Geral: fornecer aos alunos um primeiro panorama da diversidade animal e vegetal (grandes linhagens e morfologia), sob a perspectiva histórica/evolutiva/ecológica. Específico: Espera-se que, ao fim da disciplina, os alunos: - Tenham uma visão geral da incomensurável diversidade dos seres vivos, em contraste com a perspectiva simplista leiga, focalizando principalmente nas primeiras grandes linhagens filogenéticas, cujos grupos mais relevantes serão tratados em maior detalhe em outras disciplinas do curso; - desenvolvam noções de perspectiva e de hierarquia da complexidade biológica (estrutural e táxica); - conheçam as teorias atuais sobre a origem da vida e as relações filogenéticas entre as grandes linhagens de seres vivos, fósseis e viventes; - compreendam as dimensões não-somáticas da evolução (memes, evolução cultural e religiosa); - compreendam os contrastes entre as perspectivas humanistas e biológicas sobre o mundo natural, e seus efeitos sobre as condutas éticas.
- Noções de sistemática filogenética e de classificação biológica; - Fontes de informação filogenética (anatomia, moléculas e dados de outras naturezas); - Origem da vida - consensos e conflitos; - Niveis biológicos de organização (genético, celular, tecidual, fisiológico, morfológico, organismal, ecológico); repetibilidade na diversidade observada em diferentes níveis de organização; controvérsias acerca da continuidade versus descontinuidade de níveis hierárquicos. - Relações entre forma e função; discussão acerca da evolução de diversidade de formas em relação à aquisição de novas funções. - Morfologia e origem das grandes linhagens de seres vivos, fósseis e viventes e sua diversificação [Virus, Eubacteria, Archaea, Eukaryotes (“protistas” diversos, “algas”, “plantas”, Fungi, Metazoa etc.)]. - A documentação paleontológica da diversidade da vida. - Evolução cultural e religiosa. - Relações entre os seres humanos e a biodiversidade.
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