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Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920877 - Tópicos Avançados em Zoologia
Advanced Topics in Zoology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina terá uma fundamentação teórico-prática adequado para aprofundar os conhecimentos sobre a morfologia, sistemática e biologia dos táxons de invertebrados abordados no ciclo básico. Em princípio, crustáaceos, com foco nos Pancrustacea - Malacostraca - Decapoda, serão utilizados como modelo de estudo, enfatizando sua organização e funcionamento em diversos níveis, as relações filogenéticas entre seus grupos, a seus padrões de distribuição e a suas relações com o ambiente.
Geral: Fornecer subsídios para que os alunos possam aprofundar seu conhecimento no táxon modelo e nas relações entre eles, associando sua biologia, ecologia e anatomia ao meio em que os animais vivem e enfocando as suas relações filéticas.
Específico: Espera-se que os estudantes alcancem formação para utilizar tal conhecimento na linha de atuação onde desenvolverão seus projetos de monografia. Em particular que possam compreender as características dos principais órgãos e associar as funções de cada um à biologia do animal e entender o contexto evolutivo e filogenético.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90627 - Fernando Luis Medina Mantelatto
 
Programa Resumido
A disciplina proverá fundamentação teórico-prática focada nos  PanCrustacea, Malacostraca, Decapoda. Para tanto serão abordados tópicos referentes à biologia, ecologia, morfologia e sistemática dos principais representantes destes grupos-alvo. Pretende-se utilizar os Decapoda como modelo de estudo para sedimentar os conceitos.
 
 
 
Programa
1. Introdução geral à Zoologia e Relações entre os grandes grupos.
2. PanCrustacea, Malacostraca, Decapoda: Biologia, plano-básico, morfologia, reprodução, aspectos populacionais, diversidade, classificação e considerações filogenéticas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas semanais constarão, em cada período, de aula teórica e aula prática. Aula expositiva: recursos audiovisuais (filmes, slides) e discussão. Aula prática: observação e análise de animais vivos ou fixados, inteiros ou em partes, preparados em lâminas, sob lupa ou microscópio. Excursão didática de Campo. Roteiro distribuído no início de cada aula. No final de cada aula, o aluno deverá entregar um protocolo com os desenhos (esquemas) e/ou questões a serem respondidas, que serão corrigidos e aos quais será atribuída nota (= nota de relatório).
Critério
MF = (MRF x 3)+(NA x 2)/5 NA = Nota das Atividades NRF = Nota Relatório Final MF = Média Final Aprovação: MF = ou > 5,0
Norma de Recuperação
Uma prova teórico prática, envolvendo toda a matéria lecionada no transcorrer do semestre letivo. Realização: na primeira semana após o término do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
	BARNES, R.D. 1984. Zoologia dos Invertebrados. Livraria Roca, São Paulo. 1179 p. 
	BARNES, R.S.K.; P. CALOW & P.S.W. OLIVE. 1995. Os Invertebrados: uma nova síntese. 2ª Ed. Traduzida. Atheneu Editora São Paulo. 526 p. 
	BRUSCA, R. & G. BRUSCA. 2003. Invertebrates. 2nd Edition, Sinauer Associates, Inc Publishers, Sunderland, Mass. 936 p. 
	BRUSCA, R. & G. BRUSCA. 2007. Invertebrados. 2a Edição, Sinauer Associates. Traduzido Editora Guanabara Koogan S.A., 968 p. 
	BRUSCA, R.; MOORE, W. & S.M. SHUSTER. 2016. Invertebrates. 3rd Edition, Sinauer Associates, Inc. 1104 p.
	FRANSOZO, A. & M.L. NEGREIROS-FRANSOZO. 2016. Zoologia dos Invertebrados. Grupo Editorial Nacional/Editora Roca. 661 p.
	HICKMAN, C.P. Jr.; ROBERTS, L.S.; KEEN, S.L.; EISENHOUR, D.J.; LARSON, A. & H.I’ANSON. 2016. Princípios integrados de Zoologia. 16a Ed. Traduzida. Grupo Editorial Nacional/Editora Guanabara Koogan. 937 p.
	HYMAN, L.H. 1940. The Invertebrates: Protozoa through Ctenophora. Vol. 1. McGraw-Hill NY. p. 365 - 696. 
	HYMAN, L.H. 1951. The Invertebrates: Platyhelminthes and Rhynchocoely. Vol. 2. McGraw-Hill NY. p. 52 - 219. 
	KAESTNER, A. 1967. The Invertebrates. Vol. 1. 597p + X. 
	MEGLITSCH, P.A. 1972. Invertebrates Zoology. 2ª Ed. 
	RIBEIRO-COSTA, C.S. & R.M. ROCHA. 2006. Invertebrados – Manual de aulas práticas. Série Manuais Práticos em Biologia 3, Editora Holos, , 2ª Edição, 271 Pp. 
	RUPPERT, E.E. & R.D. BARNES. 1996. Zoologia dos Invertebrados. 6a Ed. Livraria Roca. 1029 p. 
	RUPPERT, E.E.; FOX, R.S. & R.D. BARNES. 2005. Zoologia dos Invertebrados. Uma Abordagem Funcional-evolutiva. 7ª ed. Editora Roca, São Paulo. 1145 p 
	RUSSEL-HUNTER, W.D. 1969. Uma biologia dos Invertebrados Inferiores. EDUSP e POLÍGONO, São Paulo. 236p. 
	SHERMAN, I.W. & V.G. SHERMAN. 1970. The Invertebrates: function and form. The MacMillan Company. 304 p. 
	STORER, T.I. & R.L. UNSINGER. 1983. Zoologia Geral. Companhia Editora Nacional e EDUSP, São Paulo. 
	VILLEE, C.A.; W.F. WALKER, Jr. & R.D. BARNES. 1984. Zoologia Geral. 6a Ed. Editora Guanabara. 683 p. 16
 

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