Discutir as relações de gênero e a desigualdade de acesso em relação à carreira profissional das mulheres no contexto da Ciência e da Universidade, a partir das diferentes abordagens teóricas sobre a condição das mulheres ao longo da história, a partir do marco de uma epistemologia feminista.
A disciplina tem por finalidade contextualizar e discutir os aspectos históricos da trajetória de mulheres na Academia e na Ciência, a partir de um olhar sobre as contribuições dos movimentos de mulheres por visibilidade e igualdade de direitos do final do século XIX e início do XX e os impactos, avanços e desafios dessas demandas para o atual movimento de mulheres na Ciência. Neste sentido, abordagens históricas em âmbito internacional e nacional serão revistas afim de promover o debate acerca dos temas que ainda são emergentes e necessários nos dias de hoje. Da mesma forma, existem diversos fatores que tentam explicar como esses temas são persistentes e que afetam diretamente nas carreiras das mulheres no âmbito acadêmico-universitário, que dificultam não somente a ascensão aos cargos de poder, mas que também afetam diretamente a consolidação na carreira e a produção científica, tais como o “Teto de Vidro”, o “Efeito Matilda”, o “Efeito Tesoura” e à maternidade, entre outros. Quando colocadas em perspectiva, todas essas informações revelam uma realidade na qual apesar de estarem inseridas no tripé acadêmico-universitário, as mulheres parecem não alcançar os grandes níveis de poder ou terem o mesmo reconhecimento proporcional à sua inserção científica.
A disciplina é dividida em dois módulos: a) Módulo 1: Contextualização e histórico do movimento de mulheres; Movimento de mulheres internacional; Movimento de mulheres na América Latina e Brasil. b) Módulo 2: Contextualização e histórico de mulheres na Ciência; Mulheres na Ciência internacional; Mulheres na Ciência na América Latina e Brasil; Avanços e desafios das mulheres na Academia; Assédio sexual e moral no âmbito acadêmico.
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