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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920827 - Genética I
Genetics I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Gerais: Proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos na área de Genética relativa aos padrões de herança e seus fundamentos ligados à natureza do material genético. Mostrar a relação entre essa disciplina e outras áreas da biologia. Induzir o aluno ao desenvolvimento do pensamento lógico e científico, levando-o à compreensão dos tipos de herança. 

Específicos: Fornecer os conhecimentos sobre as leis da herança genética, os mecanismos que regem a transmissão das características fundamentados na estrutura do DNA e RNA. Levar os alunos à compreensão da associação genótipo/fenótipo, bem como as interações destes com o ambiente. Fornecer a formação básica que permita a compreensão: dos tipos de herança em diversos grupos de organismos, da recombinação e da transmissão de caracteres quantitativos e herança complexa.

Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são desenvolvidas práticas, no modelo de pesquisa e ensino Drosophila sp.:, segregação mendeliana (monogênica). Segregação di e trigênica; mapeamento gênico (clássico), herança ligada ao sexo, correlações genótipo-fenótipo e polimorfismos. Adicionalmente, os alunos desenvolverão atividades de natureza extensionista (1 crédito-trabalho), tal como a elaboração de vídeos a respeito de temas contemplados na disciplina, que serão postados em redes sociais ou canais especiais (e.g., Youtube e Vimeo).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
59399 - Elza Tiemi Sakamoto Hojo
6977279 - Tiago Campos Pereira
 
Programa Resumido
O conteúdo da disciplina de Genética I visa fornecer aos alunos os conhecimentos e fundamentos básicos sobre os padrões de herança em diferentes organismos, bem como os mecanismos que regem a transmissão das características hereditárias, fundamentados na estrutura do DNA e RNA, além de mecanismos epigenéticos. Proporcionar também os fundamentos para a compreensão da associação genótipo/fenótipo, bem como das interações destes com fatores do ambiente. Em resumo, o conteúdo programático da disciplina proporciona a formação básica que permita a compreensão dos tipos de herança em diversos grupos de organismos, a importância da recombinação dos genes, assim como da transmissão de caracteres quantitativos e herança complexa.
 
 
 
Programa
1) 1ª e 2ª leis de Mendel. Padrões de herança no homem.
2) Extensões mendelianas.
3) O ciclo celular: Dinâmica do ciclo e regulação da proliferação celular; apoptose.
4) DNA e RNA como material genético dos diferentes organismos.
5) Estrutura molecular dos ácidos nucleicos.
6) Estrutura e organização da cromatina e modulação desta durante a divisão e ciclo celular.
7) Organização do genoma.
8) Análise de Ligação e Recombinação de genes.
9) Mapeamento gênico em eucariotos.
10) Mecanismos de determinação do sexo; inativação do cromossomo X; cromossomo Y e SRY.
11) Herança extranuclear.
12) Norma de reação, herdabilidade e seleção.
13) Endocruzamento e Heterose.
14) Herança de caracteres quantitativos/complexos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Relatórios de aulas práticas, exercícios e provas escritas. Atividades de Extensão: 30h - Os alunos desenvolverão atividades de natureza extensionista, tal como a elaboração de vídeos a respeito de temas contemplados na disciplina, que serão postados em redes sociais ou canais especiais (e.g., Youtube e Vimeo).
Critério
Método Relatórios de aulas práticas, exercícios, análise de vídeos e provas escritas. Critério A avaliação final será baseada na média aritmética calculada da seguinte forma: Média de relatórios, exercícios, vídeos e questões (REQ): peso 1,0 Média de provas (P): peso 2,0 Média final: [(1 x REQ) + (2 x P)] / 3
Norma de Recuperação
Uma prova envolvendo todos os conteúdos ministrados. Data a ser definida de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
1. Principles of Genetics (2011 - 6a Edição). D. Peter Snustad, Michael J. Simmons. (Wiley Desktop Editions).
2. Introduction to Genetic Analysis (2010 - 10a Edição). Anthony J.F. Griffiths, Susan R. Wessler, Sean B. Carroll, John Doebley. (W. H. Freeman)
3. Genetics: From Genes to Genomes (2010 - 4a Edição). Leland Hartwell, Leroy Hood, Michael Goldberg, Ann Reynolds, Lee Silver. (McGraw-Hill Science/Engineering/Math)
4. Lewin's Genes X.(2009 - 10a Edição). Jocelyn E. Krebs, Elliott S. Goldstein, Stephen T. Kilpatrick.
(Jones & Bartlett Publishers)
5. Genetics: a conceptual approach. (2010 - 4a Edição). Benjamin Pierce. (W. H. Freeman)
6. Thompson & Thompson Genetics in Medicine (2007 - 7a Edição) Robert Nussbaum, Roderick R. McInnes, Huntington F. Willard (Saunders)
7. Human Genetics (2011 – 10a Edição). Ricki Lewis. (McGraw-Hill Science/Engineering/Math)
8. Hartl, D.L. & Clark, A.G. (2006) Principles of Population Genetics, 4ª edição, Sinauer Associates, Inc.
9. Naas, L.L.; Valois, A.C.C.; Melo, I.S.; Aladares-Inglis, M. C. (2001) Recursos Genéticos e Melhoramento-Plantas " Fundação MT-Rondonópolis.
10. Keller, E.F. (2005 – 2ª Edição) O Século do gene, Editora Crisálida.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Público geral com interesse em Genética, assim como professores de biologia do ensino médio e graduandos de outros cursos de Ciências Biológicas do Brasil.
Objetivos da atividade
Difundir para o público interessado em Genética diversos conceitos básicos e processos fundamentais desta ciência.
Descrição da atividade
Criação, edição e upload em plataformas específicas (i.e., Canal oficial da disciplina Genética I no Youtube ou Vimeo) de vídeos com duração de 1 a 5 minutos, nos quais são apresentados, de maneira didática e objetiva, definições e fenômenos genéticos contemplados na disciplina Genética I. Os possíveis formatos dos vídeos são: animações, entrevistas, montagens, filmagens de ambientes naturais, entre outros.
Indicadores de avaliação da atividade
Os vídeos serão avaliados quanto aos aspectos técnicos (i.e.,precisão dos conceitos e explicações) assim como à estética (i.e., possuir qualidade típica dos vídeos do youtube).

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