Abordar, sob diferentes perspectivas, as questões educacionais de caráter histórico, filosófico, cultural, sociológico, curricular, avaliativo, político e administrativo de âmbito nacional e internacional.
O objetivo central desta disciplina é abordar, sob a perspectiva histórica, filosófica, sociológica, cultural, curricular, avaliativa, política e/ou administrativa, questões educacionais de âmbito nacional e internacional, redimensionando, pelo conhecimento e pela comparação, o seu significado e favorecendo uma melhor compreensão do contexto brasileiro na sua multiplicidade.
1. Natureza, objetivos e métodos de comparação em educação.1.1. Perspectivas e métodos em educação comparada.1.2. Parâmetros internacionais em educação comparada: categorias e indicadores.1.3. A história da educação comparada como campo disciplinar e campo auxiliar para elaboração de políticas públicas.2. Mundialização, Internacionalização e Globalização: comparação e análise das tendências internacionais em educação2.1. Tratados, convenções, conferências, estudos e produção de indicadores internacionais e de metodologias de avaliação.2.2. Os organismos multilaterais e os sistemas educacionais.3. Dimensões atuais da comparação na história da educação: globalização e particularização.3.1. Perspectivas da difusão: o institucionalismo e a cultura mundial da escolarização.3.2. Perspectivas críticas: a agenda global do capitalismo e a educação.3.3. Perspectivas da apropriação, internalização ou externalização: as práticas discursivas da escola na modernidade.4. Tópicos de Educação Comparada: 4.1. Aspectos de organização, financiamento e gestão de sistemas educacionais.4.2. Formação de educadores.4.3. Avaliação e indicadores de qualidade.4.4. Questões sociais, culturais, históricas e filosóficas da educação
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