Geral: Proporcionar aos participantes o aprendizado de métodos de coletas em ecossistemas, visando o dimensionamento de populações e de comunidades, bem como o conhecimento da biodiversidade e avaliação de características abióticas. Tal aprendizado será realizado por meio da integração entre os conhecimentos botânicos, zoológicos, geológicos e ecológicos relacionados aos ecossistemas, estimulando-se a criatividade e o espírito crítico. Específico: - Familiarizar o aluno com o conhecimento necessário para efetuar um levantamento de informações básicas sobre a área e ambientes a serem estudados, sobre a literatura básica de técnicas de coleta e preservação de espécimes da flora e fauna para estudo científico; seleção e preparação de material de coleta; técnicas de observação e descrição de ambientes naturais; coleta e preservação de espécimes no campo; procedimentos básicos de confecção de relatórios científicos sobre estudos faunísticos e florísticos. - Fornecer aos alunos subsídios para que tenham condições de tomar decisões referentes aos métodos mais adequados para avaliações, a curto e longo prazo, de ecossistemas que estarão ou já estão sujeitos a impactos ambientais, a partir de um conhecimento multidisciplinar da biota e de sua relação com o ambiente em que se encontra.
A disciplina proverá fundamentação teórico-prática para atividades de campo importantes para a formação do biólogo, em particular para atividades de estudos sobre biodiversidade aquática.
- Introdução ao trabalho de campo em Biologia; planejamento de uma expedição ao campo, visando entender as particularidades do ambiente e seus organismos; o uso de instrumentos de localização (mapas, cartas topográficas e geográficas, GPS); vias de registro de dados colhidos no campo (cadernos de campo, diários de campo, rótulos e etiquetas); o que anotar e como observar a natureza (incluindo técnicas de documentação fotográfica); aspectos legais envolvidos; caracterização físico-química dos ambientes; levantamento básico de informações gerais sobre a área e ambientes a serem estudados (condições climáticas, vegetação, relevo e hidrografia); introdução aos ambientes marinho, estuarino, manguezal e riachos litorâneos. 1. Amostragens em ecossistemas terrestres e aquáticos: a) Métodos de coleta das associações de riachos, estuário e manguezal, praia arenosa, costão rochoso e áreas de florestas. b) Métodos de avaliação de biodiversidade. 2. Metodologia de amostragem e preparação de coleções a) Equipamentos básicos para coleta e preservação de espécimes. b) Equipamentos para o trabalho de campo: material básico e específico para tarefa. c) Equipamentos básicos de coleta de dados abióticos em ambientes terrestres e aquáticos. d) Métodos de coleta e preservação, no campo, para fins de pesquisa. e) Técnicas de triagem e identificação do material coletado. f) Aspectos geológicos e origem das paisagens. 3. Técnicas de confecção de relatórios. Parte Prática: Amostragens em ambientes naturais; exercícios com dados obtidos no campo.
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