Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920845 - Biologia Molecular
Molecular Biology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
GERAL: Induzir o aluno ao desenvolvimento da sua potencialidade de pensamento biológico, o entendimento mais íntimo dos processos biológicos, dos fenômenos moleculares em nível de genes e de atividade gênica. Dar uma formação básica de biologia molecular que permita o entendimento mais aprofundado dos processos biológicos. ESPECÍFICOS: Noções básicas sobre a expressão gênica e sua regulação, assim como sobre o impacto nas ciências biológicas do desenvolvimento das técnicas do DNA recombinante: clonagem, PCR, sequenciamento de DNA, análises de genomas, organismos transgênicos, entre outros. Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são desenvolvidas técnicas e tutoriais para enzimas de restrição: tesouras de DNA. Eletroforese em gel: migração de fragmentos de DNA, construção de moléculas de DNA recombinante; reação em cadeia da polimerase: PCR em papel; simulação de uma reação de PCR, analisando as variações genéticas: tipagem de DNA – exercício que simula uma troca de bebês no hospital, além de exercício sobre um caso de paternidade; o caso da faca suja de sangue; debate sobre plantas transgênicas; e extração de DNA de cebola ou morango. A aplicação de modelos para tratar as questões bioéticas não tem sido feita, pois fazia parte da aula sobre o Uso da Biologia Molecular para Diagnósticos Médicos (currículo antigo) e este conteúdo não está mais sendo ministrado no currículo novo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94020 - Maria Helena de Souza Goldman
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta os princípios da biologia molecular e muitas das ferramentas moleculares básicas e das mais modernas. Adicionalmente, apresenta e discute exemplos de uso das ferramentas moleculares para responder perguntas e formular hipóteses nas diversas áreas das Ciências Biológicas.
 
 
 
Programa
1) Um tipo especial de duplicação do DNA: a técnica de PCR; Princípios da Eletroforese; Apresentação de filmes; Realização de exercícios sobre o conteúdo. 2) As enzimas de restrição e as de modificação; Vetores e técnicas de clonagem; Apresentação de filmes; Realização de exercícios teóricos e prática sobre o conteúdo. 3) Southern blot; Impressão digital do DNA (“DNA fingerprinting”) e suas aplicações nas Ciências Biológicas; Apresentação de filmes e a realização de exercícios sobre o conteúdo. 4) Construção de Bibliotecas Genômicas; Preparação de sondas e seleção de clones de interesse; Prática de extração de DNA de cebola e discussão sobre as etapas do protocolo. 5) Sequenciamento de DNA; Análises de genomas; Busca por homologias (programas computacionais e ferramentas de Bioinformática). 6) Construção de Bibliotecas de cDNA; Bibliotecas Subtrativas e Bibliotecas de expressão; Geração de ESTs (etiquetas de seqüências expressas); Métodos de seleção de clones de interesse 7) Ferramentas no Estudo da Expressão Gênica (Northern blot); Análise em larga escala (“microarray”); RT-PCR em tempo real; Construção de genes quiméricos para expressão em organismos transgênicos. 8) Noções sobre genômica estrutural e funcional. Exercício e Seminário. 9) Genes que controlam o desenvolvimento: Exemplos em plantas e animais. Exercício e Seminário. 10) Noções básicas sobre a construção de genes quiméricos para expressão em organismos transgênicos: a obtenção de plantas e animais transgênicos. Debate sobre plantas transgênicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, práticas expositivas, exercícios, seminários e discussão de casos.
Critério
A avaliação final será baseada na média das notas obtidas nas 2 provas (peso 8) e seminários (peso 2).
Norma de Recuperação
Uma prova envolvendo toda a matéria ministrada. Realização: data a ser definida de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
1. Biologia Molecular: Princípios e Técnicas. Cox, Doudna, O’Donnell (2012) Artmed.
2. DNA recombinante: Genes e Genomas. 3ª edição. (2009). Artmed
3. Engenharia Genética e Biotecnologia 2a. Edição. Helen Kreuzer & Adrianne Massey. (2002). Editora Artmed.
4. Molecular Biology and Biotechnology: A guide for teachers and a guide for students. Third Edition. Helen Kreuzer and Adrianne Massey. (2008). ASM Press.
5. Biologia Molecular do Gene 7ª. edição. Watson, Baker, Bell, Gann, Levine, Losick. (2015). Artmed.
6. Biologia Celular e Molecular. 7ª. edição Lodish, Berk, Kaiser, Krieger, Bretscher, Ploegh, Amon, Scott. (2014). Artmed
7. Biologia Molecular da Célula. 5ª. Edição. Alberts, Johson, Lewis, Raff, Roberts & Walter. (2010). Artmed.
8. DNA Science - A First Course. Second Edition. Micklos & Freyer. (2003). CSHL Press.
9. Genetics: From Genes to Genomes (2010 - 4a Edição). Leland Hartwell, Leroy Hood, Michael Goldberg, Ann Reynolds, Lee Silver. (McGraw-Hill Science/Engineering/Math)
10. Cell and Molecular Biology: Concepts and Experiments Seventh Edition. Gerald Karp. (2013).
 

Clique para consultar os requisitos para 5920845

Clique para consultar o oferecimento para 5920845

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP