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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Educação
 
Disciplina: 4800600 - Biblioteca Escolar: Memória e Práticas Educativas
School library: memory and educational practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina pretende contribuir para formação do educador (a) de biblioteca escolar, como
agente de promoção de práticas educativas de natureza institucional, mediante:

1. Análise das teorizações sobre a biblioteca escolar e sua relação com a prática
pedagógica em perspectiva histórica;
2. Estudo de vertentes da educação patrimonial e sua relação com o espaço da
biblioteca escolar e com usos por parte do educador (a) bibliotecário (a), aluno (a) e
professor (a);
3. Discussão de questões contemporâneas sobre a prática educativa na biblioteca
escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2177609 - Diana Gonçalves Vidal
6396959 - Maria Angela Borges Salvadori
1307226 - Neide Luzia de Rezende
 
Programa Resumido
A disciplina está organizada entorno a três módulos intercambiáveis, com o propósito de dar
uma visão abrangente das possibilidades de inserção da biblioteca escola no cotidiano da
instituição escolar e do trabalho do (a) educador (a) bibliotecário (a) na interface com o
exercício docente. São eles:

Módulo I: Biblioteca escolar: constituição histórica e práticas educativas pretéritas;

Módulo II: História, educação e patrimônio: bibliotecas escolares como lugares de memória
Módulo III: Práticas educativas contemporâneas...
 
 
 
Programa
Programa:
Módulo I: Biblioteca escolar: constituição histórica e práticas educativas pretéritas
Neste módulo serão apresentados e debatidos com os (as) alunos (as) aspectos da criação e
implementação das primeiras bibliotecas escolares entre o final do século XIX e as décadas de
1930 e 1940. O módulo pretende ainda abordar as propostas de inserção da biblioteca escolar
no horário escolar e de introdução de práticas educativas nesses espaços, dialogando com a
análise de experiências realizadas em escolas primárias em São Paulo e no Rio de Janeiro. A
comparação com as discussões sobre bibliotecas infantis será ativada de modo a desenhar um
quadro abrangente acerca do que se concebia como trabalho de bibliotecários (as) e sua
relação com a escolarização da infância na primeira metade do Novecentos.
Módulo II: História, educação e patrimônio: bibliotecas escolares como lugares de memória
Este módulo analisa o processo de constituição histórica da noção de patrimônio cultural e
discute este conceito em suas relações com a memória e os acervos escolares. Apresenta a
escola – e sua biblioteca, em especial – como espaço de memória a partir do qual se pode
prospectar práticas escolares cotidianas. Nesta direção, intenta ainda um trabalho de
educação patrimonial capaz de salvaguardar os sentidos das relações entre lugares, objetos e
sujeitos escolares, destacando a necessidade de preservação desses acervos e suas
potencialidades para o trabalho tanto de pedagogos quanto de bibliotecários.

Módulo III: Práticas educativas contemporâneas...
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, seminários, estudos dirigidos, discussões orientadas e produção de textos.
Critério
Trabalhos individuais e em grupo, fichamentos e resenhas de textos; participação nas aulas; seminários; provas escritas.
Norma de Recuperação
De acordo com orientações do docente da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia do Módulo I:
ALBERTO, Armanda Álvaro. "Associação Brasileira de Educação". (Resultado do
inquérito sobre leituras infantis, realizado em julho de 1926, pela secção de Cooperação da
família.) Educação. São Paulo, 3 (1): 53-56, abr. 1928.
ANNUARIO DO ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO (1935-1936). São Paulo: Tipografia
Siqueira, 1937.
BIBLIOTECA INFANTIL CAETANO DE CAMPOS. Álbum de fotografias da Biblioteca
Infantil Caetano de Campos, 1937-1966.
BIBLIOTECA INFANTIL CAETANO DE CAMPOS. Álbum de fotografias do jornal Nosso
Esforço, 1936 a 1967.
CARVALHO, M. e VIDAL, D.G. Biblioteca e formação docente: percursos de leitura
(1902-1935). Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
CÓDIGO de Educação. Secretaria de Estado da Educação e da Saúde Pública, 21 de abril
de 1933. Revista Educação, 1933, p. 136 e seg.
LEIS e Decretos do Estado de São Paulo de 1929. São Paulo: Imprensa oficial, 2. ed.
1939.
LEIS e Decretos do Estado de São Paulo de 1933. São Paulo: Imprensa oficial, 3. ed.
1939.
MORAES, Rubens Borba. Prefácio. In: DÓRIA, Irene de Menezes. Guia de Classificação
Decimal. São Paulo: Livaria Martins Ed., 1943.
PIMENTA, Jussara Santos. “Fora do outono certo nem as aspirações amadurecem”.
Cecília Meireles e a criação da Biblioteca Infantil no Pavilhão Mourisco (1934-1937).
Dissertação de Mestrado. Departamento de Educação, PUC-Rio, 2001.
PINHEIRO, Ana Regina. Escola “Caetano de Campos”: escola paulista, escola
vanguardeira. Doutorado: Faculdade de Educação, UNICAMP, 2008.
PROGRAMA de Linguagem. Departamento de Educação do Distrito Federal. Série C.
Programas e guias de ensino, nr. 1. Rio de Janeiro: Cia. Editora Nacional, 1934.
PROGRAMA de Ciências sociais. Departamento de Educação do Distrito Federal. Série
C. Programas e guias de ensino, nr. 4. Volume primeiro: 1.,2. e 3. anos. Edição Preliminar. Rio
de Janeiro: Cia. Editora Nacional, 1934.
PROGRAMA de Ciências sociais. Departamento de Educação do Distrito Federal. Série
C. Programas e guias de ensino, nr. 4A. Volume segundo: 4 e 5. anos. Edição Preliminar. Rio de
Janeiro: Cia. Editora Nacional, 1934.
REGULAMENTO da Biblioteca Infantil “Caetano de Campos”. São Paulo, 1943.
SOUZA, Francisco das Chagas de. O ensino da Biblioteconomia no contexto brasileiro.
Florianópolis: Ed. UFSC, 1990.
VIDAL, Diana Gonçalves. Livros por toda a parte: o ensino ativo e a racionalização da
leitura nos anos 1920-1930 no Brasil. In: ABREU, Márcia. (Org.). Leitura, história e história da
leitura. Campinas; São Paulo: Mercado das Letras/ FAPESP, 2000. p. 335-355.
_____. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente
no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: EDUSF, 2001.
_____. Bibliotecas escolares: experiências escolanovistas nos anos 1920-1930. In:
MENEZES, Maria Cristina. (Org.). Educação, memória, história: possibilidades, leituras.
Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 187-212.

