Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920861 - Biologia, Arte e Cultura
Biology, Art and Culture

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Gerais 
A disciplina pretende estimular a integração das diversas áreas de conhecimento abordadas ao longo do curso de graduação em Ciências Biológicas na investigação de um tema no qual a Biologia faça uma intersecção com outras áreas da arte e da cultura. 
Objetivos Específicos
Estimular a reflexão das ciências biológicas com as artes. Produzir um seminário no qual a Biologia e Arte estejam integrados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2095484 - Marcelo Pereira
1446458 - Marcelo Tadeu Motokane
 
Programa Resumido
Biologia e as artes: diferentes percursos; Interfaces entre a biologia e a arte: cientistas-artistas e artistas-cientistas; Interação biologia e arte na escola; biologia e arte: possibilidades de ensinar e aprender.
 
 
 
Programa
Biologia e Arte: aproximações e diferenças. Artista e cientistas: reflexões e produções. Conhecendo um novo campo de produção de conhecimento: a ArteCiência. A produção em ArteCiência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os grupos de alunos serão constituídos na primeira aula, quando também ocorrerá a escolha do tema por cada grupo. Na aula seguinte o formato dos seminários será detalhado, juntamente com uma discussão dos conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e integração dos conteúdos. Ao longo do semestre os grupos de alunos serão “tutoriados” na confecção dos seminários, que devem ter duração em torno de 30 a 40 minutos e serão apresentados nas últimas seis semanas do curso. Atividades de Extensão: 10h - A disciplina pretende estimular a integração das diversas áreas de conhecimento abordadas ao longo do curso de graduação em Ciências Biológicas na investigação de um tema no qual a Biologia faça uma intersecção com outras áreas da arte e da cultura, levando à reflexão das ciências biológicas com as artes (diferentes percursos; Interfaces entre a biologia e a arte: cientistas-artistas e artistas-cientistas; Interação biologia e arte na escola; biologia e arte: possibilidades de ensinar e aprender). É produzido um seminário, que é apresentado tanto para os alunos do curso, como para a comunidade do Campus e das escolas da rede pública.
Critério
Método A avaliação tem caráter formativo e terá supervisão para a produção de seminários. Critério Texto – peso 3 Apresentação do seminário – peso 5 Apresentação prévia – peso 1
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
•	Andrade, Maria Margarida de; Henriques,Antonio - Língua Portuguesa - Noções Básicas Para Cursos Superiores - 9ª Ed. , Atlas, 2010 (Cód: 2856589)
•	ARAÚJO-JORGE, T.C. (org.) Ciência e Arte: encontros e sintonias. Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2004. 
•	ARAÚJO-JORGE, T.C., MEIRELLES R.M.S., LUZ M.R.M.P., VIEIRA G.J., KAMEL C.L., GROSSMAN E. CAMPOS M.V., FIGUEIRA-OLIVEIRA D., DE LA ROCQUE L. Ciência e arte como linha de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz. Memórias do Simpósio Ciência e Arte de 2006, 2007: 71-76.
•	BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. 
•	INEP. RELATÓRIO DO SEGUNDO CICLO DE MONITORAMENTO DAS METAS DO PNE 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes 
•	INEP. RELATÓRIO SAEB-ANA 2016 PANORAMA DO BRASIL E DOS ESTADOS. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes 
•	Literatura discutida e construída ao longo do curso. SÃO PAULO (ESTADO). Proposta curricular do Estado de São Paulo: SEE/SP. 2008.
•	ROOT-BERNSTEIN, R., ROOT-BERNSTEIN, M. Centelhas de Gênios: Como pensam as pessoas mais criativas do mundo. São Paulo: Nobel, 2001.
•	ROOT-BERNSTEIN, R., ROOT-BERNSTEIN, M., SILER, T., BROWN, A., SNELSON, K., “ArtScience: Integrative Collaboration to Create a Sustainable Future” in LEONARDO, Vol. 44, No. 3, p 192, Cambridge: MIT Press, 2011.
•	ZAMBONI, S. A pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência.Campinas: Autores Associados, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para 5920861

Clique para consultar o oferecimento para 5920861

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP