Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920826 - Microbiologia
Microbiology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar e discutir conceitos básicos em Microbiologia, propiciando ao estudante adquirir conhecimentos fundamentais em biologia de microrganismos, com ênfase em bactérias e fungos, possibilitando o entendimento dos aspectos de diversidade, identificação e caracterização, nutrição, crescimento, inter-relação, controle e potencial de aplicação. Específico: A finalidade da disciplina é propiciar aos estudantes conhecimentos fundamentais da biologia dos microrganismos (bactérias e fungos), possibilitando o entendimento dos aspectos de diversidade, identificação e caracterização, nutrição, crescimento, inter-relação, controle e potencial de aplicação. Para contemplar atividades relevantes para a formação do docente, nesta disciplina são desenvolvidas práticas e tutorias para a detecção de bactérias do meio ambiente por exposição de placas contendo meio de cultura; estudo de microrganismos do leite; estudo de microrganismos do solo; técnica de contagem dos microrganismos; controle de crescimento dos microrganismos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
897936 - Luis Henrique Souza Guimarães
 
Programa Resumido
História da Microbiologia; Características gerais dos microrganismos; Diversidade e ultraestrutura de bactérias; Diversidade e ultraestrutura de fungos; Cultivo, crescimento e controle de microrganismos; Metabolismo microbiano; Genética microbiana; Microbiologia aplicada.
 
 
 
Programa
1. Introdução à Microbiologia: história e objetivos da Microbiologia, áreas da Microbiologia. 2. Diversidade microbiana: Archeae, Bacteria e Eukarya. 3. Observação de microrganismos: uso da microscopia óptica e eletrônica na observação de microrganismos, técnicas de coloração e observação a fresco. 4. Características dos microrganismos: características culturais, nutricionais, metabólicas (bioquímica), antigênicas e moleculares. 5. Cultivo de microrganismos bacterianos e fúngicos: exigências nutricionais, meios de cultivo (sólido, solidificado e líquido), influência de fatores físicos. 6. Culturas puras: técnicas de obtenção de culturas puras, manutenção e conservação de culturas puras culturas puras e manutenção de culturas puras. 7. Morfologia e ultra-estrutura de bactérias. 8. Crescimento de bactérias: divisão celular, velocidade e tempo de geração, ciclo de crescimento, transição direta de crescimento, medidas do crescimento (direta e indireta). 9. Morfologia e ultra-estrutura de fungos: leveduras e fungos filamentosos. 10. Fisiologia e reprodução de leveduras e fungos filamentosos. 11. Controle dos microrganismos: princípios de controle microbiano, controle por agentes químicos, controle por agentes físicos. 12. Metabolismos microbiano: diversidade metabólica e geração de energia. 13. Genética Microbiana: natureza e organização do material genético, transferência horizontal de genes (transdução, transformação e conjugação), mutação. 14. Microbiologia aplicada: microbiologia dos alimentos, microbiologia ambiental e microbiologia industrial.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas, aulas práticas e apresentação de seminários. Atividade prática na forma de excursão didática, afim de consolidar conhecimentos discutidos em sala de aula.
Critério
serão aplicadas três provas escritas (PI, PII e PIII), não acumulativas e com o mesmo peso, versando sobre o conteúdo abordado nas aulas teóricas, bem como seminários a serem apresentados em grupos (Sem). Ao final de cada seminário será efetuada uma avaliação rápida, escrita, para verificação do conteúdo fixado (PS). A média final será calculada pela seguinte fórmula: (PI + PII + PIII + Rel + Sem + PS)/6. Para efeito do cálculo, PS será considerada como a médias das notas das avaliações rápidas e Rel a média dos relatórios de aula prática. Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0.
Norma de Recuperação
Terá direto a recuperação o aluno que obtiver, ao final do semestre, média final de 3,0 a 4,9. Será feita através de avaliação escrita versando sobre todo o conteúdo estudado no semestre, sendo agendada em dia e horários de acordo com o calendário escolar. Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
Black, J.G. Microbiologia: Fundamentos e Perspectivas, 4ªEdição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2002. Campbell, N.A.; Reece, J.B.; Urry, L.A.; Cain, M.L.; Wasserman, S.A.; Minorsky, P.V. and Jackson, R.B. Biologia, 8ªEdição, Artmed, Porto Alegre, 2010. Madigan M.T. et al. Microbiologia de Brock, 12ª Edição, ArtMed, Porto Alegre, 2010. Peclzar, M.J. et al. Microbiologia – Conceitos e aplicações, Volume 1, 2ªEdição, Makron Books, 1997. Peclzar, M.J. et al. Microbiologia – Conceitos e aplicações, Volume 2, 2ªEdição, Makron Books, 1981. Tortora G.J. et al. Microbiologia, 10ª Edição, ArtMed, Porto Alegre, 2012. Vermelho, A.B. et al. Práticas de Microbiologia. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para 5920826

Clique para consultar o oferecimento para 5920826

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP