Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920824 - Seminários Integrados de Biologia I
Integrated Seminars in Biology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação: 14/07/2022

Objetivos
Objetivos Gerais – A disciplina pretende, de um ponto de vista operacional, fazer com que o aluno assuma os mecanismos de busca da informação acadêmica, construção de conceitos e obtenção de conclusões que não estão prontos na literatura primária ou secundária, e construção de mecanismos eficientes de transmissão desses conceitos à classe. De um ponto de vista conceitual, a disciplina pretende servir de substrato para a integração de conteúdos de diferentes disciplinas de graduação. Em outras palavras, a disciplina deve ser essencialmente uma prática transdisciplinar.
Objetivos Específicos – 
1. Um dos objetivos específicos desta disciplina consiste em escolher temas para seminários relacionados com as disciplinas oferecidas 1o. Semestre do Curso de Ciências Biológicas, e discuti-los ao longo do semestre, apresentando-os ao final da disciplina sob a forma de seminários. 
2. A disciplina oferecerá a oportunidade do aluno conhecer as diversas áreas do conhecimento biológico pela prática do seminário, ampliando a sua visão sobre os cursos de licenciatura e bacharelado
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2095484 - Marcelo Pereira
1446458 - Marcelo Tadeu Motokane
 
Programa Resumido
- Levantamento de problemas 
- Instrumentos de busca de informação
- Levantamento bibliográfico
- Estratégias de Comunicação
 
 
 
Programa
Apresentação da disciplina. Problemas da conexão do conhecimento científico entre diferentes áreas. Problemas da conexão do conhecimento entre diferentes disciplinas na formação acadêmica. Distribuição dos seminários. Construção do conhecimento e construção do ensino: relação inseparável entre conhecimento específico e pedagogia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação inicial dos conceitos subjacentes à disciplina. Apresentação dos seminários e indicação do modus faciendi. Fornecimento de referência bibliográfica. Fornecimento de suporte – incluindo monitores e alunos PAE – para a construção do conteúdo e da forma de apresentação dos seminários.
Critério
- Desempenho ao longo do desenvolvimento do trabalho - peso 5 - Apresentação do seminário – peso 3 - Autoavaliação – peso 2
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Literatura discutida e construída ao longo do curso. 
ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antônio - Língua Portuguesa - Noções Básicas Para Cursos Superiores - 9ª Ed., Atlas, 2010 (Cód: 2856589)
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
NEP. RELATÓRIO DO SEGUNDO CICLO DE MONITORAMENTO DAS METAS DO PNE 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes
INEP. RELATÓRIO SAEB-ANA 2016 PANORAMA DO BRASIL E DOS ESTADOS. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes
SÃO PAULO (ESTADO). Proposta curricular do Estado de São Paulo: SEE/SP. 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para 5920824

Clique para consultar o oferecimento para 5920824

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP