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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920812 - Paleontologia
Palaeontology

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 48 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005

Objetivos
Geral: Fornecer noções básicas sobre os mais importantes eventos da história geológica da Terra, discutindo seu impacto nas biotas pretéritas. Estudar a evolução dos diferentes grupos biológicos ao longo do tempo geológico, com ênfase para aqueles com importante registro fossilífero, no intuito de se compreender os processos que levaram à estruturação da biodiversidade atual do planeta.
Específico: Compreender as diferenças básicas entre o estudo dos fósseis e o de grupos recentes, atentando para as peculiaridades do primeiro no que tange aos processos bioestrationômicos e diagenéticos. Estudar as características morfológicas dos principais táxons fósseis em seu contexto filogenético. Conhecer a distribuição estratigráfica das diferentes linhagens biológicas, avaliando seus pulsos de diversificação ao longo do tempo bem como as possíveis causas destas. Traçar a história evolutiva destas linhagens com base em informações de filogenia, geologia, histórica e processos evolutivos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7488352 - Annie Schmaltz Hsiou
3604051 - Max Cardoso Langer
 
Programa Resumido
A Paleontologia éma ciência que estuda os fósseis, isto é, restos ou vestígios de animais ou de vegetais que viveram no passado geológico e que se conservaram nas rochas. A Paleontologia permite melhor entender a evolução dos seres vivos através do tempo; determinar a idade das rochas, com base no seu estágio evolutivo, e suas associações com outros grupos de plantas e animais fósseis; inferir sobre o paleoambiente no qual o organismo viveu; auxiliar na reconstituição da história geológica da Terra; e também identificar rochas de interesse econômico, sejam minerais, sejam combustíveis fósseis, como carvão e petróleo.
 
 
 
Programa
Teórico
1. Bioestrationomia e tipos de fossilização
2. Origem da vida e biotas pré-cambrianas
3. Paleoicnologia
4. Paleobotânica
5. Micropaleontologia
6. Poríferos e Cnidários fósseis
7. "Lofoforados" fósseis: briozoários e braquiópodes
8. Moluscos fósseis
9. Artrópodes fósseis
10. Equinodermos fósseis
11. Poríferos e Cnidários fósseis
12. Origem dos cordados, "agatos" e "peixes" fósseis
13. Origem dos tetrápodos e evolução dos "anfíbios"
14. A diversificação dos répteis
15. Dinossauros e a origem e evolução das aves
16. Radiação cenozóica dos mamíferos
17. Homem fóssil
Prático
1. Biotas pré-cambrianas
2. Paleoicnologia
3. Paleobotânica
4. Micropaleontologia
5. Cnidários e briozoários fósseis
6. Moluscos fósseis
7. Artrópodes fósseis
8. Equinodermos fósseis
9. "Peixes" fósseis
10. Origem dos tetrápodos
11. Anatomia de Mesosauria
12. Anatomia dental de mamíferos
13. Homem fóssil
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, atividades práticas em sala de aula e excursões de campo didáticas.
Critério
ü 1 ou 2 avaliações teóricas (peso 8) = 0,4 da nota final.
ü 1 avaliação prática (peso 5) = 0,25 da nota final.
ü Aulas práticas (peso 3) = 0,15 da nota final.
ü Avaliação das cadernetas de campo ou relatório do trabalho de campo, com descrição de fóssil coletado (peso 4) = 0,2 da nota final.
Norma de Recuperação
Avaliação teórica única, com 10 questões, englobando todo conteúdo do semestre.
 
Bibliografia
     
ü Benton, M J (1997). Vertebrate Paleontology.Chapman & Hall.
ü Briggs, D & Crowter, P (2001). Palaeobiology II. Blackwell Science.
ü Carvalho, I S (2000). Paleontologia. Editora Interciência.
ü Clarkson, E N L (1986). Invertebrate Paleontology and Evolution. Allen & Unwin.
ü Holz, M & Simões, M G (2002). Elementos Fundamentais de Tafonomia. Editora UFRGS.
ü Gould, S J (ED.). El Libro de la Vida. Editora Crítica.
ü Mendes, J C (1988). Paleontologia Básica. T A Queiroz, EDUSP.
ü Savage, R J G and Long, M R (1986). Mammal evolution. Facts on File.
ü Virtual Paleobotany Lab - http://www.ucmp.berkeley, edu/IB181/HpageIB181.html
 

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