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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920834 - Zoologia I
Zoology I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Geral: Fornecer subsídios para que os alunos conheçam os grupos rotineiramente tratados como “Invertebrados” e as relações entre eles, associando sua biologia, ecologia e anatomia ao meio em que os animais vivem e focando as suas relações filogenéticas. Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são aplicadas técnicas para a identificação da morfologia interna e externa nos grupos listados no conteúdo. Específico: Espera-se que os estudantes alcancem formação para: 1) identificar os diferentes grupos, analisando as estruturas características de cada taxa; 2) associar a estrutura corpórea do animal ao meio que vivem; 3) compreender as características das principais estruturas e órgãos e associar as funções de cada um à biologia do animal; 4) entender os processos evolutivos dos grupos estudados e a relação com os demais grupos animais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
12705210 - Felipe Bezerra Ribeiro
90627 - Fernando Luis Medina Mantelatto
 
Programa Resumido
A disciplina terá uma fundamentação teórico-prática adequada aos seus objetivos, incluindo a instrumentação para o ensino e pesquisa por meio de um conhecimento detalhado sobre a diversidade biológica quanto à sua organização e funcionamento em diversos níveis, às relações filogenéticas entre seus grupos, aos seus padrões de distribuição e a suas relações com o ambiente. Serão ministrados tópicos sobre morfologia, sistemática e biologia dos seguintes táxons: Porifera, Placozoa, Cnidaria, Ctenophora, Rhombozoa, Monoblastozoa, Orthonectida, Platyhelminthes, Nemertea e Mollusca.
 
 
 
