Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920824 - Seminários Integrados de Biologia
Integrated Seminars in Biology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Objetivos Gerais – A disciplina pretende, de um ponto de vista operacional, fazer com que o aluno assuma os mecanismos de busca da informação acadêmica, construção de conceitos e obtenção de conclusões que não estão prontos na literatura primária ou secundária, e construção de mecanismos eficientes de transmissão desses conceitos à classe. De um ponto de vista conceitual, a disciplina pretende servir de substrato para a integração de conteúdos de diferentes disciplinas de graduação. Em outras palavras, a disciplina deve ser essencialmente uma prática transdisciplinar.
Objetivos Específicos – 
1. Um dos objetivos específicos desta disciplina consiste em escolher temas para seminários relacionados com as disciplinas oferecidas 1o. Semestre do Curso de Ciências Biológicas, e discuti-los ao longo do semestre, apresentando-os ao final da disciplina sob a forma de seminários. 
2. A disciplina oferecerá a oportunidade do aluno conhecer as diversas áreas do conhecimento biológico pela prática do seminário, ampliando a sua visão sobre os cursos de licenciatura e bacharelado
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2095484 - Marcelo Pereira
1446458 - Marcelo Tadeu Motokane
 
Programa Resumido
- Levantamento de problemas 
- Instrumentos de busca de informação
- Levantamento bibliográfico
- Estratégias de Comunicação
 
 
 
Programa
Apresentação da disciplina. O que é um seminário. Como selecionar um tema. Como selecionar fontes fidedignas para pesquisa. Como construir uma apresentação de um seminário. Como apresentar um seminário.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação inicial dos conceitos subjacentes à disciplina. Apresentação dos seminários e indicação do modus faciendi. Fornecimento de referência bibliográfica. Fornecimento de suporte – incluindo monitores e alunos PAE – para a construção do conteúdo e da forma de apresentação dos seminários.
Critério
- Desempenho ao longo do desenvolvimento do trabalho - peso 5 - Apresentação do seminário – peso 3 - Autoavaliação – peso 2
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Literatura discutida e construída ao longo do curso. 
ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antônio - Língua Portuguesa - Noções Básicas Para Cursos Superiores - 9ª Ed., Atlas, 2010 (Cód: 2856589)
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
NEP. RELATÓRIO DO SEGUNDO CICLO DE MONITORAMENTO DAS METAS DO PNE 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes
INEP. RELATÓRIO SAEB-ANA 2016 PANORAMA DO BRASIL E DOS ESTADOS. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes
SÃO PAULO (ESTADO). Proposta curricular do Estado de São Paulo: SEE/SP. 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para 5920824

Clique para consultar o oferecimento para 5920824

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP