GERAL: Desenvolver nos alunos autonomia para analisar e interpretar dados biológicos. ESPECÍFICOS: 1. Fornecer os conceitos e teorias básicos relacionado à estatística e análise de dados; 2. Discutir criticamente os métodos básicos de obtenção dos dados, ressaltando a importância do planejamento experimental; 3. Fornecer os princípios básicos e discutir a importância da análise exploratória de dados; 4. Fornecer os princípios da modelagem linear para testar hipóteses e discutir criticamente a construção e análise diagnóstica dos modelos.
O uso da estatística em Biologia. Perguntas e hipóteses. Tipos de variáveis e coleta de dados. Probabilidade e distribuição de probabilidade. Análise exploratória de dados (medidas de posição e dispersão; visualização dos dados por meio de gráficos). Teste de hipóteses. Modelagem linear (Anova, regressão linear, Ancova) e seus pressupostos. Análise diagnóstica de modelos lineares.
Módulo 1: obtendo dados de forma adequada Importância da estatística no dia-a-dia e o uso da Estatística em Biologia. Variáveis mensuráveis e não mensuráveis. Uso de fluxogramas para planejar o estudo. Perguntas e hipóteses. Representação de fenômenos naturais por meio de números. Tipo de variáveis numéricas e suas características. Métodos de amostragem. Suficiência amostral e pseudoamostragem. Módulo 2: explorando os dados Probabilidade e distribuição de probabilidade. Distribuições de probabilidades mais frequentes em dados biológicos. Teorema central do limite e regressão à média. Métodos para explorar numericamente os dados (medidas de posição e dispersão dos dados). Métodos para explorar graficamente os dados (histograma, box-plot, gráfico de dispersão, gráficos de barras). Módulo 3: botando a mão na massa Teoria Poperiana Teste de hipórteses: hipótese nula e hipótese alternativa; erros do tipo I e tipo II Nível de significância e testes de hipóteses unicaudal e bicaudal. Modelagem numérica de dados biológicos Princípio da modelagem linear Tipos de modelos lineares e a relação entre eles (Anova, Ancova e Regressão linear). Interação entre variáveis e multicolinearidade. Conceitos e interpretações das estatísticas de teste (t, F e ²). Análise diagnóstica dos modelos lineares: Princípios básicos Pressuposto da distribuição normal dos resíduos Medidas de ajuste do modelo: R² e AIC Detecção de valores discrepantes: valor-chapéu, resíduos padronizados e índice de Cook Discussão sobre o que fazer quando o modelo linear não é adequado: Remoção de valores discrepantes mediante análise crítica Transformação de dados Utilização de outros modelos (ex. modelos lineares generalizados)
Cox, V., 2017. Translating statistics to make decisions: a guide for the non-statistician. Apress, Berkeley, CA. Ellison, A.M., 2001. Exploratory data analysis and graphic display, in: Scheiner, S.M., Gurevitch, J. (Eds.), Design and Analysis of Ecological Experiments. Chapman & Hall, New York, pp. 37–62. Magnusson, W.E., Mourão, G., Costa, F.R.C., 2015. Estatística sem matemática: ligação entre as questões e a análise. Editora Planta, Londrina. Wheelan, C., 2016. Estatística: O que é, para que serve, como funciona. Zahar. Zar, J.H., 2009. Biostatistical analysis. 5th edition, Prentice Hall, Upper Saddle River.