Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920861 - Seminários Integrados de Biologia II
Integrated Seminars in Biology II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação: 14/07/2022

Objetivos
A disciplina pretende estimular a integração das diversas áreas de conhecimento abordadas ao longo do curso de graduação em Ciências Biológicas na investigação de um tema no qual a Biologia faça uma intersecção com outras áreas do conhecimento.

Objetivos Específicos
Cada grupo de alunos escolherá um assunto geral no qual a Biologia contribua com outra área do conhecimento e preparará um seminário ao longo do semestre utilizando. A disciplina pretende estimular a integração de grandes áreas do Curso de Ciências Biológicas na investigação de um tema, promovendo uma visão ampliada das interfaces do conhecimento biológico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2095484 - Marcelo Pereira
1446458 - Marcelo Tadeu Motokane
 
Programa Resumido
- Levantamento de problemas de interface da Biologia com outras áreas do conhecimento.
- Estratégias de Comunicação
- As características do conhecimento biológico
 
 
 
Programa
Os seminários serão preparados integrando a Biologia com outras áreas do conhecimento tais como Artes, Sociologia, Antropologia, Educação, História, Engenharia, Filosofia, Economia, Direito entre outras.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os grupos de alunos serão constituídos na primeira aula, quando também ocorrerá a escolha do tema por cada grupo. Na aula seguinte o formato dos seminários será detalhado, juntamente com uma discussão dos conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e integração dos conteúdos. Ao longo do semestre os grupos de alunos serão “tutoriados” na confecção dos seminários, que devem ter duração em torno de 30 a 40 minutos e serão apresentados nas últimas seis semanas do curso. Atividades de Extensão: 10h - A disciplina pretende estimular a integração das diversas áreas de conhecimento abordadas ao longo do curso de graduação em Ciências Biológicas na investigação de um tema no qual a Biologia faça uma intersecção com outras áreas da arte e da cultura, levando à reflexão das ciências biológicas com as artes (diferentes percursos; Interfaces entre a biologia e a arte: cientistas-artistas e artistas-cientistas; Interação biologia e arte na escola; biologia e arte: possibilidades de ensinar e aprender). É produzido um seminário, que é apresentado tanto para os alunos do curso, como para a comunidade do Campus e das escolas da rede pública.
Critério
Método A avaliação tem caráter formativo e terá supervisão para a produção de seminários. Critério Texto – peso 3 Apresentação do seminário – peso 5 Apresentação prévia – peso 1
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
•	Andrade, Maria Margarida de; Henriques,Antonio - Língua Portuguesa - Noções Básicas Para Cursos Superiores - 9ª Ed. , Atlas, 2010 (Cód: 2856589)
•	ARAÚJO-JORGE, T.C. (org.) Ciência e Arte: encontros e sintonias. Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2004. 
•	ARAÚJO-JORGE, T.C., MEIRELLES R.M.S., LUZ M.R.M.P., VIEIRA G.J., KAMEL C.L., GROSSMAN E. CAMPOS M.V., FIGUEIRA-OLIVEIRA D., DE LA ROCQUE L. Ciência e arte como linha de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz. Memórias do Simpósio Ciência e Arte de 2006, 2007: 71-76.
•	BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. 
•	INEP. RELATÓRIO DO SEGUNDO CICLO DE MONITORAMENTO DAS METAS DO PNE 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes 
•	INEP. RELATÓRIO SAEB-ANA 2016 PANORAMA DO BRASIL E DOS ESTADOS. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes 
•	Literatura discutida e construída ao longo do curso. SÃO PAULO (ESTADO). Proposta curricular do Estado de São Paulo: SEE/SP. 2008.
•	ROOT-BERNSTEIN, R., ROOT-BERNSTEIN, M. Centelhas de Gênios: Como pensam as pessoas mais criativas do mundo. São Paulo: Nobel, 2001.
•	ROOT-BERNSTEIN, R., ROOT-BERNSTEIN, M., SILER, T., BROWN, A., SNELSON, K., “ArtScience: Integrative Collaboration to Create a Sustainable Future” in LEONARDO, Vol. 44, No. 3, p 192, Cambridge: MIT Press, 2011.
•	ZAMBONI, S. A pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência.Campinas: Autores Associados, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para 5920861

Clique para consultar o oferecimento para 5920861

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP