Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920967 - Política e Gestão Ambiental
Environmental Policy and Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
Propiciar o conhecimento dos conceitos e prática que envolve o tema Política Ambiental, Gestão Ambiental, Direito Aplicado e Legislação Ambiental.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7714725 - Fernanda da Rocha Brando Fernandez
55652 - Marcelo Marini Pereira de Souza
 
Programa Resumido
A disciplina trata de conceitos e práticas do tema, contemplando aspectos técnicos e da legislação e os principais instrumentos da Política Ambiental e suas interfaces.
 
 
 
Programa
Modelos de sustentabilidade e gestão ambiental: integrados e ambientais. Tutela Jurídica em matéria ambiental. Legislação Ambiental: processo legislativo, competências material e formal e Princípios do Direito aplicados ao meio ambiente. Sistema Público de Gestão Ambiental. Política Nacional do Meio Ambiente no Brasil: processo histórico, aplicação e prática. Os Instrumentos de Política Ambiental com ênfase: zoneamento ambiental, padrões de qualidade, avaliação de impacto ambiental, licenciamento ambiental, unidades de conservação e áreas especialmente protegidas e os instrumentos econômicos. Exemplos e casos práticos. Política Nacional dos Recursos Hídricos: processo histórico, aplicação e prática. Os instrumentos de Política de Recursos Hídricos, com ênfase: planos de recursos hídricos, enquadramento dos corpos de água, outorga dos direitos de uso e cobrança pelo uso. Lei de Crimes Ambientais e suas implicações. Participação da sociedade, do Ministério Público e demais segmentos sociais no processo decisório. Estudos de casos que trata de outras Políticas, leis, resoluções e decretos relacionados com a temática ambiental.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com auxílio audio-visual, estudos dirigidos, discussão dos conteúdos dos textos e seminários
Critério
Média dos trabalhos e seminários: peso 1
Média das provas: peso 2
Norma de Recuperação
Uma prova com todo o conteúdo da disciplina, em data a ser definida de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
Milaré, Édis (2014). Direito do Ambiente. Ed. Revista dos Tribunais. 9ª. Edição. Oliveira, I. S. D.; Montaño, M. Souza, M. P. (2009). Avaliação Ambiental Estratégica. Editora Suprema. Sánchez. L.E. (2013). Avaliação de Impactos Ambientais. Oficina de Textos. 2ª. Edição. Santos, R. F. (2004). Planejamento Ambiental: teoria e prática. Oficina de textos. Van Belen, Hans M. (2007). Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa. Editora FGV. 2ª. Edição. Bursztyn, M. Augusta e Bursztyn, Marcel (2012). Fundamentos de Política e Gestão Ambiental: caminhos para a sustentabilidade. Garamond Universitária. Textos complementares. Legislação Ambiental pertinente.
 

Clique para consultar os requisitos para 5920967

Clique para consultar o oferecimento para 5920967

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP