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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920820 - Diversidade da Vida
Diversity of Life

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 10 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Geral: fornecer aos alunos um primeiro panorama da diversidade animal e vegetal (grandes linhagens e morfologia), sob a perspectiva histórica/evolutiva/ecológica.
Específico:
Espera-se que, ao fim da disciplina, os alunos:
- Tenham uma visão geral da incomensurável diversidade dos seres vivos, em contraste com a perspectiva simplista leiga, focalizando principalmente nas primeiras grandes linhagens filogenéticas, cujos grupos mais relevantes serão tratados em maior detalhe em outras disciplinas do curso;
- desenvolvam noções de perspectiva e de hierarquia da complexidade biológica (estrutural e táxica);
- conheçam as teorias atuais sobre a origem da vida e as relações filogenéticas entre as grandes linhagens de seres vivos, fósseis e viventes;
- compreendam as dimensões não-somáticas da evolução (memes, evolução cultural e religiosa);
- compreendam os contrastes entre as perspectivas humanistas e biológicas sobre o mundo natural, e seus efeitos sobre as condutas éticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7488352 - Annie Schmaltz Hsiou
12705210 - Felipe Bezerra Ribeiro
814832 - Flávio Alicino Bockmann
8675529 - María Eugenia Guazzaroni
3604051 - Max Cardoso Langer
1273702 - Milton Groppo Junior
5819990 - Wilfried Klein
 
Programa Resumido
- Noções de sistemática filogenética e de classificação biológica;
- Fontes de informação filogenética (anatomia, moléculas e dados de outras naturezas);
- Origem da vida - consensos e conflitos;
- Niveis biológicos de organização (genético, celular, tecidual, fisiológico, morfológico, organismal, ecológico); repetibilidade na diversidade observada em diferentes níveis de organização; controvérsias acerca da continuidade versus descontinuidade de níveis hierárquicos.
- Relações entre forma e função; discussão acerca da evolução de diversidade de formas em relação à aquisição de novas funções. 
- Morfologia e origem das grandes linhagens de seres vivos, fósseis e viventes e sua diversificação [Virus, Eubacteria, Archaea, Eukaryotes (“protistas” diversos, “algas”, “plantas”, Fungi, Metazoa etc.)].
- A documentação paleontológica da diversidade da vida.
- Evolução cultural e religiosa.
- Relações entre os seres humanos e a biodiversidade.
 
 
 
Programa
- Noções de sistemática filogenética e de classificação biológica;
- Fontes de informação filogenética (anatomia, moléculas e dados de outras naturezas);
- Origem da vida - consensos e conflitos;
- Niveis biológicos de organização (genético, celular, tecidual, fisiológico, morfológico, organismal, ecológico); repetibilidade na diversidade observada em diferentes níveis de organização; controvérsias acerca da continuidade versus descontinuidade de níveis hierárquicos.
- Relações entre forma e função; discussão acerca da evolução de diversidade de formas em relação à aquisição de novas funções. 
- Morfologia e origem das grandes linhagens de seres vivos, fósseis e viventes e sua diversificação [Virus, Eubacteria, Archaea, Eukaryotes (“protistas” diversos, “algas”, “plantas”, Fungi, Metazoa etc.)].
- A documentação paleontológica da diversidade da vida.
- Evolução cultural e religiosa.
- Relações entre os seres humanos e a biodiversidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas (02) provas orais realizadas em grupo e avaliadas por banca examinadora e Estudos Dirigidos. Método de ensino: Aulas expositivas, estudos dirigidos e discussões em sala de aula. Atividades de Extensão: 10h - os alunos preparam e criam vídeos referentes aos diferentes tópicos aprendidos na disciplina e os divulgam no YouTube para o público leigo.
Critério
Média da nota das provas orais (peso 3) + Média da nota dos Estudos Dirigidos (peso 2)/5.
Norma de Recuperação
- Uma prova envolvendo toda a matéria lecionada no transcorrer do semestre letivo. Realização: data a ser definida de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
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Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
O público leigo interessado em aprender sobre a diversidade da vida, incluindo pessoas de todas as idades e formações educacionais.
Objetivos da atividade
Comunicar de forma acessível e cativante os conceitos de diversidade da vida aprendidos na disciplina. Estimular a conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade. Alcançar um público amplo por meio da divulgação dos vídeos no YouTube. Desenvolver habilidades de comunicação e síntese de conteúdo científico por parte dos alunos de graduação.
Descrição da atividade
Os estudantes de graduação do 1º ano do curso de Ciências Biológicas serão desafiados a criar vídeos educativos sobre diferentes tópicos relacionados à diversidade da vida, utilizando os conhecimentos adquiridos na disciplina. Após a produção dos vídeos, os alunos irão publicá-los em um canal dedicado no YouTube. Eles serão responsáveis por promover os vídeos em suas redes sociais e incentivar o compartilhamento para alcançar o maior público possível.
Indicadores de avaliação da atividade
Qualidade e clareza do conteúdo apresentado nos vídeos. Criatividade na abordagem dos tópicos e na utilização de recursos visuais. Número de visualizações, likes e comentários nos vídeos. Feedback do público sobre a compreensão e o interesse despertado pelos vídeos. Reflexão dos alunos sobre o processo de criação dos vídeos e seu impacto na disseminação do conhecimento científico.

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