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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920952 - Biologia e Educação
Biology and Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 20 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Objetivos Gerais – A disciplina pretende que o aluno desenvolva uma visão ampla da educação científica. Para isso, é necessário compreender os objetivos da educação e da educação científica, a função da educação científica na sociedade, a importância do conhecimento biológico para o cidadão e o papel da escola e de outros espaços educativos para a formação de um cidadão crítico.
Objetivos Específicos - conhecer a função social do professor e da escola,
- compreender a relação entre educação, ciência e cultura,
- entender o que é a alfabetização científica e suas implicações para o ensino de ciências e biologia
- conhecer o ensino por investigação como uma abordagem didática para o ensino de ciências e biologia
- compreender como o ensino de ciências e biologia pode contribuir para o combate ao racismo e valorização da diversidade étnico-racial.
- compreender como o ensino de ciências e biologia pode contribuir para equidade de gênero.
- entender as relações entre o ensino de ciências e biologia e a educação para o campo.
- conhecer as principais questões emergentes sobre a inclusão no ensino de ciências e biologia.
Para contemplar atividades relevantes para a formação do docente, nesta disciplina é realizada uma análise sobre os documentos e materiais pedagógicos utilizados pelas escolas campo de estágio e suas relações com os conteúdos da disciplina
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2095484 - Marcelo Pereira
1446458 - Marcelo Tadeu Motokane
 
Programa Resumido
A função do biólogo na sociedade.
A função social do professor e da escola.
Ideologias e educação.
A sociedade atual e a educação científica no atual modelo econômico.
O papel da ciência na formação humana.
A alfabetização científica
O ensino de ciências e biologia por investigação
Relações étnico raciais e o ensino de ciências e biologia
A educação para o campo e o ensino de ciências e biologia
A inclusão e o ensino de ciências e biologia
Gênero e o ensino de ciências e biologia
Cidadania e o ensino de ciências e biologia
 
 
 
Programa
Aula 1. A função da educação
Aula 2. A função social da escola e do professor.
Aula 3. A importância da biologia para o cidadão
Aula 4. Relações étnico raciais e o ensino de ciências e biologia -  parte 1
Aula 5. Relações étnico raciais e o ensino de ciências e biologia -  parte 2
Aula 6. A educação para o campo e o ensino de ciências e biologia
Aula 7. Inclusão e o ensino de ciências e biologia
Aula 8. O estágio supervisionado 
Aula 9. A alfabetização científica – parte 1
Aula 10. A alfabetização científica – parte 2
Aula 11. O ensino de ciências e biologia por investigação – parte 1
Aula 12. O ensino de ciências e biologia por investigação – parte 2
Aula 13. A escola e o ensino de ciências e biologia – parte 1
Aula 14. A escola e o ensino de ciências e biologia – parte 2
Aula 15. Partilha sobre o estágio e avaliação do curso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Discussões em grupos. Leitura de textos. Produção de textos. Observação.
Critério
Relatório do estágio (peso 3), supervisão de estágio (peso 3) e textos produzidos em aula (peso 3), autoavaliação (peso 1)
Norma de Recuperação
Não há recuperação (pois será uma disciplina que contém estágio)
 
Bibliografia
     
	BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Dispõe sobre a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 10 de jan. de 2003. 
	BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno/Distrito Federal. Parecer nº 3, de 10 de março de 2004. Propõe Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial [da] União, Brasília, 19 maio de 2004a. 
	BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno/Distrito Federal. Resolução nº 1, de 17 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial [da] União, Brasília, 22 jun. de 2004b.
	BRASIL. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2013.
	CARVALHO, A.M.P. - O ensino de ciências e a proposição de sequências didáticas investigativas.IN: Ensino de Ciências por Investigação, condições para implementação em sala de aula. Cap.1 . São Paulo: Cengage Learning, 2013
	FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Paz e Terra, São Paulo. 1996.
	GUSDORF, G. Professores para quê? Para uma Pedagogia da Pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
	PEDASTE, M et al. - Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review 14 (2015) 47–61
	PINHEIRO, B.C.S. - Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 329-344. 2019.
	SASSERON, L.H. e CARVALHO, A.M.P. - Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: A Proposição e a Procura de Indicadores do Processo. Investigações em Ensino de Ciências – V13(3), pp.333-352, 2008.
	SASSERON, L.H. e CARVALHO, A.M.P. – Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica.  Revista IENCI. V16, n1, p 59-77. 2011.
	SILVA, F.N.S.; LIMA, L.R.F.C.; MORADILLO, E.F.& MASSENA, E.P. Educação do campo e ensino de ciências no Brasil: uma revisão dos últimos dez anos. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 221-239, jan./abr. 2019 
	VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p.705-718, set./dez. 2010.
 

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