Objetivos Gerais – A disciplina pretende que o aluno desenvolva uma visão ampla da educação científica. Para isso, é necessário compreender os objetivos da educação e da educação científica, a função da educação científica na sociedade, a importância do conhecimento biológico para o cidadão e o papel da escola e de outros espaços educativos para a formação de um cidadão crítico. Objetivos Específicos - conhecer a função social do professor e da escola, - compreender a relação entre educação, ciência e cultura, - entender o que é a alfabetização científica e suas implicações para o ensino de ciências e biologia - conhecer o ensino por investigação como uma abordagem didática para o ensino de ciências e biologia - compreender como o ensino de ciências e biologia pode contribuir para o combate ao racismo e valorização da diversidade étnico-racial. - compreender como o ensino de ciências e biologia pode contribuir para equidade de gênero. - entender as relações entre o ensino de ciências e biologia e a educação para o campo. - conhecer as principais questões emergentes sobre a inclusão no ensino de ciências e biologia. Para contemplar atividades relevantes para a formação do docente, nesta disciplina é realizada uma análise sobre os documentos e materiais pedagógicos utilizados pelas escolas campo de estágio e suas relações com os conteúdos da disciplina
A função do biólogo na sociedade. A função social do professor e da escola. Ideologias e educação. A sociedade atual e a educação científica no atual modelo econômico. O papel da ciência na formação humana. A alfabetização científica O ensino de ciências e biologia por investigação Relações étnico raciais e o ensino de ciências e biologia A educação para o campo e o ensino de ciências e biologia A inclusão e o ensino de ciências e biologia Gênero e o ensino de ciências e biologia Cidadania e o ensino de ciências e biologia
Aula 1. A função da educação Aula 2. A função social da escola e do professor. Aula 3. A importância da biologia para o cidadão Aula 4. Relações étnico raciais e o ensino de ciências e biologia - parte 1 Aula 5. Relações étnico raciais e o ensino de ciências e biologia - parte 2 Aula 6. A educação para o campo e o ensino de ciências e biologia Aula 7. Inclusão e o ensino de ciências e biologia Aula 8. O estágio supervisionado Aula 9. A alfabetização científica – parte 1 Aula 10. A alfabetização científica – parte 2 Aula 11. O ensino de ciências e biologia por investigação – parte 1 Aula 12. O ensino de ciências e biologia por investigação – parte 2 Aula 13. A escola e o ensino de ciências e biologia – parte 1 Aula 14. A escola e o ensino de ciências e biologia – parte 2 Aula 15. Partilha sobre o estágio e avaliação do curso.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Dispõe sobre a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 10 de jan. de 2003. BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno/Distrito Federal. Parecer nº 3, de 10 de março de 2004. Propõe Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial [da] União, Brasília, 19 maio de 2004a. BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno/Distrito Federal. Resolução nº 1, de 17 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial [da] União, Brasília, 22 jun. de 2004b. BRASIL. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2013. CARVALHO, A.M.P. - O ensino de ciências e a proposição de sequências didáticas investigativas.IN: Ensino de Ciências por Investigação, condições para implementação em sala de aula. Cap.1 . São Paulo: Cengage Learning, 2013 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Paz e Terra, São Paulo. 1996. GUSDORF, G. Professores para quê? Para uma Pedagogia da Pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1995. PEDASTE, M et al. - Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review 14 (2015) 47–61 PINHEIRO, B.C.S. - Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 329-344. 2019. SASSERON, L.H. e CARVALHO, A.M.P. - Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: A Proposição e a Procura de Indicadores do Processo. Investigações em Ensino de Ciências – V13(3), pp.333-352, 2008. SASSERON, L.H. e CARVALHO, A.M.P. – Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Revista IENCI. V16, n1, p 59-77. 2011. SILVA, F.N.S.; LIMA, L.R.F.C.; MORADILLO, E.F.& MASSENA, E.P. Educação do campo e ensino de ciências no Brasil: uma revisão dos últimos dez anos. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 221-239, jan./abr. 2019 VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p.705-718, set./dez. 2010.