A atividade de campo visa promover o contato dos estudantes com a paleontologia e geologia regional das sequências Pré-cambrianas (Ciclo Brasiliano, Neoproterozóico) e Mesozoicas (Bacia do Paraná), nas regiões do Estado de São Paulo e Minas Gerais. Serão visitados afloramentos representativos das principais unidades estratigráficas aflorantes nas regiões, como as rochas quartzíticas do Grupo Canastra sobre os pelito-carbonatos do Grupo Bambuí da Serra da Canastra, ambas sequências de idades pré-cambrianas; e, as formações Marília e Adamantina (Estados de São Paulo e Minas Gerais); quando procedimentos básicos de levantamento geológico, prospecção e coleta paleontológica serão implementados. Gerais: Oportunizar aos estudantes do Curso de Ciências Biológicas práticas em prospecção geológica/paleontológica e coleta de fósseis em rochas da região sudeste do Brasil. Específicos: Oferecer aos estudantes do Curso de Ciências fundamentação teórico-prática básica para atividades de campo relacionados à geologia e paleontologia.
As práticas de levantamento geológico e paleontológico básicas servirão como subsídios na formação complementar de futuros biólogos egressos do Curso de Ciências Biológicas, imprescindíveis para aqueles profissionais que almejam buscar postos de trabalhos qualificados nas áreas de consultorias ambientais e levantamento geológico e paleontológico do patrimônio brasileiro.
1. Introdução ao trabalho de campo em Geologia e Paleontologia; planejamento de uma expedição ao campo, visando entender as particularidades do ambiente e estruturas associadas e fósseis; o uso de instrumentos de localização (mapas, cartas topográficas e geográficas, GPS); vias de registro de dados colhidos no campo (cadernos de campo, diários de campo, rótulos e etiquetas); o que anotar e como observar a as rochas (litologia, sedimentologia e composição fossilífera); aspectos legais envolvidos; caracterização geomorfológica dos ambientes sedimentares; levantamento básico de informações gerais sobre a área e ambientes sedimentares a serem estudados (condições de sedimentação, litoestratigrafia, idade, flora e fauna fóssil associada); métodos de prospecção e coleta de rochas e de fósseis. 2. Metodologia e preparação de coleções paleontológicas: a) Equipamentos básicos para coleta e preservação de espécimes; b) Equipamentos para o trabalho de campo: material básico e específico para tarefa; c) Métodos de coleta e preservação, no campo, para fins de pesquisa; d) Técnicas de triagem e identificação do material coletado; e) Aspectos geológicos e origem das paisagens. 3. Metodologia de confecção dos relatórios. Parte Prática: Amostragens em ambientes naturais; exercícios com dados obtidos no campo.
Press, Siever, Grotzinger & Jordan (2006). Para entender a Terra. Bookman, Porto Alegre. Teixeira, Toledo, Fairchild & Taioli (2000). Decifrando a Terra. Oficina de Textos, São Paulo. Complementar: Leinz & Amaral (1998). Geologia Geral. Imprensa Nacional, São Paulo. Mendes (1984). Elementos de estratigrafia. T.A Queiroz, São Paulo. Petri & Fúlfaro (1988). Geologia do Brasil. T.A Queiroz, EDUSP, São Paulo. Suguio (1973). Introdução à sedimentologia. Edgard Blücher, São Paulo. Suguio (1994). Rochas sedimentares. Edgar Blücher, São Paulo.