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Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920971 - Metodologia da Pesquisa em Ensino de Biologia e de Ciências
Research methods in Biology teaching and Science education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Geral: 
1. Compreender as tendências metodológicas para a pesquisa em educação, levando-se em consideração o atual momento histórico. 
2. Introduzir os fundamentos teóricos da abordagem científica para a solução de problemas na área do ensino de biologia e ciências. 
Específicos: 
1. Analisar as relações entre pesquisa em educação e as práticas educativas e enfoques da pesquisa em ensino de biologia. 
2. Estudar os elementos constitutivos de um projeto de pesquisa em ensino de biologia e definir a base teórica e conceitual. 

Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina é desenvolvida a leitura e discussão dirigida de textos da área de pesquisa em ensino de Ciências e Biologia; resolução de exercícios que incluem técnicas de fichamento e elaboração de textos com reflexões pessoais sobre os temas tratados na disciplina; produção de pré-projetos de pesquisa em ensino de biologia e suas interfaces.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7714725 - Fernanda da Rocha Brando Fernandez
 
Programa Resumido
Pesquisa e conhecimento científico, Tipos de pesquisas em educação em ciências, Aspectos fundamentais da investigação científica em ensino de Biologia e de Ciências. Delineamentos experimentais e delineamentos não experimentais em pesquisas em educação em ciências, Procedimentos e instrumentos de coleta de dados em pesquisas em educação em ciências.
 
 
 
Programa
1. Pesquisa e conhecimento científico: definições e delimitações; 
2. Tipos de Pesquisas: 
2.1.Pesquisa Qualitativa 
2.2. Pesquisa Quantitativa
3. Aspectos fundamentais da investigação científica. 
3.1. referencial teórico como ponto de partida em pesquisa; 
3.2. delimitação do problema e objetivos; 
3.3. variáveis, indicadores de variáveis e qualidade dos indicadores; 
3.4. população e amostras. 
4. Delineamentos experimentais. 
4.1. Pré-teste e pós-teste com grupos experimentais e controle; 
5. Delineamentos não experimentais
5.1. Etnografia
5.2. Estudo de caso
5.3. História de vida
5.4. Observação participante
5.5. Pesquisa de opinião e enquetes.
5.6. Levantamentos
5.7. Pesquisas estatísticas
6. Procedimentos e Instrumentos de coleta de dados:
6.1. Observação
6.2. Entrevistas
6.3. Documentos
6.4. Questionários
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas; aulas práticas com leitura, discussão de textos, resolução de exercícios; elaboração de textos com reflexões pessoais, técnica de fichamento, estudos dirigidos, seminários. Atividades de Extensão: 10h - Produção de pré-projetos de pesquisa em ensino de biologia e suas interfaces.
Critério
Relatórios, seminários, trabalhos de classe e exercícios, elaboração de pré-projeto de pesquisa
Norma de Recuperação
Os alunos que não conseguirem aprovação deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
ALVES-MAZZOTTI, A. J. E.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2001.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010. 
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
BECKER, H. S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BOGDAN, R. E.; BILKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução 196/96 e 246/97.
BUZZI, A. R. Introdução ao pensar. Petrópolis: Vozes, 1992.
ELLIOTT, J. La investigación-acción en educación. Madrid: Morata, 1994. 
FAZENDA, I. C. A. (org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1994.
FLICK, U. C. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 
FONSECA, C. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação. 10, 1999.
GALIAZZI, M. C. Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. Ijui: Unijui, 2005.
KERLINGER; F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1979.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2001.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARANDINO, M. (org.). Ensino de biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 5 ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. 
MELUCCI, A. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4 ª ed. São Paulo: UCITEC-ABRASCO, 1996.
PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods. 3ª ed. SAGE-USA, 2002.
Periódicos da área de Ensino de ciências e suas interfaces.
SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijui: Unijui, 2007.
SANTOS-FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (org.). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007
TEIXEIRA, P. M. M.(org.). Ensino de Ciências: pesquisas e reflexões. Ribeirão Preto: Holos, 2006.
 

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