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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920838 - Zoologia II
Zoology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Estudar os seguintes grupos de Metazoa: Ambulacraria, Annelida, Bryozoa, Entoprocta, Brachiopoda, Phoronida, Panarthropoda. Serão enfatizados o estudo da morfologia externa e interna, biologia, distribuição geográfica, posicionamento filogenético em Metazoa e sistemática dos grupos.

Específicos:
1. Estudar de modo comparativo a morfologia externa e interna dos anelídeos, artrópodos, lofoforados, hemicordados e equinodermos.
2. Interpretar aspectos específicos da morfologia dos metazoários de modo funcional e em um contexto filogenético.
3. Adquirir fundamentos da sistemática dos táxons estudados: posicionamento de Annelida, Bryozoa, Entoprocta, Brachiopoda, Phoronida, Panarthropoda e Ambulacraria em Bilateria; relações filogenéticas entre as suas principais linhagens; identificação dos táxons principais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
12705210 - Felipe Bezerra Ribeiro
8759432 - Régis Augusto Pescinelli
 
Programa Resumido
Na disciplina serão apresentados os seguintes grupos de Metazoa: Annelida, Arthropoda, Brachiopoda, Bryozoa, Echinodermata, Entoprocta, Hemichordata, Onychophora, Phoronida e Tardigrada. Serão enfatizados o estudo da morfologia externa e interna, posicionamento filogenético em Metazoa, sistemática das principais linhagens e sua classificação.
 
 
 
Programa
1. Introdução. Objetivos e estrutura do Curso. Noções de Sistemática Filogenética. 
2. Métodos de coleta e preparação de metazoários. 
3. Evolução dos metazoários e o plano-básico de Protostomia. Filogenia dos grandes grupos de Metazoa e divisão de Bilateria em Deuterostomia, Spiralia e Ecdysozoa. 
4. Ambulacraria: Hemichordata e Echinodermata: posicionamento filogenético, plano básico, modificações da arquitetura corpórea em relação à condição bilateral e em relação ao plano básico de Deuterostomia. Registro fóssil dos grupos e importância para entendimento da evolução de Echinodermata. Filogenia, estrutura, biologia, diversidade das principais linhagens de Ambulacraria com representantes recentes: Crinoidea, Ophiuroidea, Asteroidea, Echinoidea, Holotuoroidea, Pterobranchia e Enteropneusta. 
5 - Aschelminthes: Nematoda, Nematomorphia.
6. Sistemática, morfologia e Biologia de Scalidophora (Filos Kinorhrynca, Loricifera e Priapulida).
7. Plano-básico e filogenia de Panarthropoda e sua relação com os demais Ecdysozoa. Posição filogenética, noções básicas e diversidade dos Onycophora e Tardigrada. 
8. Plano-básico, morfologia comparada, filogenia, biologia e classificação de Cheliceriformes. Caracterização dos principais grupos de Cheliceriformes: Pycnogonida, Xiphosura, Arachnida (Scorpiones, Pseudoscorpiones, Palpigradi, Amphypygi, Solifugae, Araneae, Opiliones, Acari). 
9. Os problemas filogenéticos dos Pancrustacea. Plano-básico, morfologia interna e externa, filogenia, biologia e classificação de Vericrustacea. Caracterização de Vericrustacea (ênfase em Malacostraca, Branchiopoda, Copepoda e Cirripedia), Cephalocarida, Remipedia e Oligostraca. 
10. Biologia, morfologia e diversidade de Myriapoda. Caracterização de Chilopoda, Diplopoda, Symphila e Pauropoda.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e práticas. Atividade didática em campo: como parte das atividades, está prevista uma excursão didática em campo para coleta de material em diferentes ambientes aquáticos dos Campi da USP e das cidades do Estado de São Paulo Ribeirão e região, São Paulo). Nessa ocasião os alunos terão a oportunidade de conhecer diferentes espécies e interagir nos diferentes ambientes, colocando em prática o aprendizado da Zoologia por meio de uma experiência ímpar para a formação como biólogo.
Critério
Relatórios de atividades e seminários (peso 3,0). Trabalho de Pesquisa (peso 1,0). Provas (peso 6,0).
Norma de Recuperação
Prova teórico/prática envolvendo todo o conteúdo lecionado.
 
Bibliografia
     
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