Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920839 - Imunologia e Parasitologia
Immunology and Parasitology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Gerais
Proporcionar aos alunos conceitos que permitam reconhecer o sistema imunológico como um megasistema, que é responsável pela manutenção da homeostasia por mecanismos de discriminação entre o inócuo e o potencialmente patológico para o organismo. Dentre esses conceitos, destaca-se: imunidade inata; reconhecimento antigênico; ativação, efetuação e contração da resposta imunitária; memória imunológica; e bases racionais do estabelecimentos de doenças infecciosas e imunológicas.
Apresentar aos alunos os aspectos fundamentais sobre a biologia, morfologia, epidemiologia, patogenia e controle de vários grupos de organismos parasitas: helmintos, protozoários, artrópodes parasitas e vetores, de tal forma a abranger os campos da parasitologia humana e animal.

Específicos
Fazer associação entre os conceitos básicos de imunologia, tais como (1) desenvolvimento da imunidade adaptativa a partir da imunidade inata, desde o reconhecimento do agente patogênico até a fase efetora e homeostase da resposta imunológica, (2) resposta imunológica a patógenos, repercussões para o desenvolvimento de vacinas e suas implicações para a saúde, (3) geração e os quadros clínicos das doenças autoimunes e hipersensibilidades e (4) imunologia dos transplantes.
Estudar os diferentes grupos de parasitas quanto à sistemática, morfologia e patogenia; abordar os aspectos morfológicos básicos para a identificação dos principais helmintos, protozoários e artrópodes parasitas e de vetores; caracterizar os diferentes grupos de parasitas visando à compreensão da biologia, ecologia dos sistemas, epidemiologia, diagnóstico e profilaxia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
553967 - Ademilson Panunto Castelo
 
Programa Resumido
Estudo do sistema imunológico como um megassistema, onde a discriminação entre o que é próprio e não próprio para o organismo propicia o desenvolvimento de inúmeros mecanismos para a manutenção da homeostasia. Ênfase será dada (1) ao desenvolvimento da imunidade adaptativa a partir da imunidade inata, desde o reconhecimento do agente patogênico até a fase efetora e homeostase da resposta imunológica, (2) à imunização e suas implicações para a saúde humana, (3) à geração e aos quadros clínicos das doenças autoimunes e hipersensibilidades e (4) à imunologia dos transplantes.
 
 
 
Programa
1) Introdução – O sistema imunológico, imunidade inata versus imunidade adaptativa;
2) Moléculas, células e tecidos do sistema imunológico;
3) Fases da resposta imunológica adaptativa;
4) Antígenos, estrutura e função de imunoglobulina, estrutura e função das moléculas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC) e do receptor de célula T (TCR);
5) Processamento e apresentação de antígenos, restrição ao MHC próprio e seleção tímica;
6) Ativação de linfócitos T, fase efetora e regulação da resposta imunológica
7) Imunizações e hipersensibilidades
8) Doenças autoimunes e imunologia dos transplantes
9) Definição e conceitos em parasitologia; relações entre os seres vivos; modalidades de parasitismo; tipos de hospedeiros e parasitas; vias de penetração e evolução dos parasitas.
10) Características dos protozoários: morfologia, ciclo biológico e ecologia; relação hospedeiro-parasita protozoários; e protozoários monoxênicos e heteroxênicos.
11) Características dos helmintos: morfologia, ciclo biológico e ecologia; relação hospedeiro-parasita helminto; nematódeos monoxênicos com infecção passiva e ativa; nematódeos heteroxênicos; trematódeos parasitas; e cestódeos parasitas.
12) Características dos artrópodes: morfologia, ciclo biológico e ecologia; relação hospedeiro-parasita; classe Insecta; classe Arachnida.
13) Principais Zoonoses
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas; seminários e discussão em grupo;
Aulas com utilização de vídeos e microcomputadores.
Critério
Provas
Apresentação de seminários
Norma de Recuperação
Uma prova envolvendo todos os conteúdos ministrados.
Data a ser definida de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H. Imunologia celular e molecular. 6a. Ed. Editora Elsevier: Rio de Janeiro, 2008.
ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H. Imunologia básica. 3a. Ed. Editora Elsevier: Rio de Janeiro, 2009.
KINDT, T. J.; GOLDSBY, R. A.; OSBORNE, B. A. Immunology Kuby, 6a Ed. Artmed: Porto Alegre, 2008.
JANEWAY, C.A.; TRAVERS, P.; WALPORT, M.; SHLOMCHIK, M. Imunobiologia: o sistema imune na saúde e na doença. 7a Ed. Artmed: Porto Alegre, 2010.
JANEWAY, C. A.; TRAVERS, P.; WALPORT, M.; SHLOMCHIK, M. Immunobiology: the immune system in health and disease. 5a Ed. Garland Publishing: Nova Iorque, 2001. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2006.
NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 11a Ed. Atheneu: Rio de Janeiro, 2005.
PESSOA, S. B.; MARTINS, A. V. Parasitologia Médica. 12a Ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 1988.
REY, L. Bases da Parasitologia Médica. 3a Ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2010.
REY, L. Parasitologia. 4a Ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2008.
TERR, A. I; STITES, D. P.; PARSLOW, T. G. Imunologia médica. 10a Ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para 5920839

Clique para consultar o oferecimento para 5920839

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP