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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920837 - Processos Evolutivos
Evolutionary processes

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 5 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Geral – Completar a formação biológica dos alunos, colocando o processo evolutivo como base para entendimento de todos os processos biológicos. Propiciar o entendimento dos mecanismos genéticos da dinâmica e estrutura genética das populações naturais, por meio de teorias e modelas matemáticos.
Específico – entendimento dos mecanismos genéticos da dinâmica e estrutura genética das populações naturais, através de teorias e modelos matemáticos, no sentido de dar aos alunos noções básicas que permitam a eles associar estes processos às alterações no ambiente; do resultado da interação deste conhecimento deve surgir a compreensão do processo de evolução biológica.

Para contemplar atividades relevantes para a formação do docente, nesta disciplina são aplicadas técnicas de simulações de mecanismos e/ou modelos evolutivos com auxílio de microcomputadores.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1471547 - Maura Helena Manfrin
 
Programa Resumido
Populações naturais e a variabilidade. Equilibrio de Hardy-Weinberg. Seleção. Deriva genética. Mutação. Fluxo gênico. Desvio de Panmixia. Adaptação. Desenvolvimento. Espécie. Especiação.
 
 
 
Programa
Histórico do pensamento evolutivo e a genética evolutiva. Fenótipos e variação: origem e manutenção em populações. Populações naturais e estrutura populacional. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Seleção natural. Deriva genética. Fluxo gênico. Desvio de Panmixia. Adaptação. Extinção. Desenvolvimento. Especiação: genética e geografia. Conceitos de espécie. Evolução molecular: genes e genomas. Evolução humana. Evolução acima de espécie.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Discussão de textos. Exercícios. Práticas e relatórios. Simulações. Atividades discentes: LEITURA DE TEXTOS E DISCUSSÃO EM SALA DE AULA, RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA. TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: inclusão de utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação como recurso pedagógico, com um total de 2 horas; sendo a atividade “Simulações dos processos de Seleção Natural e Deriva Genética sob diferentes parâmetros populacionais com a utilização de programas computacionais”.
Critério
Método: três provas discursivas, exercícios, relatórios. Critérios: prova 1 x 2 (peso 2), prova 2 X 2 (peso 2), prova 3 X 2 (peso 2), média das notas dos exercícios / relatórios X 4. A média final será o resultado da somatória das notas das provas e dos exercícios dividido por 10 (dez).
Norma de Recuperação
Uma prova escrita no período de recuperação definido pela Universidade.
 
Bibliografia
     
	Freeman, S. Herron, J.C. 2009. Análise Evolutiva. 4 ª Edição. Artmed Editora, Porto Alegre, RS. 
	Futuyma, D.G. 2017. Evolution. Sinauer, Sunderland, Massachusetts. 
	Hartl, D. L.e Clark, A. G. 1997. Principles of Population Genetics. 3th ed. Sinauer, Sunderland,Massachusetts. 
	Li, W.H.; 1997. Molecular Evolution. Sinauer, Sunderland. 
	Ridley, M. 2006. Evolução. 3 Edição. Artmed Editora. Porto Alegre. 
	Templeton, A. 2011. Genética de populações e teoria microevolutiva. Editora SBG. Ribeirão Preto, SP. 
 

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