Objetivo Geral: Oferecer aos alunos subsídios para compreensão dos fundamentos do Comportamento Humano em seus aspectos evolutivos.Objetivo Específico: A compreensão dos aspectos evolutivos do comportamento da espécie humana tem ganhado espaço de forma crescente na área de Psicologia. O que os nossos antepassados vivenciaram em termos de alimentação, reprodução, competição, mudanças ambientais ficaram marcados em nosso genoma até hoje a ponto de guiar o nosso comportamento, segundo uma linha de especialistas. Por outro lado, outros especialistas argumentam que a nossa história cultural e social influenciam de forma marcante o comportamento de nossa espécie nos dias atuais e, inclusive, nos aspectos evolutivos. O objetivo específico desta disciplina é discutir esses pontos de vista sempre tendo como base os aspectos evolutivos.
A disciplina apresenta e discute as diferentes teorias (evolutivas e comportamentais) que baseiam o comportamento humano, bem como suas causas e consequências mediatas e imediatas (causas distais e próximais), como a alimentação, sexualidade, cognição, altruísmo, egoismo, aprendizagem, emoções, sentimentos, racismo e inteligência.
Todos os itens estarão relacionados aos aspectos evolutivos da espécie humana:Conteúdos Básicos: Teorias Evolutivas e Comportamento Humano: Sociobiologia Fenogenética (Construtivista ou Ecológica) Psicologia Evolucionista Memética Coevolução Gene- Cultura Evolução Cultural Evolução Biológica e as Ciências Sociais Comparando e Integrando Teorias Conteúdos Específicos: Comportamento Alimentar Comportamento Sexual Cuidados Parentais Mente Aprendizagem Egoísmo e Altruísmo Racismo Inteligência Emoções e Sentimentos
1- Barbujani, G. A invenção das raças, Contexto, 2006, 171p.2 - Blackmore, S. Consciousness, a very short introduction, Oxford, 2005, 146p.3- Buss, DM. Evolutionary Psychology, John Wiley & Sons, 2005, 1028p.4- Cartwright, J. Evolution and Human Behavior, Bradford books, 2008, 420p.5- Cavalli-Sforza, LL, Stone, L and Lurquin, PF. Genes, culture and human evolution, Blackwell, 2007, 314p6- Cochran, G & Harpending, H. The 10000 year explosion: How civilization accelerated human evolution, Basic Books, 2009, 288p.7- Cordain, L. The paleo diet, John Wiley & Sons, 2002, 257 p.8- Fetzer, JH. The evolution of intelligence, Open Court, 2005, 272p.9- Foley, R. Os humanos antes da humanidade, Unesp, 1998, 294p.10- Gangestad, SW & Simpson, JÁ. The evolution of mind, The Guilford Press, 2007, 447p.11- Gräslund, B. Early humans and their world, Routledge, 2005, 202p.12- Klein, RG & Edgar, B. O despertar da cultura, Jorge Zahar, 2005,252p.13-Laland, KN & Brown, GR. Sense & Nonsense: evolutionary perspectives on human behaviour, Oxford, 2002, 369p.14- Mithen, S. A pré-história da mente, UNESP, 1996, 425p.15- Moran, EF. Human adaptability, Westview, 2000, 446p.16- O’Shea, M. The brain, a very short introduction, Oxford, 2005, 136p.17- Pinker, S. Tábula rasa, Companhia das Letras, 2002, 684p.18- Pinker, S. Como a mente funciona, Companhia das Letras 1998, 665p.19-Richerson, PJ and Boyd, R. Not by genes alone: how culture transformed human evolution, Chicago Press University, 2006, 332p.20 Ridley, M. O que nos faz humanos: genes natureza e experiência, Record, 2004, 399p.21- Shennan, S. Pattern and process in cultural evolution, University of Califórnia Press, 2009, 341p.22-Stearns, PN. História da Sexualidade, Contexto, 2010, 285p.23- Tomasello, M. Origens culturais do conhecimento humano, Martins Fontes, 2003, 342p.24- Waal, FD. Eu, primata, Companhia das Letras, 2005, 331p.25- Winston, R. Instinto Humano, Globo, 2006, 431p. 26- Wood, B. Human evolution, a very short introduction, Oxford, 2005, 131p.27- Wright, R. O animal moral, Campus, 1996, 416p.28- Zucoloto, FS. Por que comemos os que comemos? Uma perspectiva socioevolutiva, Mauad, 2008, 121p.A bibliografia será complementada com artigos atualizados de revistas especializadas.