Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920850 - Ecologia Comportamental
Behavioral Ecology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Gerais: A disciplina, a despeito do rótulo, desenvolve-se segundo os conceitos da ecologia comportamental, haja vista que os comportamentos serão, preferencialmente, descritos e interpretados em função dos parâmetros seletivos que os modelaram. Esse tratamento, além de desvincular o tema das interpretações triviais do tipo causa & efeito, oferece a vantagem de preparar o aluno para acompanhar as tendências que apontam para a importância dos conhecimentos relacionados à ecologia comportamental no aperfeiçoamento dos fundamentos que moldaram os conceitos excessivamente gene-centrados do neo-Darwinismo, conforme propalado por um número expressivo e crescente de biólogos. Específicos: (informativos): Os tópicos componentes do programa serão tratados segundo tópicos que visualizem os padrões comportamentais dos animais via genética, ecologia, fisiologia, mecanismos neurais, hormônios, reprodução, vida social, etc. Para contemplar atividades relevantes para a formação do docente, nesta disciplina são analisados o comportamento animal em função da ecologia e da evolução; ecologia comportamental; evolução, adaptação e comportamentos; características e fundamentos das sociedades animais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2338629 - Fabio Santos do Nascimento
 
Programa Resumido
1. O comportamento animal em função da ecologia e da evolução 2. Ecologia comportamental 3. Evolução, adaptação e comportamentos 4. Características e fundamentos das sociedades animais 5. Diversidade comportamental: origem e manutenção 6. Evolução do comportamento social 7. Ecologia comportamental e suas implicações 8. Tópicos especiais
 
 
 
Programa
1. O comportamento animal em função da ecologia e da evolução 2. Ecologia comportamental 3. Evolução, adaptação e comportamentos 4. Características e fundamentos das sociedades animais 5. Diversidade comportamental: origem e manutenção 6. Evolução do comportamento social 7. Ecologia comportamental e suas implicações 8. Tópicos especiais
 
 
 
Avaliação
     
Método
-Aulas teóricas compactas (aprox. 50 min). -Estudos dirigidos baseados na leitura de textos representativos do programa. -Seminários e discussões. -Atividades práticas (preferencialmente, fora do período de aulas). - Atividade prática na forma de excursão didática, afim de consolidar conhecimentos discutidos em sala de aula.
Critério
Vários testes (peso 1) após o término de tópicos específicos; 02 provas, sendo uma parcial (peso 1) na parte média do curso; e uma geral (peso 2) após o término do programa da disciplina.
Norma de Recuperação
Prova dissertativa com 04 questões escolhidas dentre os principais tópicos da disciplina. A data será definida de acordo com o calendário escolar da USP.
 
Bibliografia
     
 Alcock, J. 2005. Animal behavior. Sinauer Assoc. Inc., 8 th. edition
 Dawkins, M. S. 1989. Explicando o comportamento animal. Ed. Manole Ltda.
 Eibl-Eisbesfeldt, I. 1974. Etologia. Introducción al estudio comparado del comportamiento. Ed. Omega
 Grier, J.W. & T. Burk, 1992. Biology of animal behavior. Mosby Year Book.
 Jablonka, E. & M. J. Lamb. 2005. Evolution in four dimensions. MIT Press Cambridge.
 Krebs, J.R. & N. B. Davies, 1996. Introdução à ecologia comportamental. Ed. Atheneu.
 West-Eberhard, M. J. 2005. Developmental plasticity and evolution. Oxford Univ. Press.
 

Clique para consultar os requisitos para 5920850

Clique para consultar o oferecimento para 5920850

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP