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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920972 - Educação Ambiental
Environmental Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Geral - Apresentar os princípios básicos da Educação Ambiental e suas aplicações. Promover a reflexão sobre o papel do biólogo na Educação Ambiental. 
Específicos - Abordar a Educação Ambiental sob o ponto de vista da Biologia e sua interação com outras áreas do conhecimento, favorecendo a interdisciplinaridade. Discutir os conflitos de interesses, expectativas e visões dos atores envolvidos em diferentes problemáticas ambientais. Planejar atividades de ações educativas socioambientais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7714725 - Fernanda da Rocha Brando Fernandez
 
Programa Resumido
Questões ambientais globais e locais. Ética ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Movimentos ambientais globais e locais. Ações em Educação Ambiental no contexto de ensino formal e não-formal. Contribuição das diversas áreas do conhecimento à Educação Ambiental. Educação Ambiental e cidadania. Metodologias didáticas para a construção coletiva do saber ambiental. 
 
 
 
Programa
Questões ambientais globais e locais. Ética ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Movimentos ambientais globais e locais. Ações em Educação Ambiental no contexto de ensino formal e não-formal. Contribuição das diversas áreas do conhecimento à Educação Ambiental. Educação Ambiental e cidadania. Metodologias didáticas para a construção coletiva do saber ambiental.  Etnoconservação, populações indígenas e comunidades tradicionais; Relações étnico-raciais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição oral dialogada; leitura e discussão crítica de textos indicados; resenhas de textos e ensaios com reflexões pessoais; trabalhos em grupo; seminários. Como parte do programa da disciplina, está prevista uma excursão didática para um espaço não formal de Educação Ambiental (o local a ser visitado dependerá do tema tratado no oferecimento da disciplina para a turma do ano corrente. Trata-se de uma visita técnica com o objetivo de conhecer e trocar experiências com diversas ações educativas que visam a conservação e preservação da biodiversidade e que apresentem diferentes infraestruturas educativas Atividades de Extensão: 20h Aula 2: Visita à Floresta da USP-RP – Exercício 2: estudo dirigido; Aula 8: Aplicação do instrumento avaliativo de percepção ambiental considerando local (unidade de ensino) e público alvo (discentes de graduação e pós-graduação) - Exercício 5: aplicação nas unidades do Campus USP-RP; Aula 10: Preparação do WORKSHOP; Aula 11: WORKSHOP em comemoração ao DIA MUNDIAL MEIO AMBIENTE (5 de junho): Apresentação e discussão das pesquisas realizadas nas unidades sobre percepção ambiental.
Critério
Participação na leitura e discussão crítica da bibliografia indicada; produção de resenhas e ensaios teóricos com reflexões pessoais; relatórios; seminários.
Norma de Recuperação
Uma prova com todo o conteúdo da disciplina, em data a ser definida de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
	ACOT, P. História da Ecologia. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
	Ayres, Ariadne Dall¿acqua (Org.) ; BRANDO, Fernanda da Rocha (Org.) . Livro de Memórias dos Kaingang do Paraná. 1. ed. Ribeirão Preto: FFCLRP/USP, 2022. v. 1. 58p. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/776 
	BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e Meio Ambiente: as estratégias de mudança da AGENDA 21. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. 
	BRANDO, Fernanda da Rocha; MARTINS, G. A. (Org.). Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares. 1. ed. Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 2021. 160p . Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/679 
	BRASIL/MEC. Educação ambiental: projeto de divulgação de informações sobre educação ambiental. Brasília, 1991. 
	BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, MEC/SEF, 1997. 
	BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais: meio ambiente e saúde. Brasília, MEC/SEF, 
	CEDES. Educação Ambiental. Cadernos Cedes. Campinas, Papirus, n. 29, 1993. 
	CHASSOT, A.; CAMPOS, H. Ciências da Terra e Meio Ambiente. Diálogos para (inter)ações no planeta. São Leopoldo: Unisinos, 2000.
	DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.
	FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e prática. Campinas: Papirus, 1994.
	FERNÁNDEZ MANZANAL, R.; CASAL JIMÉNEZ, M. La enseñanza de la ecología - un objetivo de la educación ambiental. Enseñanza de las Ciencias, 3(3): 295-311, 1995.
	FRANQUESA, T.; PRIETO, A. M.; CERVERA, M. Guia de actividades para la educación ambiental. Ministério do Meio Ambiente – Barcelona Espanha, 2000.
	FYFE, W. S. As Ciências da Terra e a sociedade: as necessidades para o século XXI. Estudos Avançados. São Paulo: IEA-USP, 11(30): 175 -190, 1997.
	GALINDO-LEAL, C.; CÂMARA, I. G. (ed.). Mata Atlântica, Biodiversidade, Ameaças e Perspectivas. São Paulo: SOS Mata Atlântica/Belo Horizonte: Conservação Internacional, 2005.
	GUIMARÃES, M. Educação Ambiental: No consenso em embate? Campinas: Papirus. 2000.
	MILLER JR., G. T.. Ciência ambiental.  São Paulo: Cegage Learning, 2008.
	MMA. Identidades da educação ambiental brasileira, 2004. http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/livro_ieab.pdf
	PADUA J. A. Um Sopro de Destruição. Segunda Edição. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2004.
	Periódicos: Pesquisa em Educação Ambiental; The Journal Environmental Education.
	PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. (eds). Educação Ambiental e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005.
	PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental. Desenvolvimento de cursos e Projetos. São Paulo: EUSP, 2002.
	PIVELLO V. R.; VARANDA; E. M. (ed.). O cerrado Pé-de-Gigante. Ecologia & Conservação. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, 2005.
	REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2010.
	RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5ª ed. Guanabara Koogan, 2001.
	RUSCHEINSKY, A. Educação ambiental. Editora Artmed., 2002.
	SÃO PAULO (ESTADO). Proposta curricular do Estado de São Paulo: SEE/SP. 2008.
	SATO, M.; MOURA CARVALHO, I. Educação ambiental: Pesquisa e desafios. Editora Artmed, 2005.
	SATO, M.; SANTOS, J. E. A Contribuição da Educação Ambiental à Esperança de Pandora. São Carlos: RIMA, 2003. 
	TRAJBER, R.; COSTA, L. B. Da. Avaliando a Educação Ambiental no Brasil., São Paulo: Fundação Peirópolis, 2001.
	VARCELOS, B. Educação ambiental - sobre princípios, metodologia e atitudes. Editora Vozes, 2008.
	WALTER H. Vegetação e Zonas Climáticas. São Paulo. E.P.U. EDUSP, 1986.
	WARREN D. A ferro e Fogo. Companhia das Letras, 1997.
	WILSON E. O. Biodiversidade. Editora Nova Fronteira, 1997.
 

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