_____. Experiências do passado, discussões do presente: a Biblioteca Escolar Infantil
do Instituto de Educação Caetano de Campos (1936-1966). Perspectivas em Ciência da
Informação, v.19, número especial, p. 195-210, out./dez. 2014.
Bibliografia do Módulo II:
ABREU, Regina e CHAGAS, Mario (orgs.) Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos.
Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
ARRIADA, Eduardo; TEIXEIRA, Vanessa Barrozo, TAMBARA, Elomar. Acervos escolares:
espaço de salvaguarda e preservação do patrimônio educativo. Biblos, Rio Grande, v. 26, n. 1, p.
43-56, 2012.
BENITO, Agustín Escolano. La cultura material de la escuela y la educación
patrimonial. Educatio Siglo XXI, Vol. 28 no 2 · 2010, pp. 43-64
FELGUEIRAS, Margarida Louro. Herança educativa e museus: reflexões em torno das práticas
de investigação, preservação e divulgação histórica. Revista Brasileira de História da
Educação, São Paulo, v. 11, n. 1, 2011, p. 67-92.
FELGUEIRAS, Margarida Louro. Materialidade da cultura escolar. A importância da
museologia na conservação/comunicação da herança educativa. Pro-Posições,
Campinas, v. 16, n. I (46) - jan./abr. 2002. (pp. 87-102).
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Guia Básico de Educação Patrimonial.
Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1999.
HUYSSEN, A. Seduzidos pela memória. Arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro:
Aeroplano Editorial Museu de Arte Moderna, 2000.
LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico. São Paulo: Brasiliense S.A.,
1981.
MOGARRO, M. J. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Revista
Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 10, p. 75-99, jul/dez. 2005.
MOGARRO, Maria João. Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas:
preservar a informação, construir a memória. Revista da Faculdade de Educação da Unicamp,
v.16, n. 1- jan-abr 2005, p.105-106.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História.
Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de
História da PUC-SP, n. 10. São Paulo, dez.-1993. P. 7-28.
POLLACK, Michael. Memória e Identidade Social. Rio de Janeiro, Estudos Históricos,
vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, vol. 2, n. 3,
p. 3-15. Rio de Janeiro, 1989.

SALVADORI, Maria Angela Borges. História, ensino e patrimônio. Araraquara (SP):
Junqueira & Marin Editores, 2008. (Coleção Escola).
SALVADORI, Maria Ângela Borges. Memória, cultura e cidadania: estudo de uma
política pública. Campinas, 2000. Tese Doutorado – Universidade Estadual de
Campinas, Faculdade de Educação.
SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Educação Patrimonial e Políticas de Escolarização no
Brasil. Educação e Realidade,  Porto Alegre ,  v. 41, n. 2, p. 467-489,  June  2016.
SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Educação patrimonial e a dissolução das
monoidentidades. Educação em revista,  Curitiba ,  n. 56, p. 207-224,  June  2015.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Memoria, patrimonio y educación. Hist. Educ. (Online) , Porto
Alegre: Asphe , v. 15, n. 33, 2011, p. 31-62.
 

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