Aplicar os conhecimentos básicos de sustentabilidade na análise para o uso e gestão do território sob ponto de vista ambiental.
A disciplina aborda temas e conceitos sobre análise ambiental e o planejamento de uso da terra, zoneamento ambiental, instrumentos de Política Ambiental e suas interfaces e os instrumentos ambientais de suporte à tomada de decisão na área ambiental
- Importância do conhecimento da base de suporte territorial para o planejamento do uso das terras e tomada de decisão na escolha de alternativas de localização das atividades humanas. - Instrumentos de suporte a tomada de decisão aplicada ao uso do solo rural: sistema de classificação das terras pelo método de capacidade de uso; sistema de classificação conforme aptidão agrícola das terras. - Zoneamento Ambiental: conceito; histórico; normas brasileiras sobre o tema; diferentes abordagens para o instrumento; experiências desenvolvidas no Brasil (Zoneamento Ecológico-Econômico, Zoneamento Costeiro e outros com enfoque ambiental).
Ferreira, L. C. (1998). A questão ambiental: sustentabilidade e políticas públicas no Brasil. Jinkings Ed. Assoc. Brasil. (2003). Diretrizes metodológicas para o Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente.Lepsch, Igo F. (1991). Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no Sistema de Capacidade de Uso. Campinas: SBCS. Santos, Rozely F. (2004). Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos.Silva, João S. V.; Santos, Rozely F. (2004). Zoneamento para planejamento ambiental: vantagens e restrições de métodos e técnicas. Cadernos de Ciência e Tecnologia, v. 21, n. 2, p. 221-263, maio-agosto.Lima, André (2006). Zoneamento ecológico-econômico: à luz dos direitos socioambientais. Juruá Editora.Legislação pertinente.