Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Física
 
Disciplina: 5910179 - Biofísica
Biophysics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Dar aos estudantes de Biologia conhecimentos da física, necessários para seu trabalho profissional. Os tópicos escolhidos são os adequados para o entendimento quantitativo e qualitativo da ciência da vida e convenientes para uma disciplina de biofísica. Ênfase especial será dada ao estudo dos fenômenos bioelétricos necessários para o entendimento da fisiologia animal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
84915 - Antonio Carlos Roque da Silva Filho
3283051 - Juliana Fernandes Pavoni
77094 - Oswaldo Baffa Filho
 
Programa Resumido
Elementos de mecânica, fluidos, ondas, eletricidade, fenômenos de transporte e ótica e algumas de suas aplicações em biologia.
 
 
 
Programa
Introdução Física e Biologia, seus objetivos, estrutura e posição Níveis da organização da matéria Os objetivos, o papel e o conteúdo da Biofísica Energia O que é a Energia e suas formas Tipos de forças físicas e sua natureza Lei da conservação da Energia. Aplicação para sistemas vivos A Fotossíntese – único processo de utilização da energia solar na natureza viva Transformação e eficiência da utilização da energia num organismo. Eficiência da utilização na biosfera da energia recebida de várias fontes Fluídos em organismos Leis de hidrostática. Pressão atmosférica. Fonte e distribuição da pressão vascular no organismo Tensão superficial e forças capilares Leis básicas de hidrodinâmica. Viscosidade. Forças resistivas em um fluído Difusão e osmose Bioeletricidade Difusão das partículas carregadas na presença do campo elétrico. Lei de Nerst-Planck Transporte ativo de íons Formação e propagação de um pulso nervoso Potencial de ação Transmissão sináptica Excitação das fibras cardíacas. Funcionamento do coração Eletroreceptores e peixes elétricos Bioacústica Ondas sonoras O ouvido humano. Características de percepção auditiva Ondas ultra-sônicas. Ecolocalização Biofísica de visão Bases da ótica geométrica Olhos compostos. Fotorreceptores Olho humano. Poder de resolução Visão noturna e colorida Defeitos visuais do olho humano TRABALHOS DE LABORATÓRIOS Conservação de Energia e Trilho de Ar Radiação Térmica Ondas e Corda vibrantes Medidas elétricas Sistemas óticos e Medida do raio de curvatura da córnea
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) aulas expositivas; b) utilização de vídeos; c) aulas demonstrativas com apostilas; d) discussão de listas de exercícios.
Critério
Os critérios de avaliação serão especificados pelos docentes ministrantes no início do semestre letivo.
Norma de Recuperação
Prova escrita em data a ser definida, levando-se em conta os intervalos propostos no calendário escolar. O novo conceito final será a média da nota da prova de recuperação (peso 2) e do conceito final obtido no semestre regular (peso 1).
 
Bibliografia
     
• Duran, J.E.R., Biofísica: Conceitos e Aplicações, Prentice Hall, São Paulo, 2003. • Hoppe, W.; Lohmann, W.; Markl, H. & Zieler,H. Biophysics,Springer-Verlag, Berlin, 1983. • Cameron, J.R.; Skofronick,J.G. & Grant, R.M., Physics of the Body, Medicai Physics Publishing,Madison, Wisconsin, 1999. • Hobbie,R.K., Intermediate Physics for Medicine and Biology, 1978. • Okuno, E.; Caldas, I.L.; Chow,C., Física para Ciências Biológicas e Biomédicas, Editora HARBRA Ltda (1986). • Nelson,D.L., Cox, M.M.,Leninger Princípios de Bioquímica,3a edição. • Atkins, P.W.,Físico-Química, 6a edição. • FUKE L. Física para o ensino médio. Volume 1. Editora Saraiva 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para 5910179

Clique para consultar o oferecimento para 5910179

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP