Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920866 - Ecologia de Paisagens
Landscape Ecology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Introduzir os conceitos básicos, os principais métodos e aplicações da ecologia da paisagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
325041 - Danilo Boscolo
 
Programa Resumido
Apresentar conceitos sobre ecologia de paisagem; Abordar conceitos sobre padrões e processos ecológicos e seus efeitos e causas na paisagem; Fornecer elementos para compreensão da importância do dimensionamento da escala na análise da paisagem, envolvendo tanto aspectos espaciais quanto temporais e suas implicações em relação ao planejamento ambiental; Apresentar métodos em Ecologia de Paisagem envolvendo ferramentas de sistemas de informação geográfica; Dimensionar suas aplicações para estudo de mosaicos da paisagem, modificações antrópicas e conservação e planejamento de paisagens.
1. Introdução a Ecologia de Paisagem: definições, conceitos, o que é paisagem, descrição da paisagem e paisagens cognitivas;
2. Padrões, processos e escalas em paisagens: tipos de escalas em paisagem (espacial e temporal), trocas e percepção de escalas, importância dos parâmetros em diferentes escalas, tamanho de grão e escala, exemplos de escalas em paisagem.
3. Processos em Paisagens: Perturbação, Fragmentação, Conectividade, Corredores e Matrizes, movimentação na paisagem.
4. Análise do padrão de paisagens: Uso e aplicação de métricas de paisagens nos níveis de manchas, classes e paisagens; cálculo de distâncias, áreas, medidas de fragmentação e conectividade, diverside, etc...
5. Dinâmica de Paisagem: impactos humanos, perturbações, intensificação da agricultura, fogo, desmatamento, exemplos de variações no padrão da paisagem.
12. Princípios da conservação e planejamento de paisagens
 
 
 
Programa
Introdução à ecologia da paisagem: histórico, conceitos básicos, objetivos, escalas e tipos de abordagem. Estrutura da paisagem: conceitos de patches, corredores, matriz. Noções de efeito de borda, fragmentação, conectividade e permeabilidade. Métodos de análise da estrutura da paisagem: abordagens estruturais e estatísticas. Noção de escala. Cálculo e significado de índices de fragmentação, isolamento, conectividade, permeabilidade, complexidade de bordas e diversidade da paisagem. Influência da estrutura da paisagem sobre fluxos abióticos e bióticos. Noções de dinâmica de metapopulações. Dinâmica da paisagem: processos naturais e antrópicos de transformação da paisagem. Métodos de análise da dinâmica da paisagem: matrizes de transição, principais tipos de modelos. Utilização dos conceitos de Ecologia de Paisagens em conservação e planejamento ambiental e territorial.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com auxílio audio visual, estudos dirigidos através de métodos de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), discussão dos conteúdos de textos e seminários. Trabalhos de campo seguidos de trabalhos em ambiente computacional com o uso de aplicativos específicos de geoprocessamento e análise e planejamento de paisagens.
Critério
Média dos trabalhos e seminários: peso 3 Participação das discussões em sala: peso 1
Norma de Recuperação
Uma prova ou trabalho prático sobre todo o conteúdo da disciplina, em data a ser definida de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
Forman, R. T. T., e M. Godron. 1981. Patches and structural components for a landscape ecology. BioScience 31:733-740.
Forman, R. T. T. 1983. An ecology of the landscape. BioScience 33:535.
Forman, R.T.T. 1995. Land mosaics: the ecology of landscapes and regions. Cambridge University Press, Cambridge.
Forman, R.T.T. & Godron, M. 1986. Landscape ecology. Wiley & Sons Ed., New York.
MacArthur, R. H. e E. O. Wilson. 1967. The theory of island biogeography. Princeton University Press, Princeton, New Jersey, USA.
Naveh, Z. & Lieberman, A.S. 1984. Landscape ecology. Theory and application. Springer-Verlag Ed., Munchen.
Picket, S. T. A. e M. L.Cardenasso. 1995. Landscape ecology: spatial heterogeneity in ecological systems. Science 269:331-334.
Pulliam, H. R. 1988. Sources, sinks and population regulation. American Naturalist 132:652-661
Turner, M. G. 1989. Landscape ecology: the effect of pattern on process. Annual Review of Ecology and Systematics 20:171-197
 

Clique para consultar os requisitos para 5920866

Clique para consultar o oferecimento para 5920866

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP