O objetivo do curso do empreendedorismo é proporcionar um aprendizado sobre o tema empreendedorismo para os estudantes dos cursos de ciências aplicada, visando: a) Sensibilizar para a contribuição na inovação de produtos e na criação de startups; b) Compreender o papel da inovação tecnológica no contexto da globalização de mercados; c) Discussão de técnicas e instrumentos através dos quais o processo de inovação pode ser fomentado e gerido dentro das organizações; d) Promover conhecimentos sobre os ambientes de Inovação e sua conexão com a academia, o governo e a sociedade civil; e) Conhecer os procedimentos a serem adotados para proteger a invenção;
Introdução à formação básica do empreendedor; Metodologias de prototipação de produtos e de desenvolvimento de negócios. Técnicas e noções empresariais; Proteção de propriedade intelectual.
Formando Empreendedores Motivações empreendedoras Brainstorming (Tempestade Cerebral) Estudos de viabilidade e pesquisa de campo Análise FOFA Design thinking: da ideia ao negócio Modelo de Negócio (Modelo Canvas) Ambientes de Inovação Incubadora e aceleradora de Startups Propriedade intelectual: Como proteger a sua invenção e o que pode ser protegido.
1. Manual do Aluno Disciplina Empreendedorismo– Sebrae-SP, 2007 2. BERNARDI, Luiz A. Manual de Empreendedorismo e Gestão - Fundamentos, Estratégias e Dinâmicas. ISBN: 8522433380 3- José Dornelas. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 5ª edição, grupo GEN-LTC. 2014 4 – Anil Sethi. From Science to Startup: The Inside Track of Technology Entrepreneurship. 1st ed. 2016 Edição 5. Baron, Robert A. & Shane Scott A. EMPREENDEDORISMO – Uma Visão do Processo 6. Ronald Jean Degen. O Empreendedor: Empreender como opção de carreira. Pearson, 2009.