS. Álbum de fotografias da Biblioteca Infantil Caetano de Campos, 1937-1966. BIBLIOTECA INFANTIL CAETANO DE CAMPOS. Álbum de fotografias do jornal Nosso Esforço, 1936 a 1967. CARVALHO, M. e VIDAL, D.G. Biblioteca e formação docente: percursos de leitura (1902-1935). Belo Horizonte: Autêntica, 2000. CÓDIGO de Educação. Secretaria de Estado da Educação e da Saúde Pública, 21 de abril de 1933. Revista Educação, 1933, p. 136 e seg. LEIS e Decretos do Estado de São Paulo de 1929. São Paulo: Imprensa oficial, 2. ed. 1939. LEIS e Decretos do Estado de São Paulo de 1933. São Paulo: Imprensa oficial, 3. ed. 1939. MORAES, Rubens Borba. Prefácio. In: DÓRIA, Irene de Menezes. Guia de Classificação Decimal. São Paulo: Livaria Martins Ed., 1943. PIMENTA, Jussara Santos. “Fora do outono certo nem as aspirações amadurecem”. Cecília Meireles e a criação da Biblioteca Infantil no Pavilhão Mourisco (1934-1937). Dissertação de Mestrado. Departamento de Educação, PUC-Rio, 2001. PINHEIRO, Ana Regina. Escola “Caetano de Campos”: escola paulista, escola vanguardeira. Doutorado: Faculdade de Educação, UNICAMP, 2008. PROGRAMA de Linguagem. Departamento de Educação do Distrito Federal. Série C. Programas e guias de ensino, nr. 1. Rio de Janeiro: Cia. Editora Nacional, 1934. PROGRAMA de Ciências sociais. Departamento de Educação do Distrito Federal. Série C. Programas e guias de ensino, nr. 4. Volume primeiro: 1.,2. e 3. anos. Edição Preliminar. Rio de Janeiro: Cia. Editora Nacional, 1934. PROGRAMA de Ciências sociais. Departamento de Educação do Distrito Federal. Série C. Programas e guias de ensino, nr. 4A. Volume segundo: 4 e 5. anos. Edição Preliminar. Rio de Janeiro: Cia. Editora Nacional, 1934. REGULAMENTO da Biblioteca Infantil “Caetano de Campos”. São Paulo, 1943. SOUZA, Francisco das Chagas de. O ensino da Biblioteconomia no contexto brasileiro. Florianópolis: Ed. UFSC, 1990. VIDAL, Diana Gonçalves. Livros por toda a parte: o ensino ativo e a racionalização da leitura nos anos 1920-1930 no Brasil. In: ABREU, Márcia. (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas; São Paulo: Mercado das Letras/ FAPESP, 2000. p. 335-355. _____. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: EDUSF, 2001. _____. Bibliotecas escolares: experiências escolanovistas nos anos 1920-1930. In: MENEZES, Maria Cristina. (Org.). Educação, memória, história: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 187-212. _____. Experiências do passado, discussões do presente: a Biblioteca Escolar Infantil do Instituto de Educação Caetano de Campos (1936-1966). Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, número especial, p. 195-210, out./dez. 2014. Bibliografia do Módulo II: ABREU, Regina e CHAGAS, Mario (orgs.) Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. ARRIADA, Eduardo; TEIXEIRA, Vanessa Barrozo, TAMBARA, Elomar. Acervos escolares: espaço de salvaguarda e preservação do patrimônio educativo. Biblos, Rio Grande, v. 26, n. 1, p. 43-56, 2012. BENITO, Agustín Escolano. La cultura material de la escuela y la educación patrimonial. Educatio Siglo XXI, Vol. 28 no 2 · 2010, pp. 43-64 FELGUEIRAS, Margarida Louro. Herança educativa e museus: reflexões em torno das práticas de investigação, preservação e divulgação histórica. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, v. 11, n. 1, 2011, p. 67-92. FELGUEIRAS, Margarida Louro. Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa. Pro-Posições, Campinas, v. 16, n. I (46) - jan./abr. 2002. (pp. 87-102). HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1999. HUYSSEN, A. Seduzidos pela memória. Arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano Editorial Museu de Arte Moderna, 2000. LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico. São Paulo: Brasiliense S.A., 1981. MOGARRO, M. J. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 10, p. 75-99, jul/dez. 2005. MOGARRO, Maria João. Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas: preservar a informação, construir a memória. Revista da Faculdade de Educação da Unicamp, v.16, n. 1- jan-abr 2005, p.105-106. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, n. 10. São Paulo, dez.-1993. P. 7-28. POLLACK, Michael. Memória e Identidade Social. Rio de Janeiro, Estudos Históricos, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212 POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, vol. 2, n. 3, p. 3-15. Rio de Janeiro, 1989. SALVADORI, Maria Angela Borges. História, ensino e patrimônio. Araraquara (SP): Junqueira & Marin Editores, 2008. (Coleção Escola). SALVADORI, Maria Ângela Borges. Memória, cultura e cidadania: estudo de uma política pública. Campinas, 2000. Tese Doutorado – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Educação Patrimonial e Políticas de Escolarização no Brasil. Educação e Realidade, Porto Alegre , v. 41, n. 2, p. 467-489, June 2016. SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Educação patrimonial e a dissolução das monoidentidades. Educação em revista, Curitiba , n. 56, p. 207-224, June 2015. VIÑAO FRAGO, Antonio. Memoria, patrimonio y educación. Hist. Educ. (Online) , Porto Alegre: Asphe , v. 15, n. 33, 2011, p. 31-62.