Programa
1. Introdução geral à Zoologia. Relações entre os grandes grupos. Introdução e contextualização dos
micro-organismos eucariotos (“Protistas”):
2. Introdução aos Metazoa – considerações gerais e filogenéticas
3. Porifera: Biologia, morfologia, reprodução, classificação, considerações filogenéticas.
4. Cnidaria e Ctenophora: Biologia, morfologia, reprodução, classificação: considerações
filogenéticas.
5. Platyhelminthes: cavidades do corpo, mesoderme e origem do celoma: biologia, morfologia,
reprodução, classificação, considerações filogenéticas.
6. Aschelminthes: Gastrotricha, Rotifera, Acanthocephala, Kinorhyncha. Biologia, morfologia,
reprodução, classificação, filogenia.
7. Nemertinea: Biologia, morfologia, reprodução, classificação, considerações filogenéticas.
8. Mollusca: Biologia, morfologia, reprodução, classificação e considerações filogenéticas.
9. Características gerais e classificação de Annelida e seus principais clados (Sipuncula, Sedentaria,
Errantia, Oweniidae, Chaetopteridae, Amphinomida etc.); características gerais, problemas na
interpretação da filogenia.
10. Posição filogenética, noções básicas e diversidade dos Bryozoa (=Ectoprocta), Kamptozoa
(=Entoprocta), Brachiopoda e Phoronida. A origem do lofóforo e relações filogenéticas entre os
lofoforados e os demais metazoários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas semanais constarão, em cada período, de 2 horas de aula teórica e 2 horas de aulas práticas. Aula expositiva: recursos audiovisuais (filmes, slides) e discussão. Aula prática: observação e análise de animais congelados ou fixados, inteiros ou em partes preparados em lâminas, sob lupa ou microscópio. Roteiro distribuído no início de cada aula. No final de cada aula, o aluno deverá entregar um protocolo com os desenhos (esquemas) e/ou questões a serem respondidas, que serão corrigidos e aos quais será atribuída nota (= nota de relatório). Viagem didática: como parte das atividades, está prevista uma excursão didática de campo envolvendo visita ao Museu de Zoologia da USP (MZUSP), que reúne um dos maiores acervos de coleções cientificas da América Latina. Nessa ocasião os alunos, ao visitarem e interagirem com as diferentes coleções e seus curadores, colocaram em prática o aprendizado da Zoologia por meio de uma experiencia ímpar para a formação como biólogo. Utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) como recurso pedagógico: as TICs inseridas no presente programa compreendem aulas utilizando metodologia ativa, na qual o aluno é protagonista e o maior responsável pelo processo de aprendizado, com o principal objetivo de incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa. Para tanto, foram elencadas duas atividades, uma que envolve um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada para aprendizagem (TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação); e outra que envolve a aprendizagem híbrida (blended learning ou b-learning), que combina etapas offline e online, complementando e enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizagem dos alunos.
Critério
MF = (MT x 5) + (MA x 3)+ (NP x 2) / 10 MA = (MP x 1) + (MR x 2) / 3 MA = Média Geral das Atividades MF = Média Final MP = Média da Participação (+ Seminários) MP = Média da Participação (Seminários) MR = Média dos Relatórios Aulas MR = Média dos Relatórios Aulas práticas MT = Média Avaliações Provas Teóricas NPP = Nota da Avaliação Prova Prática Aprovação: MF maior ou igual a 5,0
Norma de Recuperação
Uma avaliação teórica e dissertativa, englobando todo o conteúdo lecionado no transcorrer do semestre letivo. Realização: na primeira semana após o término do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
	BARNES, R.D. 1984. Zoologia dos Invertebrados. Livraria Roca, São Paulo. 1179 p.
	BARNES, R.S.K.; P. CALOW & P.S.W. OLIVE. 1995.  Os Invertebrados: uma nova síntese. 2ª Ed. Traduzida. Atheneu Editora São Paulo. 526 p.
	BRUSCA, R. & G. BRUSCA. 2003. Invertebrates. 2nd Edition, Sinauer Associates, Inc Publishers, Sunderland, Mass. 936 p.
	BRUSCA, R. & G. BRUSCA. 2007. Invertebrados. 2a Edição, Sinauer Associates. Traduzido Editora Guanabara Koogan S.A., 968 p.
	BRUSCA, R.; MOORE, W. & S.M. SHUSTER. 2016. Invertebrates. 3rd Edition, Sinauer Associates, Inc. 1104 p.
	FRANSOZO, A. & M.L. NEGREIROS-FRANSOZO. 2016. Zoologia dos Invertebrados. Grupo Editorial Nacional/Editora Roca. 661 p.
	GIRIBET, G. & G.D. EDGECOMBE. 2020. The Invertebrate Tree of Life. Princeton University Press, Princeton.HICKMAN, C.P. Jr.; ROBERTS, L.S.; KEEN, S.L.; EISENHOUR, D.J.; LARSON, A. & H. I’ANSON. 2016. Princípios integrados de Zoologia. 16a Ed. Traduzida. Grupo Editorial Nacional/Editora Guanabara Koogan. 937 p.
	HYMAN, L.H. 1940. The Invertebrates: Protozoa through Ctenophora. Vol. 1. McGraw-Hill NY.  p. 365 - 696.
	HYMAN, L.H. 1951. The Invertebrates: Platyhelminthes and Rhynchocoely. Vol. 2. McGraw-Hill NY.  p. 52 - 219.
	KAESTNER, A. 1967. The Invertebrates. Vol. 1. 597p + X.
	MEGLITSCH, P.A. 1972. Invertebrates Zoology. 2ª Ed.
	RIBEIRO-COSTA, C.S. & R.M. ROCHA. 2006. Invertebrados – Manual de aulas práticas. Série Manuais Práticos em Biologia 3, Editora Holos, 2ª Edição, 271 Pp.
	RUPPERT, E.E. & R.D. BARNES. 1996. Zoologia dos Invertebrados. 6a Ed. Livraria Roca. 1029 p.
	RUPPERT, E.E.; FOX, R.S. & R.D. BARNES. 2005. Zoologia dos Invertebrados. Uma Abordagem Funcional-evolutiva. 7ª ed. Editora Roca, São Paulo. 1145 p
	RUSSEL-HUNTER, W.D. 1969. Uma biologia dos Invertebrados Inferiores.  EDUSP e POLÍGONO, São Paulo. 236p.
SHERMAN, I.W. & V.G. SHERMAN. 1970. The Invertebrates: function and form. The MacMillan Company. 304 p.
 

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