Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais da FORP
 
Disciplina: 5801213 - Estágio Interdisciplinar Prático-Clínico Complementar
Complementary Practical and Clinical Interdisciplinary Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 30 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina, com diversificação dos cenários de aprendizagem, tem como objetivo complementar a atuação clínica e/ou laboratorial do estudante para a aquisição de competências e habilidades desejadas para o exercício profissional da Odontologia dentro de um contexto moderno, integrativo, humanístico, interdisciplinar, multiprofissional e que priorize uma visão social e holística na oferta de estratégias terapêuticas e preventivas em saúde bucal para o indivíduo e para a comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7514750 - Michel Reis Messora
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de competências e habilidades por meio de atividades laboratoriais, clínicas e extramuros.
 
 
 
Programa
O conteúdo programático desta disciplina envolve temáticas integradas que permeiam todas as áreas do curso de Odontologia. Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de atividades práticas laboratoriais, atividades práticas clínicas com atendimento odontológico integrado de pacientes e/ou atividades extramuros, todas sob supervisão docente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades práticas laboratoriais, atividades práticas clínicas com atendimento de pacientes e/ou atividades extramuros. Desta forma, estão previstas e poderão ocorrer: - Atividades em Laboratório; - Atividades em Clínica; - Atividades extramuros junto a serviços de saúde da rede de atenção em saúde do município; - Aulas Demonstrativas; e - Metodologias ativas de ensino (síncronas ou assíncronas) capazes de inserir o estudante no cenário prático alvo da disciplina, tais como: discussões de casos clínicos, demonstrações em vídeos de procedimentos clínicos e/ou laboratoriais, organização de grupos de estudo para elaborações e avaliações de plano de tratamento ou uso de qualquer outra metodologia apropriada.
Critério
Os acadêmicos serão avaliados dos pontos de vista cognitivo (conhecimentos adquiridos), afetivo (relacionamento e postura) e psicomotor (habilidades físicas). A avaliação corresponderá à avaliação formativa, envolvendo apreciação total das atividades desenvolvidas pelos estudantes durante o decorrer da disciplina. Dentre os critérios de avaliação estão: - Assiduidade e Pontualidade; - Apresentação Pessoal, envolvendo a paramentação e vestimenta adequada (respeitando a Portaria de Uniforme e protocolos estabelecidos pela Comissão de Biossegurança da FORP); - Competências, atitudes e qualidade no desenvolvimento das atividades clínicas; - Preenchimento adequado do prontuário odontológico; - Outros, a critério dos docentes responsáveis pela disciplina *. * OBS: Os detalhes específicos de critérios de avaliação de cada área englobada nesta disciplina serão apresentados no início do semestre pelos docentes responsáveis pela disciplina. Avaliação Global: A avaliação final do rendimento escolar do estudante será feita mediante a apuração da média aritmética das atividades práticas (laboratoriais, clínicas e/ou extramuros) desenvolvidas em todas as áreas englobadas nesta disciplina. Será considerado aprovado, com direito aos créditos da disciplina, o estudante que obtiver: - frequência mínima igual ou superior a 70% (setenta por cento) em todas as áreas englobadas nesta disciplina (conforme discriminado acima); e - média igual ou superior a 5,0 (cinco) em todas as áreas englobadas nesta disciplina (conforme discriminado acima). Neste caso, a nota final será obtida pela média aritmética das notas de cada área englobada nesta disciplina. Caso o estudante não obtenha a nota mínima para aprovação igual ou superior a 5,0 (cinco) em alguma(s) área(s), receberá como conceito final da disciplina a nota de menor valor dentre as notas de cada área.
Norma de Recuperação
O estudante que obtiver frequência mínima regimental (70%) e média final entre 3,0 (três) e 5,0 (cinco) poderá realizar a recuperação, que constará em atividades e provas teórico/práticas da(s) área(s) específica(s) na(s) qual(is) não obteve aprovação. O estudante que não obtiver nota 5,0 na recuperação será considerado reprovado. A recuperação será realizada no período determinado pelo calendário da Comissão de Graduação.
 
Bibliografia
     
A bibliografia desta disciplina será disponibilizada aos estudantes no início das atividades acadêmicas.
 

Clique para consultar os requisitos para 5801213

Clique para consultar o oferecimento para 5801213

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP