Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais da FORP
 
Disciplina: 5801208 - Estágio Interdisciplinar Prático-Clínico I
Practical and Clinical Interdisciplinary Internship I

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina, com diversificação dos cenários de aprendizagem, tem como objetivo ampliar a atuação laboratorial do estudante para a aquisição de competências e habilidades desejadas para o exercício profissional da Odontologia dentro de um contexto moderno, integrativo, humanístico, interdisciplinar, multiprofissional e que priorize uma visão social e holística na oferta de estratégias terapêuticas e preventivas em saúde bucal para o indivíduo e para a comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2954443 - Alan Grupioni Lourenço
404000 - Andréa Candido dos Reis
6627045 - Eliana Guedes Stehling
3079953 - Juliana Pfrimer Falcão
1737362 - Selma Siessere
2083974 - Sergio Luiz de Souza Salvatore
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de competências e habilidades por meio de atividades laboratoriais. As atividades práticas envolverão, essencialmente, casos/técnicas relacionados às áreas de Microbiologia, Morfologia da Cabeça e Pescoço, Patologia Básica e Propriedades Físico-Químicas e Mecânicas dos Materiais Odontológicos.
 
 
 
Programa
O conteúdo programático desta disciplina envolve temáticas/tópicos relacionados às áreas de Microbiologia, Morfologia da Cabeça e Pescoço, Patologia Básica e Propriedades Físico-Químicas e Mecânicas dos Materiais Odontológicos. Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de atividades práticas laboratoriais sob supervisão docente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Atividades em Laboratório; - Aulas Demonstrativas; e - Metodologias ativas de ensino (síncronas ou assíncronas) capazes de inserir o estudante no cenário prático alvo da disciplina, tais como: discussões de casos clínicos, demonstrações em vídeos de procedimentos clínicos e/ou laboratoriais, organização de grupos de estudo para elaborações e avaliações de plano de tratamento ou uso de qualquer outra metodologia apropriada.
Critério
Os acadêmicos serão avaliados dos pontos de vista cognitivo (conhecimentos adquiridos), afetivo (relacionamento e postura) e psicomotor (habilidades físicas). A avaliação corresponderá à avaliação formativa, envolvendo apreciação total das atividades desenvolvidas pelos estudantes durante o decorrer da disciplina. Dentre os critérios de avaliação estão: - Assiduidade e Pontualidade; - Apresentação Pessoal, envolvendo a paramentação e vestimenta adequada (respeitando a Portaria de Uniforme e protocolos estabelecidos pela Comissão de Biossegurança da FORP); - Competências, atitudes e qualidade no desenvolvimento das atividades práticas; - Outros, a critério dos docentes responsáveis pela disciplina *. * OBS: Os detalhes específicos de critérios de avaliação de cada área englobada nesta disciplina serão apresentados no início do semestre pelos docentes responsáveis pela disciplina. Avaliação Global: A avaliação final do rendimento escolar do estudante será feita mediante a apuração da média aritmética das atividades práticas desenvolvidas em todas as áreas englobadas nesta disciplina (Microbiologia, Morfologia da Cabeça e Pescoço, Patologia Básica e Propriedades Físico-Químicas e Mecânicas dos Materiais Odontológicos). Será considerado aprovado, com direito aos créditos da disciplina, o estudante que obtiver: - frequência mínima igual ou superior a 70% (setenta por cento) em todas as áreas englobadas nesta disciplina (conforme discriminado acima); e - média igual ou superior a 5,0 (cinco) em todas as áreas englobadas nesta disciplina (conforme discriminado acima). Neste caso, a nota final será obtida pela média aritmética das notas de cada área englobada nesta disciplina. Caso o estudante não obtenha a nota mínima para aprovação igual ou superior a 5,0 (cinco) em alguma(s) área(s), receberá como conceito final da disciplina a nota de menor valor dentre as notas de cada área.
Norma de Recuperação
O estudante que obtiver frequência mínima regimental (70%) e média final entre 3,0 (três) e 5,0 (cinco) poderá realizar a recuperação, que constará em atividades e provas teórico/práticas da(s) área(s) específica(s) na(s) qual(is) não obteve aprovação. O estudante que não obtiver nota 5,0 na recuperação será considerado reprovado. A recuperação será realizada no período determinado pelo calendário da Comissão de Graduação.
 
Bibliografia
     
A bibliografia desta disciplina envolverá todas as indicações bibliográficas pertinente às disciplinas: Microbiologia, Morfologia da Cabeça e Pescoço, Patologia Básica e Propriedades Físico-Químicas e Mecânicas dos Materiais Odontológicos. Desta forma, a bibliografia completa compreende a bibliografia listada nos seguintes programas de disciplinas:
- Microbiologia
(https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=6042034&codcur=58012&codhab=0)
- Morfologia da Cabeça e Pescoço (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=8031204&codcur=58012&codhab=0)
- Patologia Básica (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=8031206&codcur=58012&codhab=0)
- Propriedades Físico-Químicas e Mecânicas dos Materiais Odontológicos (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=8051201&codcur=58012&codhab=0)
 

Clique para consultar os requisitos para 5801208

Clique para consultar o oferecimento para 5801208

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP