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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Educação
 
Disciplina: 4801700 - Educação Especial - Fundamentos, Políticas e Práticas Escolares
Special Education - Foundations, Policies and Teaching Practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Tendo como premissa o direito de todos à educação escolar, com garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças, esta disciplina tem como objetivos:
- Propiciar ao aluno conhecimentos sobre os princípios e conceitos que delinearam, historicamente, o campo da educação especial.
- Apresentar as diretrizes legais da política educacional brasileira direcionada ao atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, assim como sua análise na perspectiva do direito à educação.
- Conhecer programas, ações e alternativas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
- Propiciar ao aluno contextos e subsídios para o aprimoramento de seu pensamento científico e de sua produção escrita, a partir da práxis pedagógica, favorecida pela situação de estágio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
437709 - Carla Biancha Angelucci
8199491 - Cassia Geciauskas Sofiato
7723980 - Karina Soledad Maldonado Molina
2089052 - Leny Magalhaes Mrech
2060961 - Rosangela Gavioli Prieto
2146261 - Shirley Silva
 
Programa Resumido
- Fundamentos da educação especial.
- Políticas educacionais e a educação especial.
- Práticas escolares e o atendimento ao aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
 
Fundamentals of special education. - Education policies and special education. - School practices and care for students with disabilities, global developmental delays, and intellectual giftedness.
 
 
Programa
1. Princípios, conceitos e concepções que compõem o campo da educação especial.
2. Políticas educacionais, legislação, recomendações e declarações internacionais que disciplinam e orientam a educação especial brasileira.
3. Programas e ações de sistemas de ensino brasileiro para o atendimento educacional especializado.
4. Práticas pedagógicas e atuação do professor especializado em diferentes serviços e formas de prover atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
5. Educação especial, educação inclusiva e implicações na formação de professores.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas; orientação de seminários, trabalhos, resumos, fichamentos, resenhas e leituras; debates; utilização de recursos multimídias que permitam a interação tecnológica e digital envolvendo: vídeos, pinturas, músicas e outros objetos da cultura como disparadores de reflexão, levantamentos iconográficos, projeção de slides seguidos de debates; e outros. - A prática como componente curricular será desenvolvida a partir de: *pesquisas bibliográficas que subsidiarão o estágio supervisionado; *produção de recurso didático para o público-alvo da educação especial; *visitas a equipamentos das redes de ensino que gerenciam serviços de educação especial; *visitas a espaços artístico-culturais acessíveis; *pesquisa e análise de livro paradidático; *análise crítica de filmes com a temática com interface com os temas da disciplina.
Critério
Síntese expressa numa escala numérica de 0 (zero) a 10 (dez), obtida em avaliação processual por meio da realização de provas escritas, da apresentação de seminários, da elaboração de trabalhos escritos, do cumprimento do estágio supervisionado acompanhado de seu relatório e de outras atividades. O processo avaliativo enfatiza a produção textual em distintas atividades e com variadas funções como estratégia de produção de conhecimento de maneira sistemática e intencional.
Norma de Recuperação
Obter nota igual ou acima de cinco, de acordo com as normas estabelecidas pela USP. As formas, os períodos e os assuntos que farão parte do processo de recuperação serão definidos pelo docente da disciplina, de acordo com os procedimentos definidos pela universidade.
 
Bibliografia
     
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Legislação nacional
Legislação nacional
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BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o Art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23/12/2005, Seção 1, Página 28 (Publicação Original).
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 ago. 2009, Seção 1, Página 3 (Publicação Original).
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BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n.º 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 2009, Seção 1, Página 17. 
BRASIL. Decreto n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011,  Seção 1, Página 5 (Edição Extra).
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BRASIL. Lei n.º 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e altera o § 3o do art. 98 da Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 dez. 2012, Seção 1, Página 2 (Publicação Original). 
BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun.2014, Seção 1, Página 1/7 (120-A, Edição Extra).
BRASIL. Decreto no. 8.368, de 02 de dezembro de 2015.  Regulamenta a Lei no. 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 dez. 2014, Seção 1, Página 2 (Publicação Original).
BRASIL. Presidência da República. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2005, Seção 1, Página 2 (Publicação Original).

Declarações internacionais
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos e Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Tailândia: Jomtien, 1990.
UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Espanha: Salamanca, 1994.


 

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