GERAL: Proporcionar ao aluno a aquisição de noções básicas de Embriologia, orientando o estudo dos processos biológicos envolvidos na aquisição da forma e desenvolvimento do embrião de diferentes animais. ESPECÍFICO: Fornecer aos alunos elementos para que possam descrever, de modo comparativo, o processo de desenvolvimento, sua seqüência e características em diferentes organismos animais.
Espermatogênese, Fecundação, Clivagem, Organogênese, Anexos embrionários. Estes tópicos serão estudados em organismos modelo como equinodermas, insetos, anfíbios, aves e mamíferos, principalmente em nível morfológico.
A disciplina será ministrada na forma de aulas teóricas (T) e práticas (P), incluindo o estudo de preparações permanentes de órgãos reprodutores e de embriões de diferentes animais. O conteúdo programático está relacionado abaixo: (T) Espermatogênese. Espermiogênese. Controle hormonal. (P) Estudo de preparações permanentes de testículos de mamíferos e insetos de diferentes idades. (T) Ovogênese. Desenvolvimento dos folículos ovarianos em mamíferos e insetos. Controle hormonal. (P) Estudo de preparações permanentes de ovários de insetos e mamíferos de diferentes idades. (T) Fecundação. Espermatozóide: ultra-estrutura, ativação e reação acrossômica. Ovócito: ultra-estrutura, envoltórios dos ovócitos de diferentes animais, maturação, ativação do metabolismo, rearranjo do citoplasma em seguida à fecundação. (T) Clivagem: características gerais e mecanismos. Padrões de clivagem: holoblástica radial (anfíbios, ouriços-do-mar), espiral (moluscos), bilateral (tunicados) e rotacional (mamíferos); meroblástica discoidal (aves, peixes e répteis) e superficial (insetos). Blástula e mapa do destino em diferentes animais. (P) Estudo de preparações permanentes de ovos de anfíbios e de ouriços-do-mar em clivagem. (T) Gastrulação: características gerais. Gastrulação em diferentes animais: (1) anfíbios (formação do blastóporo, arquêntero, cordomesoderme e mesoderme paraxial e lateral, definição e posicionamento da ectoderme, mesoderme e endoderme); (2) ouriços-do-mar (ingresso das células presuntivas do mesênquima primário, estágios da invaginação e formação do arquêntero, mesênquima primário e formação da larva Pluteus); (3) aves (formação do epiblasto, hipoblasto primário e secundário; formação da linha primitiva e do nó de Hensen, migração das células presuntivas da endoderme, mesoderme e notocorda, epibolia da ectoderme); (4) mamíferos (formação do epiblasto, hipoblasto, linha primitiva e nó de Hensen; migração das células presuntivas da endoderme, mesoderme e notocorda. (P) Estudo de preparações permanentes de gástrula de anfíbios e de ouriços-do-mar. Montagem totais e cortes transversais de embriões de galinha em estágio de gástrula. (T) Anexos embrionários de embriões de aves (formação e função de âmnio, cório, saco vitelino e alantóide). Desenvolvimento da forma em embriões de aves: curvaturas cefálica, caudal e lateral e posicionamento definitivo de âmnio, saco vitelino e cório. Origem do intestino anterior, posterior e intermediário. (P) Identificação dos anexos embrionários em preparações permanentes de embriões de galinha. Exercícios teórico-práticos sobre as curvaturas do embrião e posicionamento do âmnio, cório, saco vitelino e alantóide. (T) Anexos embrionários de embriões de mamíferos (formação e função do âmnio e saco vitelino; diferenciação do trofoblasto; formação da mesoderme extra-embrionária e do pedúnculo de conexão; origem da alantóide; desenvolvimento do cório, formação das vilosidades coriônicas e membrana placentária; funções da placenta). (P) Estudo de preparações permanentes de placenta humana e de porca. (T) Neurulação: Formação do sistema nervoso central e da epiderme a partir da ectoderme. Placa neural e fechamento do tubo neural. Crista neural e seus derivados. Diferenciação do tubo neural. Formação das vesículas encefálicas. Diferenciação da medula espinhal. (P) Estudo de preparações permanentes (montagens totais e cortes transversais) de embriões de anfíbios e aves em fase de neurulação. Cortes transversais de medula espinhal de embriões em diferentes fases de desenvolvimento. (T) Diferenciação da mesoderme embrionária e da endoderme. Formação dos somitos.Órgãos derivados da mesoderme e da endoderme. (P) Estudo de preparações permanentes para identificação das mesodermes da cabeça, paraxial, intermediária e lateral (somática e esplâncnica). Identificação da endoderme embrionária e do saco vitelino. (T) Formação do aparelho branquial (arcos branquiais, bolsas faríngeas, membrana branquial e sulcos branquiais) e derivados. (P) Estudo do aparelho branquial e seus componentes em preparações permanentes de embriões de anfíbios e aves.
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