Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920827 - Genética I
Genetics I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Gerais: Proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos na área de Genética relativa aos padrões de herança e seus fundamentos ligados à natureza do material genético. Mostrar a relação entre essa disciplina e outras áreas da biologia. Induzir o aluno ao desenvolvimento do pensamento lógico e científico, levando-o à compreensão dos tipos de herança. Específicos: Fornecer os conhecimentos sobre as leis da herança genética, os mecanismos que regem a transmissão das características fundamentados na estrutura do DNA e RNA. Levar os alunos à compreensão da associação genótipo/fenótipo, bem como as interações destes com o ambiente. Fornecer a formação básica que permita a compreensão: dos tipos de herança em diversos grupos de organismos, da recombinação e da transmissão de caracteres quantitativos e herança complexa. Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são desenvolvidas práticas, no modelo de pesquisa e ensino Drosophila sp.:, segregação mendeliana (monogênica). Segregação di e trigênica; mapeamento gênico (clássico), herança ligada ao sexo, correlações genótipo-fenótipo e pólimorfismos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
59399 - Elza Tiemi Sakamoto Hojo
6977279 - Tiago Campos Pereira
 
Programa Resumido
O conteúdo da disciplina de Genética I visa fornecer aos alunos os conhecimentos e fundamentos básicos sobre os padrões de herança em diferentes organismos, bem como os mecanismos que regem a transmissão das características hereditárias, fundamentados na estrutura do DNA e RNA, além de mecanismos epigenéticos. Proporcionar também os fundamentos para a compreensão da associação genótipo/fenótipo, bem como das interações destes com fatores do ambiente. Em resumo, o conteúdo programático da disciplina proporciona a formação básica que permita a compreensão dos tipos de herança em diversos grupos de organismos, a importância da recombinação dos genes, assim como da transmissão de caracteres quantitativos e herança complexa.
 
 
 
Programa
1) 1ª e 2ª leis de Mendel. Padrões de herança no homem. 2) Extensões mendelianas. 3) O ciclo celular: Dinâmica do ciclo e regulação da proliferação celular; apoptose. 4) DNA e RNA como material genético dos diferentes organismos. 5) Estrutura molecular dos ácidos nucleicos. 6) Estrutura e organização da cromatina e modulação desta durante a divisão e ciclo celular. 7) Organização do genoma. 8) Análise de Ligação e Recombinação de genes. 9) Mapeamento gênico em eucariotos. 10) Mecanismos de determinação do sexo; inativação do cromossomo X; cromossomo Y e SRY. 11) Herança extranuclear. 12) Herança de caracteres quantitativos. 13) Norma de reação, herdabilidade e seleção. 14) Herança complexa. 15) Endocruzamento e Heterose.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Relatórios de aulas práticas, exercícios e provas escritas.
Critério
A avaliação final será baseada na média aritmética calculada da seguinte forma:
Média de relatórios, exercícios e questões (REQ): peso 1,0
Média de provas (P): peso 2,0
Média final: [(1 x REQ) + (2 x P)] / 3
Norma de Recuperação
Uma prova envolvendo todos os conteúdos ministrados.
Data a ser definida de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
1. Principles of Genetics (2011 - 6a Edição). D. Peter Snustad, Michael J. Simmons. (Wiley Desktop Editions).
2. Introduction to Genetic Analysis (2010 - 10a Edição). Anthony J.F. Griffiths, Susan R. Wessler, Sean B. Carroll, John Doebley. (W. H. Freeman)
3. Genetics: From Genes to Genomes (2010 - 4a Edição). Leland Hartwell, Leroy Hood, Michael Goldberg, Ann Reynolds, Lee Silver. (McGraw-Hill Science/Engineering/Math)
4. Lewin's Genes X.(2009 - 10a Edição). Jocelyn E. Krebs, Elliott S. Goldstein, Stephen T. Kilpatrick.
(Jones & Bartlett Publishers)
5. Genetics: a conceptual approach. (2010 - 4a Edição). Benjamin Pierce. (W. H. Freeman)
6. Thompson & Thompson Genetics in Medicine (2007 - 7a Edição) Robert Nussbaum, Roderick R. McInnes, Huntington F. Willard (Saunders)
7. Human Genetics (2011 – 10a Edição). Ricki Lewis. (McGraw-Hill Science/Engineering/Math)
8. Hartl, D.L. & Clark, A.G. (2006) Principles of Population Genetics, 4ª edição, Sinauer Associates, Inc.
9. Naas, L.L.; Valois, A.C.C.; Melo, I.S.; Aladares-Inglis, M. C. (2001) Recursos Genéticos e Melhoramento-Plantas " Fundação MT-Rondonópolis.
10. Keller, E.F. (2005 – 2ª Edição) O Século do gene, Editora Crisálida.
 

Clique para consultar os requisitos para 5920827

Clique para consultar o oferecimento para 5920827

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP