Apresentar os conceitos básicos de poluição da água, solo e ar. Compreender a importância e extensão dos problemas de poluição e contaminação ambientais, destacando causas efeitos sobre o meio ambiente. Apresentar as técnicas e metodologias para análise de parâmetros de interesse ambiental. Realizar análises em laboratório e interpretar os resultados obtidos.
A finalidade da disciplina é apresentar e discutir temas associados ao saneamento ambiental e as interfaces com impacto ambiental; poluição do ar, da água e do solo; técnicas de tratamento de efluentes; ações mitigadoras e monitoramento ambiental aplicadas em saneamento ambiental.
Qualidade ambiental. Poluentes e contaminantes. Poluentes conservativos e não conservativos e seus efeitos. Critérios e padrões de qualidade. Legislação específica. Critérios e padrões de emissão. Enquadramento e classificação do recurso natural em função do uso. Poluição dos ambientes naturais: água, ar e solo. Controle: indicação dos principais processos de controle. Apresentação das técnicas de análise químicas em água, ar e solo e de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Poluição da água. Caracterização física, química e biológica dos poluentes. Quantificação de vazão. Carga orgânica. Legislação sobre qualidade da água e padrões de emissão. Poluição difusa. Código Florestal. Medidas preventivas e mitigadoras em áreas rural e urbana no tocante a saneamento básico. Prevenção e minimização de poluição. Mitigação de impactos causados por poluição da água. Processos biológicos. Processos físico-químicos. Reuso de água. Critérios para escolha de processos para tratamento de esgoto. ETE. Saneamento básico: água, esgoto e resíduos sólidos.
BRAGA, Benedito et al. (2006). Introdução à Engenharia Ambiental. Prentice Hall, SP.DERISIO, José Carlos – Introdução ao controle de poluição ambiental. 2 ed. Signus Editora, 2000.MOTA, Suetônio – Introdução à engenharia ambiental. ABES, Rio de Janeiro, RJ, 1997.