A disciplina pretende estimular a integração das diversas áreas de conhecimento abordadas ao longo do curso de graduação em Ciências Biológicas na investigação de um tema no qual a Biologia faça uma intersecção com outras áreas do conhecimento. Objetivos Específicos Cada grupo de alunos escolherá um assunto geral no qual a Biologia contribua com outra área do conhecimento e preparará um seminário ao longo do semestre utilizando. A disciplina pretende estimular a integração de grandes áreas do Curso de Ciências Biológicas na investigação de um tema, promovendo uma visão ampliada das interfaces do conhecimento biológico.
- Levantamento de problemas de interface da Biologia com outras áreas do conhecimento. - Estratégias de Comunicação - As características do conhecimento biológico
Os seminários serão preparados integrando a Biologia com outras áreas do conhecimento tais como Artes, Sociologia, Antropologia, Educação, História, Engenharia, Filosofia, Economia, Direito entre outras.
• Andrade, Maria Margarida de; Henriques,Antonio - Língua Portuguesa - Noções Básicas Para Cursos Superiores - 9ª Ed. , Atlas, 2010 (Cód: 2856589) • ARAÚJO-JORGE, T.C. (org.) Ciência e Arte: encontros e sintonias. Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2004. • ARAÚJO-JORGE, T.C., MEIRELLES R.M.S., LUZ M.R.M.P., VIEIRA G.J., KAMEL C.L., GROSSMAN E. CAMPOS M.V., FIGUEIRA-OLIVEIRA D., DE LA ROCQUE L. Ciência e arte como linha de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz. Memórias do Simpósio Ciência e Arte de 2006, 2007: 71-76. • BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. • INEP. RELATÓRIO DO SEGUNDO CICLO DE MONITORAMENTO DAS METAS DO PNE 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes • INEP. RELATÓRIO SAEB-ANA 2016 PANORAMA DO BRASIL E DOS ESTADOS. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes • Literatura discutida e construída ao longo do curso. SÃO PAULO (ESTADO). Proposta curricular do Estado de São Paulo: SEE/SP. 2008. • ROOT-BERNSTEIN, R., ROOT-BERNSTEIN, M. Centelhas de Gênios: Como pensam as pessoas mais criativas do mundo. São Paulo: Nobel, 2001. • ROOT-BERNSTEIN, R., ROOT-BERNSTEIN, M., SILER, T., BROWN, A., SNELSON, K., “ArtScience: Integrative Collaboration to Create a Sustainable Future” in LEONARDO, Vol. 44, No. 3, p 192, Cambridge: MIT Press, 2011. • ZAMBONI, S. A pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência.Campinas: Autores Associados, 2006.