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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920837 - Processos Evolutivos
Evolutionary processes

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 5 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Geral – Completar a formação biológica dos alunos, colocando o processo evolutivo como base para entendimento de todos os processos biológicos. Propiciar o entendimento dos mecanismos genéticos da dinâmica e estrutura genética das populações naturais, por meio de teorias e modelas matemáticos. Específico – entendimento dos mecanismos genéticos da dinâmica e estrutura genética das populações naturais, através de teorias e modelos matemáticos, no sentido de dar aos alunos noções básicas que permitam a eles associar estes processos às alterações no ambiente; do resultado da interação deste conhecimento deve surgir a compreensão do processo de evolução biológica. Para contemplar atividades relevantes para a formação do docente, nesta disciplina são aplicadas técnicas de simulações de mecanismos e/ou modelos evolutivos com auxílio de microcomputadores.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1471547 - Maura Helena Manfrin
 
Programa Resumido
Populações naturais e a variabilidade. Equilibrio de Hardy-Weinberg. Seleção. Deriva genética. Mutação. Fluxo gênico. Desvio de Panmixia. Adaptação. Desenvolvimento. Espécie. Especiação.
 
 
 
Programa
Histórico do pensamento evolutivo e a genética evolutiva. Fenótipos e variação: origem e manutenção em populações. Populações naturais e estrutura populacional. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Seleção natural. Deriva genética. Fluxo gênico. Desvio de Panmixia. Adaptação. Extinção. Desenvolvimento. Especiação: genética e geografia. Conceitos de espécie. Evolução molecular: genes e genomas. Evolução humana. Evolução acima de espécie.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Discussão de textos. Exercícios.
Critério
Método: três provas discursivas, exercícios, relatórios. Critérios: prova 1 x 2 (peso 2), prova 2 X 2 (peso 2), prova 3 X 2 (peso 2), média das notas dos exercícios / relatórios X 4. A média final será o resultado da somatória das notas das provas e dos exercícios dividido por 10 (dez).
Norma de Recuperação
Uma prova escrita no período de recuperação definido pela Universidade.
 
Bibliografia
     
Freeman, S. Herron, J.C. 2004. Evolutionary Analysis. 3th edition. Pearson Education. Inc. Futuyma, D. G. 1997. Evolutionary Biology. 3th edition. Sinauer, Sunderland, Massachusetts. Futuyma, D.G. 2006. Evolution. Sinauer, Sunderland, Massachusetts. Hartl, D. L.e Clark, A. G. 1997. Principles of Population Genetics. 3th ed. Sinauer, Sunderland, Massachusetts. Li, W.H.; 1997. Molecular Evolution. Sinauer, Sunderland. Mayr, E. 1977. Populações, Espécies e Evolução. EDUSP. Ridley, M. 2006. Evolução. 3 Edição. Artmed Editora. Porto Alegre. Sene, F. M. 1981. Genética e Evolução. EPU. Shorrocks, B. 1980. A origem da Diversidade: as Bases Genéticas da Evolução. T.A. Queiroz. EDUSP. Stearns, S.C., Hoekstra, R.F. 2003. Evolução – uma Introdução. Atheneu Editora, São Paulo, SP. Templeton, A. 2006. Population Genetics and Microevolutionary Theory. John Wiley & Sons, Hoboken, New Jersey, USA.
 

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