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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920876 - Biologia do Desenvolvimento
Developmental Biology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Propiciar aos alunos o entendimento da embriogênese e do desenvolvimento pós-embrionário em suas diversas etapas em espécies-modelo de insetos, equinodermos, anfíbios e aves. Específico: Colocar os alunos em contato com os aspectos moleculares, celulares e anatômicos que regem o desenvolvimento animal a partir de uma única célula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2084634 - Marcia Maria Gentile Bitondi
72039 - Zila Luz Paulino Simoes
 
Programa Resumido
Os aspectos moleculares e celulares que regem o desenvolvimento animal a partir de uma única célula inicial, isto é, o ovo fecundado ou zigoto, serão enfocados na disciplina Biologia do Desenvolvimento que abordará os ciclos de vida e os padrões corporais de representantes de táxons animais.
 
 
 
Programa
A disciplina será ministrada em forma de aulas teóricas (T) e práticas (P), incluindo o estudo de preparações permanentes de embriões de diferentes animais. O conteúdo programático está relacionado abaixo: 1) Ciclos de vida e evolução dos padrões de desenvolvimento. Os estágios do desenvolvimento animal Multicelularidade: a evolução da diferenciação e morfogênese de protostômios e deuterostômios. 2) Desenvolvimento inicial de insetos. Drosophila melanogaster: modelo para a embriogênese de insetos? Clivagem e gastrulação. 3) Desenvolvimento inicial de ouriço–do-mar e anfíbios. 4) Metamorfose.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas auxiliadas por recursos áudio-visuais, seminários, aulas práticas para exame de preparações permanentes e de material vivo sob microscópios ópticos e estereoscópicos.
Critério
A média ponderada final será deduzida das notas de avaliação de duas provas teóricas, PT1 e PT2, (ambas com peso 2) e da média aritmética dos relatórios de aulas práticas e trabalhos (R). Será aprovado o aluno com nota final superior ou igual a 5,0. Média final = PT1(2)+PT2(2)+R/5 maior ou igual a 5,0
Norma de Recuperação
O exame de recuperação será realizado em data definida no calendário escolar da USP e constará de uma avaliação escrita sobre o conteúdo programático total da disciplina. Serão aprovados os alunos com nota superior ou igual a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
Bard, J. (1994) Embryos – Color Atlas of Development . Wolfe Publishing, London, England. Browder, L., Erickson, C. A., Jeffery, W. R. (1991) Developmental Biology. Saunders College Publishing, 3rd ed., London, England.. Gilbert, S. F., Barresi, M. J. F. (2016) Developmental Biology. Sinauer Associates, Inc., Massachusetts, USA, 11th edition. Hausen P., Riebesell M. (1991). The early development of Xenopus laevis. An atlas of the histology. Springer Verlag, Heidelberg, Germany. Mathews, W. W., Schoenwolf G.C.(1998) Atlas of descriptive embryology. Prentice Hall, New Jersey, USA, 5th edition. Wolpert L., Beddington R., Brockes J., Jessel T., Lawrence P., Meyeroxitz E. (2000). Princípios de Biologia do Desenvolvimento. Editora Artmed, Porto Alegre, Brasil. Periódicos especializados da área: Development, Developmental Biology, Bioassays, Genes and Development, Nature, Science, etc
 

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