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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Biologia
 
Disciplina: 5920972 - Educação Ambiental
Environmental Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Geral - Apresentar os princípios básicos da Educação Ambiental e suas aplicações. Promover a reflexão sobre o papel do biólogo na Educação Ambiental. 
Específicos - Abordar a Educação Ambiental sob o ponto de vista da Biologia e sua interação com outras áreas do conhecimento, favorecendo a interdisciplinaridade. Discutir os conflitos de interesses, expectativas e visões dos atores envolvidos em diferentes problemáticas ambientais. Planejar atividades de ações educativas socioambientais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7714725 - Fernanda da Rocha Brando Fernandez
 
Programa Resumido
Questões ambientais globais e locais. Ética ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Movimentos ambientais globais e locais. Ações em Educação Ambiental no contexto de ensino formal e não-formal. Contribuição das diversas áreas do conhecimento à Educação Ambiental. Educação Ambiental e cidadania. Metodologias didáticas para a construção coletiva do saber ambiental.
 
 
 
Programa
Questões ambientais globais e locais. Ética ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Movimentos ambientais globais e locais. Ações em Educação Ambiental no contexto de ensino formal e não-formal. Contribuição das diversas áreas do conhecimento à Educação Ambiental. Educação Ambiental e cidadania. Metodologias didáticas para a construção coletiva do saber ambiental.  Etnoconservação, populações indígenas e comunidades tradicionais; Relações étnico-raciais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição oral dialogada; leitura e discussão crítica de textos indicados; resenhas de textos e ensaios com reflexões pessoais; trabalhos em grupo; seminários. Como parte do programa da disciplina, está prevista uma excursão didática para um espaço não formal de Educação Ambiental (o local a ser visitado dependerá do tema tratado no oferecimento da disciplina para a turma do ano corrente. Trata-se de uma visita técnica com o objetivo de conhecer e trocar experiências com diversas ações educativas que visam a conservação e preservação da biodiversidade e que apresentem diferentes infraestruturas educativas Atividades de Extensão: 20h Aula 2: Visita à Floresta da USP-RP – Exercício: estudo dirigido; Aula: Avaliação de percepção ambiental tendo o campus da USP-RP como modelo - Exercício: elaboração de instrumento de coleta de dados e coleta de dados nas unidades do Campus USP-RP; Aula: Preparação do WORKSHOP - Exercício: tratamento, análise de dados e sistematização de dados; Aula: WORKSHOP - Exercício: apresentação e discussão dos dados sobre percepção ambiental no campus USP-RP
Critério
Participação na leitura e discussão crítica da bibliografia indicada; produção de resenhas e ensaios teóricos com reflexões pessoais; relatórios; seminários.
Norma de Recuperação
Uma prova com todo o conteúdo da disciplina, em data a ser definida de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
	ACOT, P. História da Ecologia. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
	Ayres, Ariadne Dall¿acqua (Org.) ; BRANDO, Fernanda da Rocha (Org.) . Livro de Memórias dos Kaingang do Paraná. 1. ed. Ribeirão Preto: FFCLRP/USP, 2022. v. 1. 58p. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/776 
	BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e Meio Ambiente: as estratégias de mudança da AGENDA 21. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. 
	BRANDO, Fernanda da Rocha; MARTINS, G. A. (Org.). Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares. 1. ed. Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 2021. 160p . Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/679 
	BRASIL/MEC. Educação ambiental: projeto de divulgação de informações sobre educação ambiental. Brasília, 1991. 
	BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, MEC/SEF, 1997. 
	BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais: meio ambiente e saúde. Brasília, MEC/SEF, 
	CEDES. Educação Ambiental. Cadernos Cedes. Campinas, Papirus, n. 29, 1993. 
	CHASSOT, A.; CAMPOS, H. Ciências da Terra e Meio Ambiente. Diálogos para (inter)ações no planeta. São Leopoldo: Unisinos, 2000.
	DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.
	FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e prática. Campinas: Papirus, 1994.
	FERNÁNDEZ MANZANAL, R.; CASAL JIMÉNEZ, M. La enseñanza de la ecología - un objetivo de la educación ambiental. Enseñanza de las Ciencias, 3(3): 295-311, 1995.
	FRANQUESA, T.; PRIETO, A. M.; CERVERA, M. Guia de actividades para la educación ambiental. Ministério do Meio Ambiente – Barcelona Espanha, 2000.
	FYFE, W. S. As Ciências da Terra e a sociedade: as necessidades para o século XXI. Estudos Avançados. São Paulo: IEA-USP, 11(30): 175 -190, 1997.
	GALINDO-LEAL, C.; CÂMARA, I. G. (ed.). Mata Atlântica, Biodiversidade, Ameaças e Perspectivas. São Paulo: SOS Mata Atlântica/Belo Horizonte: Conservação Internacional, 2005.
	GUIMARÃES, M. Educação Ambiental: No consenso em embate? Campinas: Papirus. 2000.
	MILLER JR., G. T.. Ciência ambiental.  São Paulo: Cegage Learning, 2008.
	MMA. Identidades da educação ambiental brasileira, 2004. http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/livro_ieab.pdf
	PADUA J. A. Um Sopro de Destruição. Segunda Edição. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2004.
	Periódicos: Pesquisa em Educação Ambiental; The Journal Environmental Education.
	PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. (eds). Educação Ambiental e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005.
	PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental. Desenvolvimento de cursos e Projetos. São Paulo: EUSP, 2002.
	PIVELLO V. R.; VARANDA; E. M. (ed.). O cerrado Pé-de-Gigante. Ecologia & Conservação. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, 2005.
	REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2010.
	RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5ª ed. Guanabara Koogan, 2001.
	RUSCHEINSKY, A. Educação ambiental. Editora Artmed., 2002.
	SÃO PAULO (ESTADO). Proposta curricular do Estado de São Paulo: SEE/SP. 2008.
	SATO, M.; MOURA CARVALHO, I. Educação ambiental: Pesquisa e desafios. Editora Artmed, 2005.
	SATO, M.; SANTOS, J. E. A Contribuição da Educação Ambiental à Esperança de Pandora. São Carlos: RIMA, 2003. 
	TRAJBER, R.; COSTA, L. B. Da. Avaliando a Educação Ambiental no Brasil., São Paulo: Fundação Peirópolis, 2001.
	VARCELOS, B. Educação ambiental - sobre princípios, metodologia e atitudes. Editora Vozes, 2008.
	WALTER H. Vegetação e Zonas Climáticas. São Paulo. E.P.U. EDUSP, 1986.
	WARREN D. A ferro e Fogo. Companhia das Letras, 1997.
	WILSON E. O. Biodiversidade. Editora Nova Fronteira, 1997.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
comunidade USP em RP (para todo as atividades)
Objetivos da atividade
conhecer as ações ambientais na USP tendo o campus como um laboratório vivo para a sustentabilidade (para todas as atividades)
Descrição da atividade
Aula: Visita à Floresta da USP-RP – Atividade: estudo dirigido Aula: Avaliação de percepção ambiental tendo o campus da USP-RP como modelo Atividade: elaboração de instrumento de coleta de dados e coleta de dados nas unidades do Campus USP-RP Aula: Preparação do WORKSHOP - Atividade: tratamento, análise de dados e sistematização de dados Aula:WORKSHOP - Atividade: apresentação e discussão dos dados sobre percepção ambiental no campus USP-RP
Indicadores de avaliação da atividade
Aula: Visita à Floresta da USP-RP – Avaliação: exercício sobre serviços ecossistêmicos Aula: Avaliação de percepção ambiental tendo o campus da USP-RP como modelo - Avaliação: instrumento de percepção ambiental Aula: Preparação do WORKSHOP - Avaliação: entrega dos dados sobre percepção ambiental Aula:WORKSHOP - Avaliação: apresentação de seminário para apresentar os resultados

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