Gerais: Proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos na área de Genética relativa aos padrões de herança e seus fundamentos ligados à natureza do material genético. Mostrar a relação entre essa disciplina e outras áreas da biologia. Induzir o aluno ao desenvolvimento do pensamento lógico e científico, levando-o à compreensão dos tipos de herança. Específicos: Fornecer os conhecimentos sobre as leis da herança genética, os mecanismos que regem a transmissão das características fundamentados na estrutura do DNA e RNA. Levar os alunos à compreensão da associação genótipo/fenótipo, bem como as interações destes com o ambiente. Fornecer a formação básica que permita a compreensão: dos tipos de herança em diversos grupos de organismos, da recombinação e da transmissão de caracteres quantitativos e herança complexa. Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são desenvolvidas práticas, no modelo de pesquisa e ensino Drosophila sp.:, segregação mendeliana (monogênica). Segregação di e trigênica; mapeamento gênico (clássico), herança ligada ao sexo, correlações genótipo-fenótipo e polimorfismos. Adicionalmente, os alunos desenvolverão atividades de natureza extensionista (1 crédito-trabalho), tal como a elaboração de vídeos a respeito de temas contemplados na disciplina, que serão postados em redes sociais ou canais especiais (e.g., Youtube e Vimeo).
O conteúdo da disciplina de Genética I visa fornecer aos alunos os conhecimentos e fundamentos básicos sobre os padrões de herança em diferentes organismos, bem como os mecanismos que regem a transmissão das características hereditárias, fundamentados na estrutura do DNA e RNA, além de mecanismos epigenéticos. Proporcionar também os fundamentos para a compreensão da associação genótipo/fenótipo, bem como das interações destes com fatores do ambiente. Em resumo, o conteúdo programático da disciplina proporciona a formação básica que permita a compreensão dos tipos de herança em diversos grupos de organismos, a importância da recombinação dos genes, assim como da transmissão de caracteres quantitativos e herança complexa.
1) 1ª e 2ª leis de Mendel. Padrões de herança no homem. 2) Extensões mendelianas. 3) O ciclo celular: Dinâmica do ciclo e regulação da proliferação celular; apoptose. 4) DNA e RNA como material genético dos diferentes organismos. 5) Estrutura molecular dos ácidos nucleicos. 6) Estrutura e organização da cromatina e modulação desta durante a divisão e ciclo celular. 7) Organização do genoma. 8) Análise de Ligação e Recombinação de genes. 9) Mapeamento gênico em eucariotos. 10) Mecanismos de determinação do sexo; inativação do cromossomo X; cromossomo Y e SRY. 11) Herança extranuclear. 12) Norma de reação, herdabilidade e seleção. 13) Endocruzamento e Heterose. 14) Herança de caracteres quantitativos/complexos
1. Principles of Genetics (2011 - 6a Edição). D. Peter Snustad, Michael J. Simmons. (Wiley Desktop Editions).2. Introduction to Genetic Analysis (2010 - 10a Edição). Anthony J.F. Griffiths, Susan R. Wessler, Sean B. Carroll, John Doebley. (W. H. Freeman)3. Genetics: From Genes to Genomes (2010 - 4a Edição). Leland Hartwell, Leroy Hood, Michael Goldberg, Ann Reynolds, Lee Silver. (McGraw-Hill Science/Engineering/Math)4. Lewin's Genes X.(2009 - 10a Edição). Jocelyn E. Krebs, Elliott S. Goldstein, Stephen T. Kilpatrick.(Jones & Bartlett Publishers)5. Genetics: a conceptual approach. (2010 - 4a Edição). Benjamin Pierce. (W. H. Freeman)6. Thompson & Thompson Genetics in Medicine (2007 - 7a Edição) Robert Nussbaum, Roderick R. McInnes, Huntington F. Willard (Saunders)7. Human Genetics (2011 – 10a Edição). Ricki Lewis. (McGraw-Hill Science/Engineering/Math)8. Hartl, D.L. & Clark, A.G. (2006) Principles of Population Genetics, 4ª edição, Sinauer Associates, Inc.9. Naas, L.L.; Valois, A.C.C.; Melo, I.S.; Aladares-Inglis, M. C. (2001) Recursos Genéticos e Melhoramento-Plantas " Fundação MT-Rondonópolis.10. Keller, E.F. (2005 – 2ª Edição) O Século do gene, Editora Crisálida.