Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920868 - Certificação Ambiental
Environmental Certification

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
A sustentabilidade dos recursos florestais e o conceito de manejo florestal sustentável (MFS) impõem o atendimento simultâneo de aspirações ambientais, econômicas e da comunidade. O objetivo deste curso é prover os meios para aumentar os conhecimentos dos alunos sobre os processos florestais de certificação e de normatização ambiental.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3624954 - Adriano Garcia Chiarello
 
Programa Resumido
A disciplina contempla temas relativos à certificação ambiental, com ênfase em florestal e agrícola, normatização ambiental, comportamento do mercado e a certificação ambiental, bem como apresentar e discutir as principais certificações na área ambiental.
 
 
 
Programa
Recomendações florestais e padrões ambientais adequados. Rotulagem e certificação de cadeias de custódia. Formação de certificadores. Florestas e plantios florestais. Certificação: Introdução à certificação da sustentabilidade de planos de manejo florestal - conceitos e terminologia; Auditagem e auditores - tarefas e qualificações; Técnicas de auditagem - entrevistas, definição de escopo, registro de notas; Procedimentos de auditagem - planejamento de atividades, condução dos levantamentos, avaliação e redação de relatórios; Análise dos padrões definidos pela FSC - Forest Stewardship Council. Consulta a todos as partes envolvidas - importância; Redação de relatórios. Estudos de caso também para compreender melhor o processo de certificação florestal. Certificação agrícola. As auditorias ambientais. O papel da sociedade civil e impactos, benefícios e desafios de sistemas de certificação para o desenvolvimento sustentável. A série ISO 14000 e os padrões internacionais sobre gestão ambiental.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com auxílio audiovisual, estudos dirigidos, discussão dos conteúdos dos textos e seminários. Trabalho de campo.
Critério
Média dos trabalhos e seminários: peso 1
Média das provas: peso 2
Norma de Recuperação
Uma prova com todo o conteúdo da disciplina, em data a ser definida de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
Imaflora. 2002. Padrão Smartwood para Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros http://www.imaflora.org/certificacao/pcf/Diretrizes_Genericas_PFNM.zip
Imaflora (2001) Padrão Smartwood para Cadeia de Custódia http://www.imaflora.org/certficacao/pcf/Padroes_SW_COC.zip
Imaflora (2002) Diretrizes gerais para a avaliação do manejo florestal no Brasil. http://www.imaflora.org/certficacao/pcf/diretrizes.htm
FSC (2003) Padrão de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNMs) em Remanescentes de Mata Atlântica (Versão 5.0) (http://www.imaflora.org/certficacao/pcf/PADROES_FSC _Brasil_ PFNM_ Mata_Atlantica_5.0.zip)
FSC (2003) Padrão FSC para o manejo de plantações florestais no Brasil. http://www.imaflora.org/certficacao/pcf/padroes_fsc_brasil_plantacoes_v8.zip
Moreira,M.S. (2001) Estratégia e implantação de sistema de gestão ambiental modelo ISSO 14000. 286p.
Moura, L.A.A. (2002) Qualidade e gestão ambiental: sugestões para implantação das normas ISSO 14000. 331p.
RAS (2005) Norma para Agricultura Sostenible. New York, Rainfforest Alliance.
Shanley, P.: Pierce, A.; Laird, S. (2006). Além da Madeira: a certificação de produtos florestais não-madeireiros. Belém, CIFOR.
Valle, C.E. (1995). Qualidade Ambiental: o desafio de ser competitivo protegendo o meio ambiente: como se preparar para normas ISO 14000, 117p.
WWF. (2000). Tourism Certification: an analysis of Green Globe 21 and other tourism certification programs. London, WWF-UK.
 

Clique para consultar os requisitos para 5920868

Clique para consultar o oferecimento para 5920868

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP